Quais as causas das câimbras e o que fazer para tratá-las?

· 16 de setembro de 2016
Para prevenir o aparecimento de câimbras, é bom realizar alongamentos diários para ativar o sistema nervoso. Além disso, é importante aumentar o consumo de água para favorecer o transporte de oxigênio.

As câimbras ou espasmos ocorrem quando um ou mais músculos se contraem de forma involuntária, sem a possibilidade de relaxar no momento e provocando uma dor leve ou intensa.

Em geral, apresentam-se na zona posterior da perna ou da coxa, mas também podem se dar nos pés, braços e outros grupos musculares do corpo.

Quem sofre com elas pode perceber uma incômoda sensação de rigidez e tensão; que desaparece espontaneamente em questão de minutos.

No entanto, há quem permaneça com o incômodo, que persiste por várias horas no músculo afetado ou ao seu redor.

Apesar de ser considerado um problema benigno, muitos tentam aliviá-lo; porque pode interromper o sono ou alguma atividade importante durante o dia.

Com este objetivo, é importante descobrir quais são suas possíveis causas e que medidas podem ser tomadas para não ter que recorrer a medicamentos.

Hoje, queremos dar a você informações detalhadas e algumas recomendações práticas atuar de imediato.

Causas das câimbras musculares

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Existem muitos fatores associados ao aparecimento dos espasmos musculares: o esforço físico excessivo, a gravidez e a idade são alguns dos responsáveis pelo seu surgimento.

No entanto, a maioria dos casos ocorre quando algo interrompe a oxigenação dos músculos ou provoca uma perda excessiva de fluidos, sais minerais e proteínas.

Uma dieta pobre em magnésio e potássio também tem muito a ver com os episódios frequentes deste problema.

Ambos os minerais fortalecem e relaxam os músculos, ao mesmo tempo em que promovem uma boa circulação.

Entre as causas menos comuns, cabe destacar algumas doenças, sobretudo do sistema digestivo, e o envenenamento.

Outra teoria sugere que as câimbras poderiam ter sua origem na ineficiência biomecânica, que também traz riscos para a saúde cardiovascular.

Ver também: Como aliviar as cólicas menstruais

O que fazer para tratar as câimbras musculares?

Ainda que o ideal seja tomar medidas preventivas para não sofrer com este sintoma incômodo, existem algumas soluções caseiras que podem tratá-las quando não for possível evitá-las.

Aumente o consumo de água

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O consumo de água é essencial tanto para prevenir quanto para tratar doenças que afetam os músculos. Ela contribui para ativar a circulação e melhora o transporte do oxigênio até as células.

As bebidas isotônicas também são uma boa opção para reidratar, sobretudo quando a atividade física ou o calor nos tenham feito perder fluidos em excesso.

Elas são recomendadas para os atletas, já que ajudam a repor os minerais que perdemos através do suor.

Utilize bolsas de água quente e de gelo

Uma bolsa de água quente ajuda a relaxar o músculo quando ele fica rígido e tenso durante o espasmo.

Por sua vez, o frio será benéfico para ativar a circulação quando a câimbra tiver passado.

Faça alongamentos

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Os alongamentos e flexões são uma das melhores terapias para combater e prevenir as câimbras em qualquer parte do corpo. Devem ser feitos ao terminar a rotina de exercícios e, também, durante a jornada de trabalho.

Os alongamentos das extremidades ativam o sistema nervoso central e fazem com que ele envie um maior número de sinais inibitórios para acalmar a dor.

Afrouxe a roupa

Ao notar o primeiro sinal de uma câimbra, é importante afrouxar a roupa para dar mais espaço aos músculos.

Roupas apertadas dificultam a circulação e impedem o rápido alívio do problema.

Melhore a alimentação

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Se as câimbras se tornaram parte da sua vida, talvez seja necessário rever a qualidade nutricional dos alimentos que você está consumindo.

Não deixe de incorporar à dieta boas quantidades de:

  • Vitamina B12;
  • Ácido fólico;
  • Niacina;
  • Vitamina E;
  • Cálcio;
  • Magnésio;
  • Potássio;
  • Ferro.

Aplique azeite de oliva

Enquanto estiver sentindo dor, pegue um pouco de azeite de oliva nas palmas das mãos e faça uma suave massagem, pressionando com as pontas dos dedos.

Recomendamos ler: 8 benefícios do azeite de oliva que você talvez não conheça

Tome um banho de água morna

Quando este problema interrompe suas noites e diminuir a qualidade de seu sono, o melhor é tomar medidas antes de dormir.

Esquente um pouco de água e tome um banho para aumentar a circulação nas pernas e diminuir o risco de elas aparecerem.

Para terminar, tenha em mente que, se nenhuma dessas recomendações funcionar e você ainda tiver câimbras contínuas, o mais apropriado é consultar o médico para saber se elas se devem a problemas hormonais ou do sistema circulatório.

Não ignore as câimbras!

Garrison, S. R., Allan, G. M., Sekhon, R. K., Musini, V. M., & Khan, K. M. (2012). Magnesium for skeletal muscle cramps. In Cochrane Database of Systematic Reviews. https://doi.org/10.1002/14651858.CD009402.pub2