Como aliviar a dor no menisco?

A dor no menisco é uma condição muito comum que pode surgir devido a um trauma, ao envelhecimento, ou estar associada a certas doenças. Explicaremos o que é e como acalmá-la a seguir.
Como aliviar a dor no menisco?

Última atualização: 27 Fevereiro, 2021

O menisco é um tecido cartilaginoso que está presente nas articulações dos joelhos. Trata-se de um tecido forte e flexível que permite amortecer a fricção dos ossos da perna entre si (o fémur e a tíbia). É importante saber como aliviar a dor no menisco, já que ela aparece com frequência, uma vez que esta é uma região suscetível a lesões.

A dor no menisco é um dos principais motivos de consulta na traumatologia. Geralmente, é um sintoma de ruptura do menisco ou desgaste do tecido devido ao envelhecimento ou a certas doenças.

Muitas pessoas são acometidas por essa dor que acaba sendo incapacitante, pois pode impedir que o afetado ande ou faça movimentos normais com o joelho. Portanto, neste artigo explicaremos quais são as principais causas da dor no menisco e como acalmá-la.

O que causa a dor no menisco?

Como já mencionamos, o menisco é um tecido que se encontra em ambos os joelhos, separando o fêmur da tíbiaÉ um tecido elástico que serve para evitar que os dois ossos colidam continuamente ao realizar movimentos com a perna.

A dor no menisco surge como resultado de uma lesão nesta área. Pode ocorrer devido a um trauma ou a algum movimento repentino durante a prática de exercícios, que acaba causando a ruptura do menisco. É uma patologia muito comum em atletas e jovens.

Por outro lado, a dor no menisco também pode ser consequência do uso e do desgaste. É muito comum que, à medida que envelhecemos, o tecido cartilaginoso do nosso corpo enfraqueça gradualmente. Geralmente isso ocorre após os 40 anos de idade, e também pode culminar em uma ruptura.

Por ambas as causas, esse tipo de dor pode aparecer repentina ou progressivamente. Dependendo do grau e do tipo de lesão, aparecerá uma inflamação no joelho que será mais ou menos intensa.

Dor no menisco

Que outros sintomas acompanham essa dor?

Quando ocorre uma ruptura do menisco, outros sintomas podem aparecer além da dor. Por exemplo, os movimentos das pernas geralmente são limitados, fazendo com que seja difícil esticá-las ou dobrá-las.

Na verdade, quando há uma lesão, um leve som de clique pode ser ouvido ao mover a junta. Em alguns casos, a dor no menisco é acompanhada por uma “falha” repentina do joelho. Quando isso acontece, é como se você não conseguisse se sustentar e seu joelho se dobrasse automaticamente.

O que podemos fazer para aliviar a dor no menisco?

O principal a fazer para aliviar a dor no menisco é ir ao médico. É necessário que ele faça os exames pertinentes para localizar a lesão e verificar se houve uma fratura ou não. Da mesma forma, será preciso descartar outras possíveis lesões nessa área que podem estar causando a dor.

No entanto, também existem pequenas ações que podem ajudar a reduzir a dor, mesmo antes de ir ao médico. Em primeiro lugar, é recomendável manter a perna elevada e colocar gelo no joelho.

O ideal é colocar o gelo em uma bolsa especial, para evitar que a pele sofra com o frio. Isso pode ser feito várias vezes ao dia, por cerca de 15 a 20 minutos. Além disso, o repouso é muito importante para evitar sobrecarregar a articulação.

Aplicar gelo no joelho

Os médicos costumam indicar o uso de medicamentos anti-inflamatórios, como o ibuprofenoIsso ajuda a diminuir o inchaço e também a dor no menisco, embora não seja recomendado tomá-los por muito tempo.

Por outro lado, existe um remédio natural que consiste em aplicar argila no joelho, embora não esteja comprovado cientificamente que isso ajude a reduzir a dor. A proposta é fazer uma infusão com milefólio e bardana e misturar com a argila para fazer uma pasta.

Atualmente, estudos estão tentando descobrir se a eletroterapia pode ser usada como um tratamento para aliviar a dor no menisco e combater a sua causa. Porém, como já enfatizamos, o médico ou fisioterapeuta será o responsável por indicar o melhor tratamento.

Conclusão

A dor no menisco é uma situação comum que costuma afetar jovens atletas e também idosos devido ao envelhecimento. Para acalmá-la, podemos usar gelo, medicamentos ou outras medidas, mas o ideal é consultar um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.

Pode interessar a você...
5 esportes para pessoas com dores nos joelhos
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
5 esportes para pessoas com dores nos joelhos

Dores nos joelhos é um incômodo que pode afetar a sua qualidade de vida se você não resolver a tempo e procurar tratamento.



  • Horacio F. Rivarola Etcheto, Cristian Collazo, Marcos Palanconi, Marcos Meninato, Juan Carraro, Facundo Cosini, Jorge Chahla. (2020). Lesión de la Raíz Meniscal. Actualización, Técnica Quirúrgica y Experiencia Personal. Hospital Universitario Austral; Hospital Universitario Fundación Favaloro. C.A.B.A., Argentina. Rush University Medical Center. Chicago, USA. Revista Argentina de Artroscopía. https://www.revistaartroscopia.com/index.php/revista/article/view/29
  • Operarme.es. (n.d.). Dolores en el menisco de la rodilla, causas, diagnóstico y tratamiento. Https://Www.Operarme.Es.
  • Rosario Arias L. S. Propiedades curativas y usos potenciales en procesos inflamatorios y fases proliferativas de cicatrización con arcillas. Healing Wounds & Skin Conditions Foundation HW&SC. Abril 2018- Noviembre 2018.. [Trabajo de grado]. Santo Domingo: Universidad Nacional Pedro Henríquez Ureña; 2018. Disponible en https://repositorio.unphu.edu.do/handle/123456789/1400