Bolas Ben-Wa: quando e por que usá-las?

24 Julho, 2020
Há cada vez mais ferramentas que ajudam as mulheres a manter a saúde do assoalho pélvico. Contaremos tudo sobre os benefícios, contraindicações e formas de usar as bolas Ben-Wa a seguir.

Cada vez mais mulheres estão conscientes da importância de cuidar do assoalho pélvico, e atualmente temos diversas ferramentas que nos ajudam a manter a saúde desse conjunto de músculos e ligamentos. As bolas Ben-Wa são um exemplo claro disso.

Muitas mulheres marcam uma consulta médica para fazer uma avaliação não apenas no período pós-parto, mas também a qualquer momento em que detectam uma disfunção: incontinência, prolapso, fraqueza dos músculos, dor nas relações sexuais, entre outras coisas.

Várias indústrias do ramo lançaram bolas Ben-Wa diferentes com várias formas e pesos, e até o cinema reflete os benefícios desses dispositivos na sexualidade das mulheres.

No entanto, assim como ocorre na automedicação, a autoprescrição de bolas Ben-Wa nem sempre é a solução para todos os problemas relacionados ao assoalho pélvico. De fato, pode até ser contraproducente e, dependendo do caso, elas podem ser contraindicadas.

É por isso que sempre recomendamos que, antes de usar uma bola Ben-Wa indiscriminadamente, você procure um profissional de saúde que avalie o tônus e a força do assoalho pélvico e, no caso de uma patologia, explique qual é o tratamento mais adequado para o seu caso específico.

Neste artigo, falaremos sobre os benefícios, modo de uso e contraindicações das bolas Ben-Wa, mas primeiro vamos ver no que elas consistem: trata-se de um dispositivo composto por uma ou duas bolas (se for de duas, elas são unidas por um cordão) que abrigam outra bola menor que produz uma vibração no assoalho pélvico quando a mulher se move ou caminha.

Bolas Ben-Wa

Como elas funcionam?

O mecanismo de ação das bolas Ben-Wa é o seguinte: ao introduzir a bola na vagina, o assoalho pélvico deve contrair seus músculos involuntários para que ela não caia. Além disso, quando a mulher se move, a pequena bola produz uma vibração que aumenta a lubrificação e o tônus ​​muscular geral.

Para que a bola chinesa cumpra sua função, é essencial que a mulher esteja em movimento, ou seja , é inútil colocá-la e ficar deitada no sofá, na cama ou sentada assistindo a um filme.

A bola vai agir no tônus ​​muscular, ou seja, no estado basal dos músculos do assoalho pélvico, o que não deve ser confundido com a força, que seria a contração voluntária do assoalho pélvico e pode ser treinada com exercícios de Kegel.

Portanto, se você deseja trabalhar o tônus e a força, pode colocar as bolas Ben-Wa e, enquanto se move, fazer contrações voluntárias do assoalho pélvico. Dessa forma, você fará um trabalho global dos músculos do assoalho pélvico.

Benefícios do uso regular e contínuo das bolas Ben-Wa:

  • Melhoram o tônus ​​dos músculos do assoalho pélvico e, combinadas com os exercícios de Kegel, podem melhorar a força.
  • Aumentam a lubrificação da vagina.

Aqui cabe um destaque: precisamos desvincular o uso das bolas Ben-Wa às brincadeiras e jogos sexuais. Podemos dizer que este é um mito alimentado, em grande parte, por certos filmes nos quais as mulheres podem ter orgasmos simplesmente introduzindo as bolas na vagina. Este é um mito porque o local onde esses dispositivos geralmente ficam alojados é uma área da vagina que praticamente não possui terminações nervosas e, portanto, não gera nenhum prazer para a mulher.

De qualquer forma, o uso de bolas Ben-Wa pode melhorar – e melhora – a experiência sexual das mulheres, pois quando o assoalho pélvico tem um tônus normal e é dotado de força, os orgasmos sentidos e experimentados pelas mulheres são mais intensos e mais duradouros. Também se sabe que elas promovem a lubrificação, o que é muito favorável para o orgasmo.

Leia também: 4 técnicas para estimular o clitóris

Além do mencionado, seu uso seria indicado para diferentes disfunções do assoalho pélvico, mas, como dissemos, seria mais recomendável que a diretriz fosse estabelecida por um profissional de saúde especializado. Apresentaremos, a seguir, alguns de seus principais usos e benefícios:

  • Combater a incontinência urinária.
  • Prevenir constipação crônica.
  • Como treinamento do assoalho pélvico antes ou após uma cirurgia no trato genital feminino.
  • São recomendadas para qualquer mulher que queira prevenir prolapso, incontinência ou outros distúrbios.
  • São recomendadas para mulheres que praticam esportes de impacto, como CrossFit ou corrida. Juntamente com a ginástica hipopressiva, elas servem para manter a área bem tonificada e prevenir o prolapso.

Você também pode se interessar: 10 coisas sobre a sua vagina que você provavelmente não conhecia

Quando não usar as bolas Ben-Wa?

Como já adiantamos, em certas situações o uso de bolas Ben-Wa não é recomendado e pode até ser contraindicado. Vamos ver quais são:

Vaginismo
  • Gravidez: durante o período gestacional, não recomendamos o uso de bolas Ben-Wa. No entanto, se o seu ginecologista determinar que você pode se beneficiar delas, é importante que você siga as recomendações de higiene.
  • Prolapso: no caso de ser diagnosticada ou de suspeitarem de um prolapso, as bolas Ben-Wa não são o melhor complemento para você; no entanto, se o profissional de saúde especialista as recomendar para um trabalho doméstico de força ou tônus ​​dos músculos do assoalho pélvico, combinadas com a reabilitação em consulta, elas podem ser uma opção.
  • Menstruação.
  • Pós-parto: até depois da quarentena, ou seja, seis semanas após o parto ou até pararmos de sangrar completamente, não devemos introduzir nenhum objeto, como as bolas Ben-Wa, absorventes internos e o coletor menstrual, na vagina. Após esse período, de acordo com a avaliação pós-parto, você poderá começar a usá-los.
  • Infecção vaginal.
  • Vaginismo.
  • Desconforto ou dor durante o uso.
  • Não conseguir usá-las porque elas caem continuamente.

Lembre-se de que todas as instruções que fornecemos devem ser apoiadas por um profissional de saúde da sua confiança. É ele que deverá lhe fornecer mais informações sobre as necessidades do seu corpo em cada momento.