Benefícios de ter plantas em casa
Aqueles que se orgulham de cuidar e apreciar a natureza devem considerar a ideia de ter plantas em casa. Sua beleza e aroma justificam sua incorporação na decoração de qualquer ambiente.
No entanto, as plantas fornecem muito mais do que a estética: são seres vivos que promovem a calma, a alegria e a saúde.
Não importa onde estejam, as plantas purificam o ar, liberam oxigênio e fornecem alimentos. Mesmo dentro de casa, as plantas oferecem essas e outras vantagens.
Com elas, “chamamos” a prosperidade, alcançamos uma sensação de serenidade e repelimos os insetos.
Benefícios de manter plantas em casa
As plantas são um recurso prático e econômico para embelezar os espaços. Suas flores, aromas e cores se adaptam a diferentes estilos e tendências. No entanto, vão ainda mais longe: são garantia da boa saúde.
As plantas em casa agem de maneiras diferentes. Estes são alguns dos principais benefícios:
Melhoram a qualidade do ar
As plantas capturam o dióxido de carbono presente no ar, para liberar mais tarde as moléculas de oxigênio que respiramos.
Elas “pegam” os gases, reduzem a poluição, renovam o meio ambiente e reduzem a presença de poeira.
Com elas, obtemos remédios caseiros
Uma infinidade de plantas tem propriedades curativas. São usadas na indústria farmacêutica para fazer medicamentos e em casa para preparar infusões, pomadas e remédios caseiros diferentes.
Além disso, ao umidificar o ar, também mantêm a pele hidratada.
Aliviam o estresse
Ter plantas em casa representa um bom hobby para se desconectar dos problemas do dia a dia e superar a depressão.
Por outro lado, foi comprovado que ajudam a reduzir o estresse no trabalho (15%) e a falta de atenção (70%). Além disso, aumentam o nível de produtividade em 12% .
Evitam problemas respiratórios
Ao reduzir a secura e a quantidade de pó que se acumula, liberam as vias aéreas. Também aumentam a energia, então ajudam as pessoas a se sentirem mais ágeis.
Além disso, são uma boa ideia de decoração para muitos cantos de nossa casa.
Mais vantagens de uma casa com plantas
As plantas regulam a temperatura no lar, uma vez que absorvem a energia do sol para desempenhar suas funções metabólicas. É por isso que têm a peculiaridade de refrescar o ambiente.
Com elas, obtemos alimentos saudáveis e frescos de época, para uma cozinha de alto nível nutricional e com todo o sabor. Seja em grandes plantações no jardim ou em pequenos potes internos, oferecem seus produtos quase sem investimento.
- Desta forma, ter cebola, couve, tomate, cenoura e pimentões de nossas próprias culturas é mais simples e mais barato.
As possibilidades de cultivo em casa são quase infinitas: de pequenas árvores frutíferas, vegetais, especiarias a plantas aromáticas.
O único requisito é que tenham luz solar em algum momento do dia e água. Os pomares orgânicos são mais saudáveis porque eles não têm substâncias químicas nocivas.
Plantas em casa: quais escolher?
Conhecendo os benefícios das plantas, a questão agora é saber qual escolher. As opções são muitas. A partir da localização, se for dentro ou fora da casa, selecionaremos as mais convenientes.
No entanto, se você quiser tirar proveito de seus benefícios para a saúde, estas podem ser boas alternativas:
- Aloe vera. O aloe vera é útil para a cura de doenças da pele e tem um efeito adstringente e digestivo. Também controla o colesterol e os triglicerídeos, é antidiabético, favorece a absorção de nutrientes, ataca bactérias e aumenta as defesas. Seu poder anti-inflamatório é alto.
- Gengibre. Esta planta possui propriedades antibióticas e alivia o desconforto causado pela gripe e e resfriado. É antioxidante, antiparasitário e antibacteriano. As dores musculares, de cabeça e articulações podem desaparecer com o gengibre. Também é eficaz para tonturas e náuseas.
- Eucalipto. Suas folhas são usadas para combater algumas doenças relacionadas ao sistema respiratório. Acelera a cura e é um aliado para reduzir o desconforto causado pelo reumatismo.
- Hortelã. Asma, alergias, resfriados e tosse podem ser acalmados com esta planta. Também é usado para aliviar a flatulência, dor abdominal e enxaqueca. A hortelã é uma das variedades mais usadas na aromaterapia.
- Alho. Não serve apenas para dar sabor às refeições. Na medicina natural, é usado para combater a inflamação, melhorar as funções imunológicas, prevenir a ação de células cancerosas e proteger o coração.
- Tomilho. Devido à sua concentração de vitaminas A e C, cobre, fibra dietética e magnésio, é muito importante tê-lo em casa. Trata a dor, a retenção de líquidos, o desconforto menstrual, a depressão, a ressaca e patologias orais. Além disso, também fortalece a memória e acalma os nervos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Dominguez Fabiola. (2015). Plantas medicinales. Ciencia AMC. https://doi.org/10.1210/en.136.3.1034
- Göbel, H., Schmidt, G., & Soyka, D. (1994). Effect of peppermint and eucalyptus oil preparations on neurophysiological and experimental algesimetric headache parameters. Cephalalgia. https://doi.org/10.1046/j.1468-2982.1994.014003228.x
- Lete, I., & Allué, J. (2016). The effectiveness of ginger in the prevention of nausea and vomiting during pregnancy and chemotherapy. Integrative Medicine Insights. https://doi.org/10.4137/IMI.S36273
- Meamarbashi, A. (2014). Instant effects of peppermint essential oil on the physiological parameters and exercise performance. Avicenna Journal of Phytomedicine.
- Nicastro, H. L., Ross, S. A., & Milner, J. A. (2015). Garlic and onions: Their cancer prevention properties. Cancer Prevention Research. https://doi.org/10.1158/1940-6207.CAPR-14-0172
- Nieuwenhuis, M., Knight, C., Postmes, T., & Haslam, S. A. (2014). The relative benefits of green versus lean office space: Three field experiments. Journal of Experimental Psychology: Applied. https://doi.org/10.1037/xap0000024
- Shukla, Y., & Singh, M. (2007). Cancer preventive properties of ginger: A brief review. Food and Chemical Toxicology. https://doi.org/10.1016/j.fct.2006.11.002
- Surjushe, A., Vasani, R., & Saple, D. (2008). Aloe vera: A short review. Indian Journal of Dermatology. https://doi.org/10.4103/0019-5154.44785
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.