Alimentos que nos ajudam a limpar as mucosidades
Escrito e verificado por o biotecnólogo Alejandro Duarte
As mucosidades são um tipo de problema muito comum. Um simples resfriado, a sinusite e, inclusive, a asma fazem com que nossas vias respiratórias sejam bloqueadas, tornando a respiração difícil e causando grande mal-estar.
Como evitar isso? Existem diferentes alimentos que servirão de grande ajuda. Leia mais e conheça-os.
Diminuir as mucosidades consumindo os seguintes alimentos
Mas, o que é realmente a mucosidade? E por que nos acomete? Bem, em primeiro lugar é preciso saber que o muco fluido e espesso é secretado por várias células de nosso corpo, como resposta a uma infecção ou a um vírus.
O problema surge quando o muco é muito espesso, quando é excessivo e não pode ser eliminado com facilidade. Além disso, se a mucosidade é escura ou amarelada, é sintoma de uma infecção.
Alergias e resfriados são situações nas quais é habitual a formação de mucosidade.
Se não conseguimos eliminar esse muco, ele pode obstruir as vias respiratórias ou, inclusive, ser armazenado nos pulmões ou nos seios nasais, dando origem à dolorosa sinusite. É preciso ter cuidado.
Leia também: Xarope para limpar o muco dos pulmões
É importante saber que existem muitos alimentos que podem nos ajudar a aliviar a infecção e o excesso de mucosidade. Lembre-se de que a alimentação desempenha um papel importante na hora de melhorar nosso estado. Anote:
1. Gengibre e limão
Ricos em antioxidantes, fonte natural de vitamina C e, o que é mais importante, atuam como antibióticos naturais capazes de limpar nosso organismo de tóxicos, vírus e bactérias. São excelentes!
Além disso, atuam também como protetores celulares, evitando a acumulação de mucosidades.
Não deixe de preparar uma infusão com os dois ingredientes e tomar duas vezes por dia, uma pela manhã e outra a tarde.
Primeiramente, faça a decocção do gengibre para depois adicionar o suco de meio limão. Você verá como o organismo reage bem.
2. As propriedades curativas do abacaxi
Diz-se que o abacaxi é um dos melhores aliados dos asmáticos. Todas as suas propriedades estão ligadas à bromelaína, uma enzima proteolítica que consegue aliviar a bronquite e a pneumonia.
Ao tomarmos um copo de suco natural de abacaxi fresco, conseguiremos um bom anti-inflamatório, ideal para os pulmões e para aliviar a asma.
Assim, conseguiremos respirar muito melhor e diminuiremos toda a inflamação das vias respiratórias. Dessa forma, não duvide! O abacaxi é uma maravilha terapêutica.
3. Toranjas e melancia
O caso das toranjas é muito especial e precisamos considerá-la.
Consumir pelo menos uma toranja por dia já fará muito por nossa saúde, pois ela tem a capacidade de reduzir o sal do organismo, assim como de eliminar a mucosidade e o inchaço através de nossas vias respiratórias.
Além disso, atua como um grande anti-inflamatório natural.
Uma curiosidade a se destacar é que uma forma muito agradável de preparar um remédio simples para acabar com a mucosidade é misturando o suco fresco de melancia com suco de toranja.
Essa mistura vai eliminar toxinas e agir como solvente da mucosidade.
4. Sucos de laranja e kiwi
Um suco medicinal ideal para as manhãs. Uma injeção natural de vitamina C e antioxidantes que não devemos recusar.
As laranjas combinadas com os kiwis atuam como guerreiras contra a mucosidade, eliminando toxinas e diminuindo inflamações. Vale a pena provar!
5. Os melhores vegetais que não podem faltar
Tome nota dos vegetais que não devem faltar na sua alimentação sempre que sofrer com a produção de muco: alho, salsão, cebola, aspargo e couve-flor.
Consuma-os sempre frescos, visto que com eles conseguirá uma defesa maravilhosa contra qualquer doença infecciosa.
Se você, por exemplo, preparar uma sopa com esses vegetais, conseguirá dissolver a mucosidade. Isso porque eles impulsionam a imunidade.
Portanto, não devem faltar em sua alimentação. Além disso, também são excelentes antibióticos naturais.
6. As melhores ervas medicinais
Elas desobstruem, abrem nossas vias respiratórias, atuam como antibióticos naturais e são um grande recurso da medicina natural, que nos serve de grande ajuda.
Se você preparar infusões com elas, obterá uma grande ajuda. Além disso, também é possível adicioná-las às suas refeições ou em saladas, já que ajudam a conservar suas propriedades.
Quer saber quais ervas te ajudarão a eliminar a mucosidade? Anote: menta, eucalipto, tomilho e alecrim.
Leia também: Chá de menta, um dos melhores aliados da dieta
Elas conseguem diminuir inflamações e também são adequadas para crianças. É possível encontrá-las em lojas de produtos naturais e feiras. Utilize-as e você não vai se arrepender.
Alimentos que deve evitar quando estiver com muito muco
É preciso ter cuidado. Existem determinados alimentos que podem agravar mais a situação do muco.
Em certas ocasiões, não sabemos quais alimentos são esses e, sem querer, pioramos ainda mais o quadro. Assim, vale a pena anotar.
Evite os seguintes alimentos:
- Os laticínios, como o leite, os iogurtes, os cremes, os sorvetes, etc.
- Os alimentos de origem animal, como as carnes. É comum que esse tipo de alimento aumente ainda mais a mucosidade em nosso organismo, inclusive a conhecida mucosidade gástrica.
- Gorduras e óleos: a manteiga e a margarina são dois grandes facilitadores da produção de muco, evite-as. Sempre será melhor, por exemplo, usar o azeite de oliva.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Piccirillo, J. F. (2004). Acute Bacterial Sinusitis. New England Journal of Medicine. https://doi.org/10.1056/NEJMcp035553
- Slavin, J. L., & Lloyd, B. (2012). Health Benefits of Fruits and Vegetables. Advances in Nutrition: An International Review Journal. https://doi.org/10.3945/an.112.002154
- Mashhadi, N. S., Ghiasvand, R., Askari, G., Hariri, M., Darvishi, L., & Mofid, M. R. (2013). Anti-oxidative and anti-inflammatory effects of ginger in health and physical activity: review of current evidence. International journal of preventive medicine, 4(Suppl 1), S36.
- Tochi, B. N., Wang, Z., Xu, S. Y., & Zhang, W. (2008). Therapeutic application of pineapple protease (bromelain): a review. Pakistan journal of nutrition, 7(4), 513-520.
- Sorice, A., Guerriero, E., Capone, F., Colonna, G., Castello, G., & Costantini, S. (2014). Ascorbic acid: its role in immune system and chronic inflammation diseases. Mini reviews in medicinal chemistry, 14(5), 444-452.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.