A impressionante mudança física de Leon Goretzka: dieta e treino

Leon Goretzka aproveitou a pausa nas competições para se reinventar e elevar seu corpo em vários níveis. Com as mudanças que implementou, ele ganhou músculos, força, potência e desempenho.
A impressionante mudança física de Leon Goretzka: dieta e treino
Leonardo Biolatto

Revisado e aprovado por médico Leonardo Biolatto.

Escrito por Fernando Clementin

Última atualização: 10 julho, 2023

Após a suspensão temporária do futebol em 2020, o jogador do Bayern de Munique surpreendeu a todos ao reaparecer nos gramados. Estamos falando de Leon Goretzka, que teve uma mudança física impressionante e mostrou um corpo muito mais musculoso.

Foram tempos difíceis para a sociedade e também para o futebol profissional. Com as ligas suspensas e a impossibilidade de treinar em grupos, os atletas tiveram que encontrar novas formas de se manterem saudáveis e em forma.

Muitos deles apelaram à realização de sessões de exercício no jardim de casa. No entanto, o alemão Leon Goretzka decidiu focar em sua massa muscular e o fez por meio de várias mudanças em sua dieta e rotina de exercícios.

Como Leon Goretzka conseguiu as mudanças físicas?

Como qualquer outra pessoa, os atletas baseiam sua preparação na combinação de dois fatores básicos: dieta e exercícios. Da mesma forma, outros fatores como descanso e bem-estar mental também influenciam.

Goretzka aproveitou sua academia em casa para realizar treinos diferentes do que estava acostumado. Isso, junto com um plano alimentar baseado em proteínas, deu resultados impressionantes em sua aparência física.

Leon Goretzka antes de sua transformação física.
A figura de Goretzka era muito diferente antes de aplicar as mudanças de rotina.

A dieta que promoveu a mudança física de Leon Goretzka

Claro que a alimentação é parte fundamental na hora de mudar a composição corporal de uma pessoa. O que consumimos tem relação direta com os nutrientes que o corpo dispõe para obter energia.

No caso de Goretzka, a ingestão de proteínas certamente aumentou. Esse nutriente é fundamental quando se trata de ganho muscular, conforme bem explica um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine. As proteínas podem ser encontradas em alimentos como ovos, carne magra, laticínios, nozes e certos vegetais, como espinafre.

Além disso, outros alimentos de origem natural, como vegetais, frutas da estação e laticínios, substituíram os que continham glúten na dieta de Goretzka. Os carboidratos que o jogador de futebol priorizou para essa mudança no organismo foram os complexos, que têm uma absorção mais lenta.

Da mesma forma, gorduras saudáveis (como insaturadas) fazem parte de sua dieta regular. Elas também contribuem para o ganho muscular, pois estimulam a produção de hormônios como testosterona, progesterona e hormônio do crescimento. Todos eles colaboram na gênese de novos tecidos, segundo estudos científicos.

Embora nada tenha sido esclarecido oficialmente, não é insensato pensar que que a transformação física de Leon Goretzka também ocorreu graças ao consumo de suplementos esportivos. Nesse sentido, é importante saber que nem todos são permitidos, já que os jogadores de futebol passam regularmente por rígidos controles antidoping.

O treinamento de Leon Goretzka para alcançar a mudança física

O meio-campista alemão encontrou uma oportunidade no tempo fora de campo em 2020. Nesse período, aproveitou para fazer exercícios de força com barras e pesos, que potencializaram o ganho de massa muscular.

Claro que sua rotina era controlada pela comissão técnica de seu time, para que a mudança nos exercícios não alterasse seu desempenho posterior como jogador de futebol. Diante dos resultados, percebe-se que as capacidades físicas do meio-campista não diminuíram.

O treinamento de força que ajuda a construir músculos consiste em exercícios com muito peso e repetições moderadas. De acordo com pesquisas publicadas na Medicine and Science in Sports and Exercise, as repetições recomendadas variam de 8 a 12.

Essa nova composição corporal mais musculosa não é importante apenas para Goretzka quando se trata de disputar a bola, desarmar ou lutar por posição na área. Também é relevante para mantê-lo em melhor forma ao longo da temporada.

Ter mais massa muscular ajuda a prevenir lesões musculares. Assim, ao sofrer menos problemas físicos, o meio-campista não perde as sessões de treinamento e não é obrigado a interromper suas rotinas.

Lesão de futebol.
As lesões esportivas são um obstáculo para atletas menos treinados.

Leon Goretzka: um exemplo de dedicação

A mudança física de Leon Goretzka, concebida e concretizada em um momento crítico para o esporte profissional, é a prova de que toda crise também pode ser uma oportunidade. O jogador de futebol não pôde treinar em campo com os companheiros e optou por dedicar os dias ao corpo na academia.

Graças a esse sacrifício, o alemão foi uma das figuras-chave no Bayern de Munique, que acabou sendo consagrado campeão da UEFA Champions League. Seu desempenho foi marcante e os frutos da mudança física puderam ser vislumbrados em sua atuação.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Morton, R. W., Murphy, K. T., McKellar, S. R., Schoenfeld, B. J., Henselmans, M., Helms, E., Aragon, A. A., Devries, M. C., Banfield, L., Krieger, J. W., & Phillips, S. M. (2018). A systematic review, meta-analysis and meta-regression of the effect of protein supplementation on resistance training-induced gains in muscle mass and strength in healthy adults. British journal of sports medicine, 52(6), 376–384. https://doi.org/10.1136/bjsports-2017-097608
  • Storer, T. W., Basaria, S., Traustadottir, T., Harman, S. M., Pencina, K., Li, Z., Travison, T. G., Miciek, R., Tsitouras, P., Hally, K., Huang, G., & Bhasin, S. (2017). Effects of Testosterone Supplementation for 3 Years on Muscle Performance and Physical Function in Older Men. The Journal of clinical endocrinology and metabolism, 102(2), 583–593. https://doi.org/10.1210/jc.2016-2771
  • Schoenfeld, B. J., Contreras, B., Krieger, J., Grgic, J., Delcastillo, K., Belliard, R., & Alto, A. (2019). Resistance Training Volume Enhances Muscle Hypertrophy but Not Strength in Trained Men. Medicine and science in sports and exercise, 51(1), 94–103. https://doi.org/10.1249/MSS.0000000000001764

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.