Bonsai de figueira: guia de cuidados para que ela dê frutos

Uma árvore que pode crescer vários metros, mas adaptável ao cultivo de bonsai através de algumas estratégias. Descubra como cuidar de figueiras em casa e desfrute de seus deliciosos frutos.
Bonsai de figueira: guia de cuidados para que ela dê frutos

Escrito por Jonatan Menguez

Última atualização: 19 julho, 2023

A Ficus carica, mais conhecida como “figueira”, é uma árvore de origem mediterrânica muito famosa pelos seus frutos: os figos. Embora possa crescer até 10 metros de altura, é adaptável ao cultivo doméstico.

No entanto, para alcançar o desenvolvimento saudável de uma figueira bonsai e produzir seus frutos, alguns conselhos devem ser seguidos. Aqui você os encontrará.

O que é bonsai de figueira e como é cultivado em casa?

É uma espécie nativa do sudoeste da Ásia, mas com extensão a toda a zona mediterrânica. Como árvore, é de estatura média ou baixa, pois costuma crescer entre 5 e 8 metros.

Possui algumas características que a distinguem de outras espécies. Por um lado, suas folhas largas e lobuladas. Noutro aspecto, o fruto que produz, ou seja, o figo.

Os figos são frutas utilizadas para múltiplas funções em todo o mundo. Principalmente, para produzir doces.

Embora a figueira seja uma planta com raízes fortes, podendo estender-se vários metros abaixo da terra, também é adequada para o cultivo como bonsai. Algumas características distintivas são as seguintes:

  • A coroa pode atingir até 10 metros.
  • Ela perde suas folhas no outono.
  • Os figos crescem no verão e amadurecem no final da estação.
  • As folhas são verdes e ásperas. De 12 a 25 centímetros de comprimento e de 10 a 18 cm de largura.

Há quanto tempo se cultiva?

Até poucos anos atrás, acreditava-se que o cultivo da figueira datava do quinto milênio a.C. Ou seja, entre 6.000 e 7.000 anos atrás. No entanto, um grupo de pesquisa encontrou restos fósseis de 9 figos, datados de 11.400 a 11.200 anos atrás. A descoberta ocorreu em 2006, numa zona arqueológica correspondente ao período Neolítico, perto do Vale do Jordão.

É uma região onde foram encontrados os primeiros vestígios da agricultura realizada pelo homem. Como sugere a publicação na revista Science, graças a essa datação, a figueira tornou-se uma das primeiras espécies conhecidas cultivadas pela humanidade.

Não é estranho encontrar esta planta em diversas e antigas culturas. Por exemplo, no mito da fundação romana. O lobo teria encontrado os gêmeos, Rômulo e Remo, à sombra de uma figueira.

Bonsai de figueira: cuidados para produzir frutos

O Ficus carica pode ser cultivado em casa e como bonsai. No entanto, requer uma série de cuidados específicos, incluindo boa exposição solar e regas esporádicas.

Além disso, é muito importante podá-lo para que cresça da forma desejada. É uma espécie ideal para jardins ou pomares.

Temperatura

É muito versátil nesse aspecto, podendo suportar temperaturas de 10 graus abaixo de zero a 35 graus Celsius. No entanto, por se tratar de um bonsai, recomenda-se evitar esses climas extremos, protegendo-o das geadas e ondas de calor.

Irrigação

A frequência de irrigação não tem período definido, mas está sujeita às condições do substrato. Se a terra permanecer úmida, evite acumular água, pois não suporta enchentes.

Quando o substrato estiver seco, é o melhor sinal para regar uma figueira bonsai. Consequentemente, os riscos devem ser mais frequentes durante o verão e menos durante o inverno.

Durante o verão, exigirá um maior fluxo de água do que durante os meses frios.

Substrato e adubo

É aconselhável fornecer um substrato poroso, que tenha boa capacidade de drenagem para evitar o encharcamento. A fertilização deve ser feita durante os meses de primavera com algum produto para bonsai. Evite compostagem nas primeiras semanas após o transplante.

Luz solar

De um modo geral, a figueira precisa de muita iluminação. Recomenda-se expô-lo por algumas horas ao sol, embora também possa crescer bem à sombra parcial.

Durante os meses mais quentes, reduza a exposição.

Como podar o bonsai de figueira

Um aspecto muito importante para conseguir o cultivo de bonsai nesta planta é a poda. Existe um método conhecido como “apache”, que funciona para reduzir o tamanho de suas planilhas. Trata-se de cortar 4 folhas de um galho ao meio e remover outras 4. Para poder fazer isso, os galhos devem ter 8 folhas cada.

Quando o verão começa, todas as folhas devem ser removidas, enquanto no final da referida estação, os brotos são arrancados. No final dos meses de inverno, recomenda-se podar os novos ramos, sempre com utensílios de jardinagem desinfetados e não enferrujados. Também é um bom momento para moldar a planta.

Por outro lado, por ter um crescimento rápido, é recomendável ficar atento à sua manutenção ao longo do ano. O mais importante é retirar as folhas que crescem excessivamente, desde que o ramo tenha de 6 a 8 exemplares.

Replante e reprodução

É conveniente replantar o bonsai da figueira com uma frequência aproximada de 2 anos, sempre durante a primavera. No processo, é possível cortar os galhos danificados, enquanto o novo recipiente deve ter composto drenante.

Reduza a exposição ao sol nos primeiros dias após o replante.

Por outro lado, possui um método de reprodução simples por meio de estacas. Consiste em cortar um corpo de prova de cerca de 15 centímetros e mantê-lo com boa umidade. A multiplicação ocorre em algumas semanas.

O bonsai de figueira é uma árvore estética com frutos deliciosos

O cuidado da figueira na técnica do bonsai é muito simples e adequado para todos os jardins. Claro, é recomendável fazê-lo em pátios ou terraços. Caso contrário, o espaço deve ter uma entrada muito boa de luz natural.

Nestas condições, é muito provável que produza figos todos os verões, frutos com os quais se podem fazer muitas receitas. As frutas secas são particularmente benéficas para a saúde.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.