Como eliminar os cupins de casa de forma eficaz?

03 Janeiro, 2020
Em alguns países da América Latina, o cupim é chamado de "papa-grama", um inseto que pode comer móveis.

Existem poucas pragas mais destrutivas para uma casa do que o cupim. Este inseto devora a madeira e pode chegar a deteriorar não só móveis e cadeiras, como também estruturas da casa.

Depois de detectar a presença do cupim, é importante agir o mais rápido possível para impedir que a madeira continue a ser prejudicada.

O cupim em nossa casa

Como podemos perceber a presença de cupins na nossa casa? Vamos notar algumas manchas amarelas na madeira, como se estivesse polvilhada com farinha de rosca. Também podemos notar alguns buracos na madeira. 

Note que o cupim tem algumas preferências em relação aos tipos de madeira que ele prefere atacar. Os principais são: pinheiro, cipreste, ceiba, balsa e jaú.

No entanto, se você tiver móveis de imbuia ou peroba-rosa, pode ficar um pouco mais calmo, pois esses insetos geralmente não atacam esses tipos de madeira.

Conselhos para eliminar os cupins da casa

Cupins

1. Eliminar os cupins da casa com laranjas e cânfora

Podemos colocar um pote com casca de laranja e cânfora nos armários e cantos escuros da casa.

A cânfora é uma substância esbranquiçada, semelhante ao sal, usada como inseticida. Claro, você deve ter cuidado para não tocar na roupa com ela, pois causará uma mancha.

Conheça: Para que serve a cânfora?

2. Fazer um inseticida com ácido bórico

Outro produto usado como inseticida é o ácido bórico, que podemos usar da seguinte maneira:

  • Misture uma colher de chá de ácido bórico com uma colher de sopa de açúcar e outra de leite.
  • Coloque essa preparação em tampas de garrafas e as distribuímos pelos locais infectados.
  • Não devemos deixar essa mistura ao alcance de crianças e cães para evitar envenenamentos,
  • Repita esse processo por 3 ou 4 semanas. Como observamos, esses insetos se reproduzem rapidamente e podem haver grandes quantidades deles.

O segredo dessa técnica está na constância do seu uso. Caso contrário, dificilmente ajudará a remover o cupim da casa.

A desinfecção pode ajuda a eliminar os cupins

3. Outras recomendações para eliminar os cupins

Na internet circulam todos os tipos de dicas para acabar com os cupins. No entanto, é necessário alertar sobre a ineficiência de alguns deles.

Por exemplo, pulverizar diesel ou gasolina na superfície da madeira. Esses líquidos não vão penetrar no interior da madeira, onde os insetos se alojam e atacam. Além disso, causará um cheiro ruim e é altamente inflamável.

Dicas semelhantes apontam para o uso de óleo queimado e substâncias desse tipo. Eles não são recomendados, repetimos, devido ao seu alto nível de inflamabilidade.

No entanto, plantas medicinais fortes, como a gliricidia e bananeira, podem ser usadas. Para utilizá-las, é necessário ferver a água com as folhas para criar uma infusão. No entanto, não é um método altamente eficaz.

4. Iscas químicas

Existem profissionais e empresas que se dedicam especificamente a eliminar o cupim da casa. Levando em consideração que uma colônia de cupins pode ter milhões de insetos, que além disso são extremamente nocivos para a casa, não é uma má ideia.

A vantagem desse serviço é que os métodos que são usados são controlados e atacam diretamente a colônia de uma só vez. Desta forma, se acaba com o problema definitivamente, sem deixar que os cupins se reproduzam indefinidamente.

É possível prevenir sua invasão?

Se vivemos em uma área que conhecemos casos de aparecimento de cupins, o melhor é prevenir e evitar adquirir móveis de madeira. Se ainda assim você optar pela madeira, o melhor é que seja madeira de excelente qualidade para evitar seu deterioramento por causa destes insetos.

Por outro lado, uma boa manutenção da limpeza e a desinfecção da casa pode ajudar também, mas tampouco é garantia. Devemos estar muito atentos e controlar se os móveis, vigas e aberturas não estão sendo vítimas destes bichos.

Finalmente, evite que a umidade se acumulem e, principalmente, que não tenha tubulações para eles entrarem. É neste meio que os insetos residem e se reproduzem – e eles o fazem muito rápido, isso é certo.

Eliminar o cupim da casa não é fácil, além disso, o processo precisa de muita paciência. Mas não se preocupe, com o tempo você conseguirá afugentá-los se atacar o problema como deve. Porém, não demore muito, pois os danos podem ser irreversíveis.