9 formas de acabar com as verrugas rapidamente
Revisado e aprovado por a Doutora Karla Henríquez
Verrugas são pequenas proeminências que saem da pele formadas pela dilatação das papilas vasculares e o endurecimento da epiderme que as recobre. Esses detalhes podem nos afetar esteticamente, pois sua forma costuma ser desagradável à vista.
Atualmente existem vários tratamentos médicos que ajudam a acabar com as verrugas sem deixar cicatriz. Alguns são tão potentes que podem fazê-las desaparecer em questão de minutos. No entanto, é necessário deixar claro que a maioria desses tratamentos são muito caros.
A natureza nos dá a possibilidade de eliminar esse problema sem a necessidade de gastar uma quantidade exorbitante de dinheiro. Assim como os tratamentos caros, não deixarão nenhuma marca desse pequeno incômodo.
Aqui temos uma lista de métodos eficazes para acabar com as verrugas.
1. Cura com alho para acabar com as verrugas
De acordo com este estudo realizado pela Universidade Estadual de Washington, o alho é um potente antimicrobiano.
- Pegue um dente de alho fresco e amasse-o até obter uma pasta grossa.
- Aplique na verruga.
- Em seguida, cubra a área com um curativo ou um pedaço de pano esticado o suficiente para que a mistura não se mova.
- Deixe agir a noite toda.
- No dia seguinte, remova o curativo e limpe completamente a área.
- Repita o processo diariamente até a verruga secar e cair.
2. Vinagre de maçã
Esse líquido é ideal para secar essas pequenas protuberâncias. Tudo que você precisa fazer é pegar um band-aid e colocar três gotas de vinagre de maçã nele. Coloque-o sobre a verruga que quer eliminar e, assim como na receita de alho, deixe agir durante toda a noite. Repita o processo por 5 dias consecutivos.
3. Casca de banana
Não jogue fora a casca de banana, pois de acordo com esta pesquisa da Universidade de Mangalore (Índia), ela é antifúngica. Use-a para esfregar o local onde está a verruga. Repita esse processo várias vezes ao dia por duas semanas.
Você também pode colocar um pedaço de casca na área afetada, certificando-se de que esteja bem presa. Deixe-a agir a noite toda.
4. Fita adesiva
Coloque um pedaço de fita adesiva sobre a verruga e deixe por seis dias. Depois, enxágue a verruga e repita o processo até que ela caia. Pode demorar um pouco mais de um mês para dar resultado.
5. Sumo de cebola
A cebola tem propriedades antibacterianas, de acordo com este estudo realizado pela Universidade de Yeungnam (Coréia) e seu uso consiste em:
- Corte-a em pedaços e deixe-a em uma tigela com bastante sal durante a noite.
- De manhã, extraia o suco e aplique diretamente na área afetada antes de dormir.
- Para ter algum efeito, você deve usar este tratamento por pelo menos 12 dias.
6. Óleo de rícino
Em menos de quatro semanas o óleo de rícino nos ajuda a acabar com as incômodas verrugas, como sugere este estudo da Universidade das Maurícias. O método consiste em misturar um pouco de fermento em pó com óleo de rícino até formar uma pasta pegajosa. Aplique-a em cima da protuberância e cubra com um curativo.
7. Vitamina C
- Prepare uma pasta com cápsulas de vitamina C amassadas e um pouco de água.
- Aplique a mistura diretamente na área afetada e deixe agir por 20 minutos.
- Repita esse procedimento diariamente.
8. Óleo essencial da árvore do chá
O óleo essencial da árvore do chá contém fortes propriedades medicinais para a cura de doenças da pele. É antimicrobiano, antibacteriano e antifúngico, de acordo com este estudo realizado pela Universidade da Austrália Ocidental.
A forma correta de utilizá-lo é colocar várias gotas de óleo na área afetada. Esse processo deve ser repetido três vezes ao dia. Como muitos remédio caseiros, demora um pouco para fazer efeito, mas seus resultados são maravilhosos.
9. Aloe vera
Aloe Vera é um dos principais remédios caseiros para tratar problemas de pele. Como o óleo da árvore do chá, ele possui propriedades antibacterianas, de acordo com este estudo realizado pela New Horizon Dental College and Research Institute (Índia). Basta aplicá-lo 3 vezes ao dia no local onde as verrugas estão, para que elas desapareçam sem deixar cicatrizes após alguns dias.
Conclusão
Ante qualquer nova lesão que apareça em nossa pele, a primeira coisa que devemos fazer é consultar um dermatologista. Depois que a lesão for identificada e o tratamento recomendado pelo médico aplicado, você poderá então usar esses truques para melhorar as verrugas. No entanto, esclarecemos que não existem estudos científicos que demonstrem verdadeira eficácia.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Arango, M. del P. (2018). El virus del papiloma humano. Archivos de Medicina (Manizales). https://doi.org/10.30554/archmed.10.0.1526.2005
- Moreno Cano, P., Agüero Orgaz, D., & Duce Tello, S. (2012). Las verrugas vulgares. FMC Formacion Medica Continuada En Atencion Primaria. https://doi.org/10.1016/S1134-2072(12)70360-2
- Gerlero, P., & Hernández-Martín, Á. (2016). Actualización sobre el tratamiento de las verrugas vulgares en los niños. Actas Dermo-Sifiliográficas. https://doi.org/10.1016/j.ad.2016.04.010
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.