Combinações de alimentos que prejudicam o estômago

· 2 de janeiro de 2018
Escolher bem as combinações de nossos alimentos nos permitirá ter uma digestão melhor e evitar problemas como estômago pesado e excesso de gases.

Muitas pessoas gostam de combinar diferentes sabores e texturas dentro de uma mesma refeição, mas não sabem que existem combinações de alimentos que prejudicam o estômago.

Estas uniões entre os alimentos dificultam a digestão, além de nos fazer sentir mais pesados, com acidez e refluxo gástrico.

É muito importante pensarmos corretamente sobre os alimentos que estamos a ponto de consumir se queremos cuidar de nosso sistema digestivo e, é claro, manter um peso saudável.

Se você tem sofrido de inchaço ultimamente, além de sensação de estômago pesado ou dores no estômago depois de cada refeição, hoje explicaremos quais são as combinações de alimentos que prejudicam o estômago e que você deveria evitar para proteger a sua saúde digestiva.

Benefícios de combinar os alimentos corretamente

Combinar os alimentos indicados é de grande ajuda para melhorar a digestão e a saúde do corpo em geral:

  • Muitas combinações fermentam os alimentos dentro do estômago. Evitar isso vai nos ajudar a prevenir as dores estomacais, os gases e a sensação de inchaço.
  • Teremos mais energia graças ao fato de que produziremos menos toxinas.
  • Preveniremos a acidez estomacal.
  • Nosso sistema imunológico será fortalecido, graças ao fato de que a absorção de nutrientes será mais eficaz.
  • Controlaremos nosso peso efetivamente.

Evite estas combinações de alimentos que prejudicam o estômago

Proteínas e carboidratos

Proteínas e carboidratos

A decomposição de cada um destes alimentos requer a utilização completa dos sucos gástricos alcalinos e ácidos.

Ao misturá-los eles se neutralizam e criam uma bomba para o estômago, interferindo uma digestão normal.

  • Cada um requer um tempo e uma forma diferente para se digerir. Se interrompemos este processo natural, surgem as dores estomacais, a indigestão e a acidez.

Duas proteínas

Misturar duas proteínas em uma só refeição cria uma combinação pesada para o estômagopodendo até dobrar o tempo de digestão.

Quanto mais se demorar a processar uma refeição, mais se compromete o sistema digestivo e se perde mais energia.

  • Portanto, não é recomendável misturar peixe com carnes vermelhas ou frango em uma mesma refeição.

Amidos com proteínas

Amido

Ambos os ingredientes não geram sensação de estômago cheio, por isso tendemos a consumi-los em maiores quantidades, o que retarda o processo digestivo.

O amido é fermentado dentro do estômago e as proteínas são decompostas e apodrecem, enchendo o intestino de gases e gerando sensação de estômago pesado.

  • A melhor opção para compensar as enzimas de carboidratos e enzimas de proteínas é adicionando ao seu prato folhas ou vegetais verdes livres de amido.
  • Uma salada de alface ou agrião é excelente para diminuir os efeitos secundários da mistura.

Açúcar com amido

Ao introduzir uma porção cheia de açúcar combinada com amido, a saliva expulsada durante a mastigação carece de ptialina, o que gera um atraso na digestão do amido muito antes de chegar ao estômago.

Quando isso acontece, o açúcar cai diretamente em nosso estômago até que consigamos digerir o amido, causando a fermentação do mesmo.

Quando os açúcares fermentam, são criados ácidos, os quais interferem ainda mais na digestão dos amidos.

Gordura com açúcar

Vitamina de morango

Ainda que não acreditemos, o açúcar é muito fácil de digerir do que as gorduras, por isso, se são misturados, o processo se torna muito mais lento do que o habitual.

  • Alimentos como o pão doce, os sorvetes e as vitaminas à base de leite são os inimigos número 1 da digestão.
  • As vitaminas com leite de vaca misturados com frutas como a banana são uma das piores combinações, já que causam gases, estômago pesado e mais toxinas prejudiciais para o nosso organismo.

Também não é uma boa opção misturar frutas ácidas com laticínios, isso envolve iogurte e leite, já que alteram a digestão e nosso sistema imunológico, causando tosse, congestão nasal e alergia.

Combinar frutas

A melhor opção para consumir frutas é fazer isso sem a combinação de nenhum outro alimento.

O açúcar que as frutas contêm ajuda a acelerar a fermentação dos alimentos, o que causaria indigestão e uma má absorção das vitaminas e minerais.

Você já conhecia estas combinações de alimentos que prejudicam o estômago? Agora que já sabe quais podem ser seus efeitos, evite-as sempre que possível.