Como eliminar o muco dos pulmões?

· 18 de fevereiro de 2015
É fundamental que, além de fazer vaporizações com água fervendo e ervas medicinais, possamos evitar os alimentos que causam o muco e consumir aqueles que facilitam a sua eliminação.

Às vezes, quando estamos resfriados e não tratamos corretamente o problema, o muco começa a se acumular nos pulmões causando muita congestão, tosse, problemas respiratórios, dor, etc.

Dessa forma, neste artigo explicaremos como prevenir e combater esta complicação com remédios caseiros e naturais.

Amolecer o muco

Em primeiro lugar, para poder eliminar o muco dos pulmões é necessário amolecê-lo, já que à medida em que ele fica mais espesso, é mais difícil desprendê-lo.

A melhor maneira para isso é realizando vaporizações, ou seja, inalando o vapor gerado pelo cozimento de algumas plantas medicinais.

Como fazer?

  1. Ferva dois litros de água junto com algumas ervas medicinais. Recomendamos, especialmente, o pinheiro silvestre, o tomilho, o alecrim, o eucalipto, a camomila e o orégano. Em algumas lojas de produtos naturais estas misturas são vendidas já preparadas para o uso.
  2. Deixe cozinhar entre 5 e 10 minutos. Você vai ver que a panela vai liberar vapor aromático, retire-a do fogo e sente-se em frente, cobrindo a cabeça com uma toalha e inclinando-se ligeiramente sobre o recipiente aberto (Atenção! Cuidado para não se queimar com o vapor excessivo!).
  3. Faça inalações profundas pelo nariz, tampando uma e outra fossa nasal alternadamente, e também pela boca.
  4. Você pode repetir isso várias vezes por dia.

Tornar o muco mais líquido

É fundamental que o muco fique cada vez menos espesso e mais líquido. Isso porque o nosso organismo vai poder expulsá-lo com maior facilidade e, assim, existem diversas maneiras de tornar o muco mais líquido:

  • Tomando caldos de verduras e hortaliças: cebola, alho-poró, couve, alho, cenoura, nabo, aipo, por exemplo.
  • Bebendo infusões de tomilho e eucalipto nos intervalos das refeições.
  • Evitando os alimentos que geram mais muco, como farinha e produtos lácteos. É muito mais saudável consumir bebidas vegetais e pão dextrinado, enquanto estiver com muco.
  • Beber pelo menos dois litros de água por dia entre as refeições.

Infusões para eliminar o muco dos pulmões

Movimentar e expulsar o muco

Mesmo amolecendo e fluidificando o muco, ainda temos que trabalhar nele com o intuito de que ele saia de modo natural. A forma mais simples é dando uns tapinhas seguidos nas costas. No entanto, para fazer isso, você vai precisar da ajuda de outra pessoa.

A pessoa colocará a mão em forma de colher e dar tapinhas secos e continuados na área superior das costas. Isso ajudará a desgrudar o muco das paredes dos pulmões e dos brônquios. Esta massagem é especialmente ideal para as crianças. Entretanto, faça essa massagem com bastante cuidado em idosos ou pessoas fracas.

Cuidar do intestino

O intestino está intimamente relacionado com nossos pulmões e, por isso, também devemos observá-lo na hora de tratar qualquer problema pulmonar, caso queiramos tratar a causa e prevenir problemas futuros.

O muco nos pulmões também pode ser ocasionado por uma má digestão de certos alimentos. Por isso, é frequente em crianças pequenas que não podem digerir adequadamente certos alimentos, como acontece com aqueles produtos que possuem farinhas refinadas.

Aprenda a limpar os intestinos naturalmente.

A cebola ao lado da cama

Existe outro remédio caseiro que podemos fazer logo no início, quando começamos a sentir o muco, antes que se complique. Consiste em cortar meia cebola e deixá-la do lado da cama durante a noite.

Durante a noite, iremos respirar os componentes voláteis da cebola, que limparão as vias respiratórias. Você deve colocar uma cebola nova toda noite, contudo, se o muco for muito espesso este remédio não funcionará.

A cebola ajuda a eliminar o muco dos pulmões

As ventosas

Existe outro remédio que já é praticado por décadas a fim de ativar a circulação sanguínea. Este método usa copinhos de vidro e, atualmente, foi profissionalizado.

Aliás, esta técnica é um antigo método terapêutico da Medicina Tradicional Chinesa. Consiste em usar uma espécie de copinho de vidro que faz um efeito de vácuo para se prender ao corpo, sugando a pele e parte do músculo, abrindo os poros e, então, movimentando a circulação sanguínea e linfática.

Assim sendo, esta sucção provoca uma inflamação que precisamente descongestiona os órgãos, neste caso os pulmões. Coloque uma ventosa em cada lado na altura dos pulmões, entre a omoplata e a coluna. Deixe agir por 10 minutos.

É possível que fiquem algumas marcas circulares avermelhadas no local, porém estas irão desaparecer gradualmente. Além disso, você pode comprar as ventosas e fazer este tratamento em casa ou procurar um profissional.

 Imagens cortesia de n_sapiens e muffet