9 curiosidades sobre o café
Há pessoas que não podem viver sem uma xícara de café fumegante. É o melhor despertador que existe e nos renova quando, após o almoço, gostaríamos de cochilar em vez de trabalhar. Se você é fã desta bebida, conheça algumas curiosidades sobre o café a seguir.
Curiosidades sobre o café
1. Ele surgiu na Etiópia
O café é a planta que dá grãos de café e é originário da província de Kaffa, na Abyssinia, na Etiópia . Nessas terras altas, ele cresce selvagem. As qualidades desta bebida espalhadas por todo o mundo eram conhecidas no século XI pela tribo Galla. Para consumi-lo, eles o misturavam com gordura animal. Então, seria introduzido na Arábia e de lá para o resto do planeta.
2. É produzido em países tropicais
Um terço da produção mundial está concentrada no Brasil. Outros países responsáveis por cada dia em que você toma um delicioso café pela manhã são: Colômbia, Vietnã e Indonésia (entre outros).
3. Existem dois tipos principais de café
Embora o café “arábica” (arabica coffea) seja mais frequente, há outro tipo chamado “canéfora” (coffawn canephora) que é mais forte e mais ácido. O primeiro representa 75% da produção mundial e seu cultivo é mais delicado. O segundo é usado para fazer café instantâneo e misturas e é mais resistente que o árabe.
4. Era conhecido como “vinho árabe”
Quando os europeus entraram em contato com a cultura árabe, uma das coisas que chamou sua atenção foi a bebida escura que eles consumiam diariamente. Naquele tempo, no Oriente, eles o chamavam de “Qahwat-al-bun“, que na tradução para o português seria algo como “vinho de grão”. Mais tarde, “Qahwat” (cajua) se tornou “kahveh” (kajve em turco e de lá para outras línguas semelhantes: coffee em inglês, café em português. Em japonês seu nome é “Koji” e em chinês “kafei guan“.
5. Os primeiros cafés eram ingleses
Mais uma das curiosidades sobre o café. Depois que ele atravessou todo o continente europeu, foi adotado pelos ingleses, que já consumiam o chá da Ásia. O primeiro café foi aberto em 1652 em Londres. Esses lugares não eram apenas para beber a infusão, mas também para o encontro de políticos, artistas, pensadores, filósofos e advogados. Por esta razão, o procurador do rei Carlos II queria fechá-los em 1676, mas sem sucesso.
Até o ano 1700 na capital britânica, havia 2000 cafeterias em operação. Em Berlim, o primeiro foi fundado em 1670, e em Paris em 1686. Neste estabelecimento, uma nova técnica também foi inventada para preparar a bebida: passar os grãos através de água quente e através de um filtro.
Uma curiosidade sobre o café na Rússia (onde foi proibido sob pena de tortura e mutilação): se a polícia czarista encontrasse alguém com uma crise nervosa, dizia-se que estavam consumindo essa bebida.
6. O “café pendente” solidário
Outra das curiosidades sobre o café é mais atual e tem a ver com um ato de solidariedade com os outros. A tradição começou na cidade italiana de Nápoles há várias décadas, mas recentemente foi implementada em outros lugares. Trata-se de pagar um café para um futuro cliente. Aqueles que não podem pagar uma xícara de bebida podem ir aos estabelecimentos que permitem a prática e desfrutar de um café pago por um anônimo.
7. A bebida do demônio
Sendo produzido pelos árabes, os fiéis da Igreja Católica o consideravam “coisa de hereges”.
No entanto, a igreja não conseguiu resistir à tentação quando experimentou um gole de café. Acredita-se que as palavras faladas pelo Pontífice foram: “É uma bebida tão deliciosa que seria um pecado permitir que ele só fosse apreciado pelos hereges. Derroto Satanás abençoando-a. Não contém nenhuma objeção para um bom cristão “.
8. O falso aroma das cafeterias
O que os proprietários das primeiras cafeterias inglesas diriam se vissem uma loja da Starbucks? Claro que eles ficariam escandalizados com muitas coisas, mas por uma em particular: eles usam aromas artificiais em seus cafés e em estabelecimentos. Desta forma, quando passeamos pela rua, entramos sem hesitação e compramos seus produtos. Eles sabem aproveitar nossos instintos!
9. O café serve como fertilizante
Os resíduos de café podem ser utilizados para fertilizar jardins e pomares devido ao alto teor de nitrogênio. O café moído também fornece os microminerais do solo, como fósforo e potássio. Recomendamos que você não jogue fora o que resta depois de fazer uma infusão… melhor jogar nas plantas!
Imagem principal de © wikiHow.com
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.