Óleo terapêutico de canela e seus benefícios
Revisado e aprovado por a Doutora Karla Henríquez
A canela é uma das especiarias mais conhecidas em todo o mundo, valorizada por suas aplicações medicinais, gastronômicas e cosméticas.
Extraída da árvore Cinnamomum verum, é utilizada em preparações de bebidas e sobremesas. Contudo, também pode ser usada como ingrediente principal em muitos remédios caseiros.
Ainda mais, distingue-se por suas qualidades aromáticas utilizadas na fabricação de perfumes, aromatizantes e produtos de limpeza doméstica.
Além disso, é rica em substâncias antibacterianas e antioxidantes, com aplicações de uso interno e externo, e pode ser aproveitada em tratamentos de muitas doenças.
O interessante é que a canela é muito acessível, de baixo custo, facilmente incorporada na dieta, e combina com outros ingredientes.
Embora possa ser ingerida por meio de infusões e batidas, existem outros métodos para obter ao máximo suas propriedades.
Entre estes destaca-se um óleo terapêutico, ideal para aliviar problemas cutâneos, doenças e baixa imunidade.
Em seguida, confira o modo de preparo e todos os benefícios obtidos.
Como preparar o óleo de canela terapêutico?
A preparação deste óleo medicinal é muito simples, sem necessitar de alguma condição especial.
Como seus ingredientes são de longa duração, pode-se preparar uma certa quantidade para armazenar na caixa de remédios.
Embora seja vendido em algumas lojas de ervas naturais, esta alternativa garante a qualidade de seus ingredientes a baixo custo.
Ingredientes
- 12 paus de canela
- 1 xícara azeite de oliva extravirgem (200 g)
- 1 frasco de vidro hermético
Veja também: Misture azeite de oliva e suco de limão e obtenha benefícios maravilhosos
Modo de preparo
- Coloque os paus de canela no frasco de vidro e, posteriormente, despeje o azeite de oliva extravirgem.
- Certificar-se de que os paus estejam totalmente cobertos pelo azeite.
- Em seguida, feche o vidro e armazene em local quente.
- Deixe que o produto se concentre durante três semanas, agite-o todos os dias para que os extratos da canela se misturem bem com o azeite.
- Logo após esse período, separe os restos da canela usando uma gaze, ou coador de material similar.
- Por fim, transfira o produto para um frasco escuro e conserve em um lugar fresco.
Quais são os benefícios do óleo de canela terapêutico?
O óleo de canela é rico em substâncias antibacterianas e antifúngicas que combatem de forma eficaz uma variedade de patógenos que afetam a saúde.
A combinação de ingredientes utilizada alivia a inflamação, inibe o dano celular causado pelos radicais livres e fortalece o sistema imunológico.
Entre seus principais benefícios cabe destacar:
Previne resfriados
A aplicação e consumo do óleo de canela é uma forma simples de prevenir e aliviar os incômodos sintomas da gripe e resfriado.
Além disso, seus compostos desobstruem as vias respiratórias, acalmam a congestão e facilitam eliminação dos vírus e bactérias.
Combate a diabetes
Está comprovado que a canela é uma das melhores especiarias para combater os descontroles nos níveis de açúcar no sangue.
Ao adicionar duas ou três gotas desse óleo na alimentação regular é possível obter importantes benefícios contra a diabetes.
Alivia a artrite
Pacientes com artrite e doenças nos ossos podem conseguir uma agradável sensação de alívio com a aplicação direta deste produto natural.
O óleo de canela estimula o fluxo sanguíneo e diminui a inflamação para acalmar a dor e as dificuldades de movimento.
Combate as infecções cutâneas
O óleo é absorvido facilmente através dos poros da pele e, por ser antibacteriano, seu uso contínuo reduz todo tipo de infecção cutânea.
É recomendado para pacientes com pé de atleta, psoríase e outros transtornos que afetam a saúde da derme.
Reduz a fadiga
Massagens com óleo de canela são úteis para aliviar os sintomas de fadiga física e mental.
Em suma, seus compostos melhoram a circulação sanguínea, favorecem a passagem de oxigênio para o cérebro e otimizam a utilização da energia.
Recomendamos ler: Como preparar água alcalina para perder peso, aliviar a fadiga e prevenir doenças
Combate as infecções vaginais
Em suma, um pouco de óleo de canela diluído na água do chuveiro pode ajudar a equilibrar o pH vaginal para tratar as infecções.
Usado em pequenas quantidades, diminui a presença de bactérias e leveduras, controla sintomas como prurido, corrimento e maus odores.
Já tinha preparado o óleo de canela? Agora que sabe como fazê-lo em casa, siga estes passos muito simples para que tenha sempre à disposição um remédio espetacular.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Landero Valenzuela, Nadia, Lara Viveros, Francisco Marcelo, Aguado Rodríguez, Graciano Javier, Hoyos Petra, Andrade, Encarnación Apolonio, Dalia, & Pérez Rivera, Yazmín. (2016). Aceite escencial de Cynnamomum zeylanicum: alternativa de control para Penicillium expansum sobre pera en poscosecha. Revista mexicana de ciencias agrícolas, 7(5), 1017-1028. Recuperado en 10 de febrero de 2019, de http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&;pid=S2007-09342016000501017&lng=es&tlng=es.
- Lee, S. C., Wang, S. Y., Li, C. C., & Liu, C. T. (2018). Anti-inflammatory effect of cinnamaldehyde and linalool from the leaf essential oil of Cinnamomum osmophloeum Kanehira in endotoxin-induced mice. Journal of food and drug analysis, 26(1), 211-220.
- Montero-Recalde, Mayra, Revelo I, Jessica, Avilés-Esquivel, Diana, Valle V, Edgar, & Guevara-Freire, Deysi. (2017). Efecto Antimicrobiano del Aceite Esencial de Canela (Cinnamomum zeylanicum) sobre Cepas de Salmonella. Revista de Investigaciones Veterinarias del Perú, 28(4), 987-993. https://dx.doi.org/10.15381/rivep.v28i4.13890
- Polin Raygoza, Laura Alicia, Muro Reyes, Alberto, & Díaz García, Luis Humberto. (2014). Aceites esenciales modificadores de perfiles de fermentación ruminal y mitigación de metano en rumiantes: Revisión. Revista mexicana de ciencias pecuarias, 5(1), 25-47. Recuperado en 10 de febrero de 2019, de http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&;pid=S2007-11242014000100003&lng=es&tlng=es.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.