Quais são os benefícios do colágeno com magnésio?

Se você deseja ter uma pele mais saudável ou começar a cuidar de seus ossos e articulações, a implementação de suplementos alimentares pode ajudar a complementar sua dieta.
Quais são os benefícios do colágeno com magnésio?
Leonardo Biolatto

Escrito e verificado por médico Leonardo Biolatto.

Última atualização: 29 novembro, 2023

Nos últimos anos, o interesse em suplementos de colágeno com magnésio tem aumentado. À medida que envelhecemos, a produção natural desses elementos tende a diminuir, o que pode resultar em perda de elasticidade da pele, diminuição da densidade óssea e suscetibilidade a problemas nas articulações.

O colágeno desempenha um papel fundamental na beleza da pele, na flexibilidade das articulações e na força dos ossos e músculos. Por outro lado, o magnésio é um mineral necessário para múltiplas funções e pode acelerar a síntese de colágeno. O consumo de ambos os elementos pode ser fundamental para manter a saúde e a funcionalidade de vários sistemas do corpo. Continue lendo e saiba mais sobre essa magnífica dupla.

4 benefícios do colágeno com magnésio para o bem-estar geral

Na busca constante por uma vida saudável e ativa, a atenção aos componentes essenciais que nosso corpo requer torna-se crucial. Consumir suplementos de colágeno com magnésio pode oferecer uma série de benefícios que vão desde a saúde da pele até o sistema cardiovascular. Estes são alguns dos principais.

1. Melhora a elasticidade da pele

Consumir alimentos e suplementos com colágeno promove a renovação celular e a cicatrização de feridas.

O colágeno é uma proteína fundamental na estrutura da derme, pois proporciona elasticidade, firmeza e aparência jovem. Porém, com o passar dos anos, sua produção natural diminui, o que leva à formação de rugas e linhas finas de expressão.

Pesquisa publicada no International Journal of Dermatology sugeriu que o consumo de colágeno hidrolisado pode ser de grande ajuda na redução do envelhecimento da pele. Isso porque esses suplementos melhoram a hidratação, a firmeza e a maciez da derme.

Por sua vez, o magnésio é um mineral que influencia a síntese e ativação do colágeno, resultando em uma pele mais lisa, elástica e radiante. A combinação de ambos os elementos pode ajudar a reduzir o aparecimento de rugas e, assim, contribuir para uma tez luminosa e saudável.

2. Protege a saúde cardiovascular

Quando se fala em cuidar do sistema cardiovascular, o magnésio é um dos elementos mais importantes para desfrutar de uma saúde plena. A pesquisa na revista Cardoplogy Research and Practice sugeriu que a deficiência de magnésio pode estar relacionada a hipertensão arterial, diabetes mellitus, dislipidemia, arritmias cardíacas e morte súbita cardíaca.

A sinergia entre o colágeno e o magnésio pode ser muito benéfica para pessoas com histórico familiar de doenças cardíacas ou que procuram maneiras de manter seus corações em ótimas condições. Ao melhorar a saúde dos vasos sanguíneos, regular o ritmo cardíaco e reduzir a inflamação, essa combinação pode ser uma aliada fundamental na promoção da saúde.

3. Promove a regeneração óssea e o fortalecimento das articulações

Uma suplementação de colágeno com magnésio pode oferecer suporte abrangente para a saúde musculoesquelética e o desempenho atlético.

O colágeno é o principal componente dos tecidos conjuntivos do corpo, proporcionando força e flexibilidade, permitindo que os ossos resistam ao impacto e as articulações permaneçam lubrificadas e funcionem sem problemas.

Um estudo publicado na Regenerative Biomaterials relatou que, como o colágeno é uma parte crucial da matriz extracelular e o magnésio promove o desenvolvimento e a cicatrização dos ossos, sua combinação pode promover a regeneração e a cicatrização dos ossos e articulações.

A combinação de colágeno com magnésio pode ajudar pessoas que praticam esportes de alto impacto ou estão lidando com problemas articulares relacionados à idade. Ao nutrir os tecidos conjuntivos e otimizar a saúde óssea, ambos contribuem para uma maior resistência a lesões e uma melhor qualidade de vida geral.

4. Promove a saúde mental e nervosa

O colágeno com suplementos de magnésio pode ser de grande benefício para pacientes que lidam com estresse crônico, ansiedade ou problemas de sono. Isso porque regulam a função nervosa, reduzem os sintomas de estresse e promovem um estado de relaxamento.

“A deficiência de magnésio pode causar ansiedade, estresse e problemas de sono. Ao manter níveis adequados, a função nervosa pode ser melhorada e os sintomas relacionados a essas condições podem ser reduzidos”.

Já o colágeno é o protagonista na proteção das células nervosas. À medida que envelhecemos, elas são frequentemente expostos ao aumento do estresse oxidativo, o que pode levar ao declínio cognitivo e a problemas nervosos. Portanto, o colágeno e o magnésio podem contribuir para manter uma melhor saúde mental ao longo do tempo.

Vá em frente e experimente suplementos de colágeno com magnésio

Apesar de ainda serem necessárias muitas pesquisas para saber mais sobre a eficácia do consumo desses dois elementos em suplementos alimentares, são inegáveis as propriedades comprovadas do colágeno e do magnésio para melhorar a qualidade de vida.

Então, se isso chamar sua atenção, escolha entre as opções do mercado um produto seguro e de boa qualidade para aproveitar todas as suas vantagens. Claro que antes de começar a iniciar o consumo, consulte seu médico de confiança para ter um aval profissional.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • De Miranda, R. B., Weimer, P., & Rossi, R. C. (2021). Effects of hydrolyzed collagen supplementation on skin aging: a systematic review and meta‐analysis. International Journal of Dermatology. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/ijd.15518
  • Nie, X., Sun, X., Wang, C., & Yang, J. (2020). Effect of magnesium ions/Type I collagen promote the biological behavior of osteoblasts and its mechanism. Regenerative Biomaterials. https://academic.oup.com/rb/article/7/1/53/5610187
  • Severino, P., Netti, L., Mariani, M. V., Maraone, A., D’Amato, A., Scarpati, R., … & Fedele, F. (2019). Prevention of cardiovascular disease: screening for magnesium deficiency. Cardiology Research and Practice.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.