Como eliminar os cupins de casa de forma eficaz?

Em alguns países da América Latina, o cupim é chamado de "papa-grama", um inseto que pode comer móveis.
Como eliminar os cupins de casa de forma eficaz?

Última atualização: 10 Janeiro, 2021

Existem poucas pragas mais destrutivas para uma casa do que o cupim. Esse inseto devora a madeira e pode chegar a deteriorar não só móveis e cadeiras, como também estruturas da casa (como o chá, os rodapés, entre outras partes).

Depois de detectar a presença do cupim, é importante agir o mais rápido possível para impedir que o inseto coma a madeira e destrua os móveis e os demais objetos de madeira que possam estar ao seu alcance.

O cupim em nossa casa

Como perceber a presença dos cupins em casa? Prestando atenção na madeira: vamos notar algumas manchas amarelas na madeira, como se estivesse polvilhada com farinha de rosca. Também podemos notar alguns buracos na madeira.

Note que o cupim tem algumas preferências. As principais madeiras que esses animais gostam de comer são: pinheiro, cipreste, ceiba, balsa e jaú.

Dizem que o cupim não costuma atacar móveis feitos de árvore da chuva, cedro amargo ou madeira de Enterolobium cyclocarpum. No entanto, não dá para confiar totalmente. Se a madeira não for tratada, ela ainda pode ser atacada por cupins.

Conselhos para eliminar os cupins da casa

Cupins

1. Eliminar os cupins da casa com laranja e cânfora

Podemos colocar um pote com casca de laranja e cânfora nos armários e cantos escuros da casa. A cânfora é uma substância esbranquiçada, semelhante ao sal, usada como inseticida. Claro, você deve ter cuidado para não tocar na roupa com ela, pois causará uma mancha.

A casca da laranja ajuda a dar um aroma agradável, por isso sua inclusão não é obrigatória. Contudo, se for incluída, o ideal é que a casca seja renovar pelo menos uma vez por semana.

2. Fazer um inseticida com ácido bórico

Outro produto usado como inseticida é o ácido bórico, que pode ser usado da seguinte maneira:

  • Misture uma colher de chá de ácido bórico com uma colher de sopa de açúcar e outra de leite.
  • Coloque esse preparo em tampas de garrafas e as distribua pelos locais infectados.
  • Não devemos deixar essa mistura ao alcance de crianças e cães para evitar intoxicações.
  • Repita esse processo por 3 ou 4 semanas. Como observamos, esses insetos se reproduzem rapidamente e podem haver grandes quantidades deles.

O segredo dessa técnica está na constância do seu uso. Caso contrário, dificilmente ajudará a remover o cupim da casa.

A desinfecção pode ajuda a eliminar os cupins

3. Outras recomendações para eliminar os cupins

Na internet circulam todos os tipos de dicas para acabar com os cupins. No entanto, é necessário alertar sobre a ineficiência de alguns deles.

Por exemplo, pulverizar diesel ou gasolina na superfície da madeira. Esses líquidos não vão penetrar no interior da madeira, onde os insetos se alojam e atacam. Além disso, causará um cheiro ruim e é altamente inflamável.

Dicas semelhantes apontam para o uso de querosene, óleo queimado e substâncias desse tipo. Elas não são recomendadas, repetimos, devido ao seu alto nível de inflamabilidade.

No entanto, plantas medicinais fortes, como a Gliricidia sepium, o pau-amargo e a tanchagem podem ser usadas. Para utilizá-las, é necessário ferver a água com suas folhas para criar uma infusão. No entanto, não é um método altamente eficaz.

4. Iscas químicas

Existem profissionais e empresas que se dedicam especificamente a eliminar o cupim das casas. Levando em consideração que uma colônia de cupins pode ter milhões de insetos, que são extremamente nocivos para a casa, não é uma má ideia.

A vantagem desse serviço é que os métodos que são usados são controlados e atacam diretamente a colônia de uma só vez. Dessa forma, se acaba com o problema definitivamente, sem deixar que os cupins se reproduzam.

É possível prevenir sua invasão?

Se vivemos em uma área que conhecemos casos de aparecimento de cupins, o melhor é prevenir e evitar adquirir móveis de madeira. Se ainda assim você optar pela madeira, o melhor é que seja madeira de excelente qualidade para evitar seu deterioramento por causa desses insetos.

Por outro lado, uma boa manutenção da limpeza e a desinfecção da casa pode ajudar também, mas tampouco é garantia. Devemos estar muito atentos e controlar se os móveis, as vigas e as aberturas estão em bom estado.

Por último, evite que a umidade se acumulem e, principalmente, que não tenha tubulações para eles entrarem. É nesse meio que os insetos residem e se reproduzem. É necessário considerar que eles fazem isso muito rápido.

Eliminar o cupim da casa não é fácil. Além disso, o processo exige muita paciência. Mas não se preocupe, com o tempo você conseguirá afugentá-los se atacar o problema como se deve. Porém, não demore muito, pois os danos podem ser irreversíveis.

Pode interessar a você...
Como eliminar os percevejos da cama com remédios caseiros
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Como eliminar os percevejos da cama com remédios caseiros

Os percevejos são pequenos insetos que se alimentam de sangue, seja humano ou de animais domésticos, e costumam ser muito difíceis de identificar a olho nu.