Água de linhaça para fortalecer o cabelo
Atualmente existem muitos tratamentos para o cuidado e a beleza do cabelo, que foram desenvolvidos para reparar os danos e torná-lo mais saudável e bonito. Hoje falaremos sobre o uso da água de linhaça para fortalecer o cabelo.
Como a maioria de nós já sabe, a linhaça é um ingrediente rico em óleos essenciais e nutrientes muito bons para a saúde. No caso do cabelo, nutre, hidrata e o regenera, deixando-o muito mais charmoso e saudável.
Benefícios da água de linhaça para fortalecer o cabelo
Além de ser a maior fonte vegetal de ácidos graxos ômega 3, a linhaça também conta com quantidades significativas de vitaminas do grupo E e B.
A vitamina E atua como um antioxidante capaz de reverter os danos causados pelo ambiente e estimula a regeneração.
Por sua vez, a vitamina B é boa para o sistema nervoso e circulatório, é por isso que a linhaça é adequada para cuidar da saúde da pele e, principalmente, do cabelo, ao qual fortalece, nutre e deixa brilhante.
Mas, além de ter usos estéticos, a água de linhaça ajuda a hidratar o cabelo, evitar a queda e favorecer seu crescimento. Esse líquido rico em nutrientes também pode prevenir o envelhecimento prematuro das madeixas.
A água de linhaça pode ser o maior aliado para cuidar e proteger o cabelo dos danos causados pelo ambiente. Além disso, é ideal para fixar o cabelo e evitar o incômodo frizz e o ressecamento que desmancha os penteados.
Por outro lado, serve para tratar feridas e queimaduras por sua ação antibacteriana e sua capacidade de regenerar os tecidos.
Leia também: Os 5 melhores produtos naturais para controlar o frizz do cabelo
Como preparar a água de linhaça?
Preparar a água de linhaça é muito simples e, sobretudo, muito econômico. Siga estes simples passos e aproveite todos os seus benefícios para cuidar de seus cabelos.
Ingredientes
- 1 colher de chá de sementes de linhaça
- 1 litro de água
- O suco de um limão
Preparo
Ponha para ferver a água em uma panela e, quando chegar à ebulição, adicione as sementes de linhaça. Deixe no fogo por mais dois minutos, ou o tempo que for necessário para que a água engrosse.
Quando estiver pronto, deixe esfriar, filtre a água e retire as sementes. Na água que sobrar, adicione três colheradas de suco de limão, com a finalidade de que se conserve melhor e por mais tempo.
Como utilizar a água de linhaça para fortalecer o cabelo?
Para aproveitar ao máximo os benefícios da água de linhaça para fortalecer o cabelo, é muito importante seguir os passos que daremos a seguir:
Descubra: Como limpar o intestino e queimar gordura com semente de linhaça
- Lave bem o cabelo como de costume, com seu xampu e condicionador habituais.
- No momento de se pentear, em vez de usar cremes para pentear, pegue um pouco de água de linhaça com as mãos e aplique por todo o couro cabeludo e cabelo, de modo que penetre bem, da raiz às pontas.
- Esse tratamento ajudará a nutrir o cabelo e evitará sua queda.
- Quando estiver seco, você notará suas madeixas brilhantes, bem definidas e livres desse incômodo ressecamento.
- No caso de ter cabelo cacheado, basta aplicar uma quantidade generosa de água de linhaça para que os cachos fiquem bem definidos e não desmanchem.
- Para potencializar os efeitos, você pode aplicar água de linhaça no couro cabeludo todas as noites antes de deitar.
Para conservar este produto, é necessário adicionar limão e mantê-lo em ambiente fresco e arejado. Não se recomenda preparar em grande quantidade, visto que, por ser natural e livre de conservantes artificiais, sua vida útil será de no máximo duas semanas.
Portanto, recomenda-se preparar somente o necessário para uma semana e guardá-lo em um frasco limpo e hermético.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Febles Fernández, C., Soto Febles, C., Saldaña Bernabeu, A., & García Triana, B. E. (2002). Funciones de la vitamina E: actualización. Revista Cubana de Estomatología, 39(1), 28-32. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75072002000100005
- Behrens, M. I., Díaz, V., Vásquez, C., & Donoso, A. (2003). Demencia por déficit de vitamina B12: Caso clínico. Revista médica de Chile, 131(8), 909-914. https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-98872003000800012
- Fedeniuk, R. W., & Biliaderis, C. G. (1994). Composition and physicochemical properties of linseed (Linum usitatissimum L.) mucilage. Journal of Agricultural and Food Chemistry, 42(2), 240-247. https://pubs.acs.org/doi/abs/10.1021/jf00038a003
- Bongoni, Raja. (2016). Antibacterial and Antifungal activities of Linum Usitatissimum. International Journal of Pharmacy Education and Research. 3. 4-8. https://www.researchgate.net/publication/302895726_Antibacterial_and_Antifungal_activities_of_Linum_Usitatissimum
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.