
A dor na mandíbula é mais comum do que parece. Normalmente se manifesta repentinamente e causa uma sensação de desconforto. No entanto, com o passar do tempo, torna-se uma dor aguda e intensa. Em geral, a dor na mandíbula surge…
É imprescindível examinar os seios com frequência para detectar se há algum nódulo ou anomalia. Lembre-se de que o diagnóstico precoce é fundamental para evitar maiores problemas.
O câncer de mama é um dos principais tipos de cânceres que mais afetam as mulheres, e em uma porcentagem menor os homens; o que causa milhões de vitimas a cada ano em todo o mundo.
Esta doença é agora uma das que mais alertam as mulheres no mundo, pois existem diversos fatores de risco. No entanto, uma detecção a tempo é a chave para tratá-la e, inclusive, superá-la integralmente.
Os médicos, assim como as diferentes entidades e pessoas que buscam criar consciência sobre esta doença, recomendam realizar frequentemente o autoexame das mamas; além de uma mamografia.
Ambos são chaves para uma detecção a tempo e um tratamento oportuno para deter o desenvolvimento do câncer. Existem algumas coisas que muitas pessoas ainda não sabem sobre o câncer de mama.
Se informar também é outra forma de prevenir a doença. A seguir, deixamos alguns dados interessantes que todos deveriam saber sobre o câncer de mama.
Na atualidade, o câncer de mama é o tipo de câncer mais predominante no mundo, devido a sua alta incidência; mas também pelos resultados positivos de seu tratamento.
Um total de 4,4 milhões de mulheres, aproximadamente, daquelas que detectaram a tempo o câncer de mama há 5 anos, ainda continuam com vida.
No entanto, o câncer de mama é o tipo de câncer que causa mais mortes de mulheres em todo o mundo.
Leia mais: Câncer de pulmão
A princípio, assim como em muitos tipos de cânceres, o de mama não apresenta sintomas que possam alarmar a pessoa.
Quase sempre os sintomas se apresentam à medida que a doença avança. Algumas das coisas que permitem detectá-lo são:
Saiba mais: Carne na grelha e o câncer de mama
A alimentação e o estilo de vida apresentam um papel muito importante na prevenção do câncer de mama.
Existem certos alimentos que ajudam a prevenir e combater as células cancerígenas, por isso se recomenda incluí-los frequentemente na dieta.
Devem ser consumidas principalmente frutas e verduras, assim como aumentar a ingestão de água. Também devem ser evitados os fatores de risco como a má alimentação, o alcoolismo, o tabagismo e o estilo de vida sedentário.
Por outro lado, o tamoxifeno é uma medicação aprovada para aquelas mulheres que a partir dos 35 anos apresentam fatores de risco muito elevados para desenvolver esta doença. Por isso, os especialistas passam como método de prevenção.
Para a detecção a tempo do câncer de mama, as mulheres devem realizar todos os meses o autoexame das mamas; preferivelmente depois do período menstrual.
No caso de notar alguma irregularidade, procure um médico imediatamente.
Além disso, as mulheres com mais de 40 anos, devem fazer uma mamografia pelo menos uma vez por ano; a fim de detectar precocemente algum tipo de alteração.