Bonsai de figueira: guia de cuidados para que ela dê frutos
A Ficus carica, mais conhecida como “figueira”, é uma árvore de origem mediterrânica muito famosa pelos seus frutos: os figos. Embora possa crescer até 10 metros de altura, é adaptável ao cultivo doméstico.
No entanto, para alcançar o desenvolvimento saudável de uma figueira bonsai e produzir seus frutos, alguns conselhos devem ser seguidos. Aqui você os encontrará.
O que é bonsai de figueira e como é cultivado em casa?
É uma espécie nativa do sudoeste da Ásia, mas com extensão a toda a zona mediterrânica. Como árvore, é de estatura média ou baixa, pois costuma crescer entre 5 e 8 metros.
Possui algumas características que a distinguem de outras espécies. Por um lado, suas folhas largas e lobuladas. Noutro aspecto, o fruto que produz, ou seja, o figo.
Os figos são frutas utilizadas para múltiplas funções em todo o mundo. Principalmente, para produzir doces.
Embora a figueira seja uma planta com raízes fortes, podendo estender-se vários metros abaixo da terra, também é adequada para o cultivo como bonsai. Algumas características distintivas são as seguintes:
- A coroa pode atingir até 10 metros.
- Ela perde suas folhas no outono.
- Os figos crescem no verão e amadurecem no final da estação.
- As folhas são verdes e ásperas. De 12 a 25 centímetros de comprimento e de 10 a 18 cm de largura.
Há quanto tempo se cultiva?
Até poucos anos atrás, acreditava-se que o cultivo da figueira datava do quinto milênio a.C. Ou seja, entre 6.000 e 7.000 anos atrás. No entanto, um grupo de pesquisa encontrou restos fósseis de 9 figos, datados de 11.400 a 11.200 anos atrás. A descoberta ocorreu em 2006, numa zona arqueológica correspondente ao período Neolítico, perto do Vale do Jordão.
É uma região onde foram encontrados os primeiros vestígios da agricultura realizada pelo homem. Como sugere a publicação na revista Science, graças a essa datação, a figueira tornou-se uma das primeiras espécies conhecidas cultivadas pela humanidade.
Não é estranho encontrar esta planta em diversas e antigas culturas. Por exemplo, no mito da fundação romana. O lobo teria encontrado os gêmeos, Rômulo e Remo, à sombra de uma figueira.
Bonsai de figueira: cuidados para produzir frutos
O Ficus carica pode ser cultivado em casa e como bonsai. No entanto, requer uma série de cuidados específicos, incluindo boa exposição solar e regas esporádicas.
Além disso, é muito importante podá-lo para que cresça da forma desejada. É uma espécie ideal para jardins ou pomares.
Temperatura
É muito versátil nesse aspecto, podendo suportar temperaturas de 10 graus abaixo de zero a 35 graus Celsius. No entanto, por se tratar de um bonsai, recomenda-se evitar esses climas extremos, protegendo-o das geadas e ondas de calor.
Irrigação
A frequência de irrigação não tem período definido, mas está sujeita às condições do substrato. Se a terra permanecer úmida, evite acumular água, pois não suporta enchentes.
Quando o substrato estiver seco, é o melhor sinal para regar uma figueira bonsai. Consequentemente, os riscos devem ser mais frequentes durante o verão e menos durante o inverno.
Durante o verão, exigirá um maior fluxo de água do que durante os meses frios.
Substrato e adubo
É aconselhável fornecer um substrato poroso, que tenha boa capacidade de drenagem para evitar o encharcamento. A fertilização deve ser feita durante os meses de primavera com algum produto para bonsai. Evite compostagem nas primeiras semanas após o transplante.
Luz solar
De um modo geral, a figueira precisa de muita iluminação. Recomenda-se expô-lo por algumas horas ao sol, embora também possa crescer bem à sombra parcial.
Durante os meses mais quentes, reduza a exposição.
Como podar o bonsai de figueira
Um aspecto muito importante para conseguir o cultivo de bonsai nesta planta é a poda. Existe um método conhecido como “apache”, que funciona para reduzir o tamanho de suas planilhas. Trata-se de cortar 4 folhas de um galho ao meio e remover outras 4. Para poder fazer isso, os galhos devem ter 8 folhas cada.
Quando o verão começa, todas as folhas devem ser removidas, enquanto no final da referida estação, os brotos são arrancados. No final dos meses de inverno, recomenda-se podar os novos ramos, sempre com utensílios de jardinagem desinfetados e não enferrujados. Também é um bom momento para moldar a planta.
Por outro lado, por ter um crescimento rápido, é recomendável ficar atento à sua manutenção ao longo do ano. O mais importante é retirar as folhas que crescem excessivamente, desde que o ramo tenha de 6 a 8 exemplares.
Replante e reprodução
É conveniente replantar o bonsai da figueira com uma frequência aproximada de 2 anos, sempre durante a primavera. No processo, é possível cortar os galhos danificados, enquanto o novo recipiente deve ter composto drenante.
Reduza a exposição ao sol nos primeiros dias após o replante.
Por outro lado, possui um método de reprodução simples por meio de estacas. Consiste em cortar um corpo de prova de cerca de 15 centímetros e mantê-lo com boa umidade. A multiplicação ocorre em algumas semanas.
Veja: Como ter um jardim de borboletas em casa: plantas, cuidados e mais dicas
O bonsai de figueira é uma árvore estética com frutos deliciosos
O cuidado da figueira na técnica do bonsai é muito simples e adequado para todos os jardins. Claro, é recomendável fazê-lo em pátios ou terraços. Caso contrário, o espaço deve ter uma entrada muito boa de luz natural.
Nestas condições, é muito provável que produza figos todos os verões, frutos com os quais se podem fazer muitas receitas. As frutas secas são particularmente benéficas para a saúde.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Catraro, M. A. (2014). El Cultivo de la Higuera: Producción de higos y su deshidratación como método para el agregado de valor del producto. https://bibliotecavirtual.unl.edu.ar/handle/11185/663
- Flores-Mora, D. M., Jiménez-Bonilla, V., & Chacón-Cerdas, R. (2009). Cultivo de tejidos en Ficus carica con miniestacas. agronomía mesoamericana, 319-325. https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/agromeso/article/view/4948
- Kislev, M. E., Hartmann, A., & Bar-Yosef, O. (2006). Early domesticated fig in the Jordan Valley. Science, 312(5778), 1372-1374. https://www.science.org/doi/abs/10.1126/science.1125910
- Mawa, S., Husain, K., & Jantan, I. (2013). Ficus carica L.(Moraceae): phytochemistry, traditional uses and biological activities. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, 2013. https://www.hindawi.com/journals/ecam/2013/974256/abs/
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.