8 alimentos que podem causar refluxo
O refluxo ácido é um sintoma incômodo que apresenta-se por um mal funcionamento do esfíncter esofágico inferior, cuja função principal é manter o bolo alimentar e suco gástrico no estômago.
É um problema caracterizado por uma sensação de queimação na altura do esterno, quase sempre acompanhada por secura na garganta e acidez.
Às vezes é tão forte, que muitas pessoas confundem o problema com a dor causada por um infarto do miocárdio, o que gera centenas consultas de urgência ao médico.
Seu aparecimento pode ser causado por algum tipo de anomalia do esôfago, ou por problemas digestivos que aumentam a produção de ácidos no estômago.
No entanto, a maioria dos casos tem a ver com hábitos alimentares, pois algumas refeições pesadas e apimentadas alteram o pH digestivo e aumentam a acidez.
Ainda que seja um transtorno de caráter esporádico e leve, o ideal é conhecer quais os alimentos o provocam, para evitar que se torne recorrente.
Descubra-os!
Alimentos que podem causar refluxo
1. Chocolate
Ainda que o chocolate tenha se tornado bastante popular por seu alto teor de antioxidantes, seu consumo excessivo pode desencadear o refluxo gástrico.
Isso porque possui um alto teor de gorduras e estimulantes, como a cafeína e a teobromina, todos relacionados com o aumento da acidez no sistema digestivo.
2. Condimentos picantes
Os condimentos picantes dão um toque muito especial aos pratos e alguns têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
O problema é que podem ser agressivos para o sistema digestivo, sobretudo quando combinados a outros alimentos irritantes.
Entre os alimentos e condimentos que podem ser prejudiciais quando ocorrem constantes episódios de refluxo estão:
- Molhos picantes
- Curry
- Chili
- Cominho
Leia mais: Comida picante: vantagens e desvantagens
3. Café
Para um grande número de pessoas, o café não pode faltar em seu dia a dia. Seu poder energético, além de seus antioxidantes, tornam-o uma grande opção para começar uma longa jornada de trabalho.
No entanto, por ser uma das principais fontes de cafeína, quem tende a sofrer de refluxo deve evitá-lo.
Essa substância estimulante enfraquece as válvulas que mantêm os sucos ácidos no estômago, o que facilita seu retorno para o esôfago e à boca.
4. Batatas fritas
As batatas e outras frituras à venda no mercado são o inimigo número um dos processos digestivos e metabólicos.
Esses snacks contêm altos níveis de gorduras trans e conservantes químicos que, além de afetar as funções digestivas, aumentam a produção de ácidos e a presença de toxinas.
Consumi-las em grande quantidade influi nos descontroles dos processos inflamatórios do corpo e, ao mesmo tempo, aumenta a recorrência da pressão estomacal e da acidez.
5. Embutidos e enlatados
Tanto as carnes embutidas quando enlatados estão repletos de substâncias artificiais que, ainda que permitam conservá-los frescos, geram um excesso de acidez no sangue e no estômago.
Esse tipo de alimento caracteriza-se por seu alto teor de gordura e farinhas, que afetam a saúde estomacal e o bom funcionamento do metabolismo.
Consumi-las regularmente pode causar o aparecimento de transtornos como obesidade e altos níveis de colesterol e açúcar.
6. Produtos de padaria
Os produtos à venda em padarias, sobretudo os biscoitos e doces ricos em substâncias artificiais, podem gerar um ambiente ácido no estômago e esôfago.
Essas substâncias, além dos açúcares e farinhas refinadas, causam irritação no revestimento do esôfago; assim como aumentam a presença de sucos ácidos.
Como consequência, o esfíncter esofágico fica debilitado e, por sua vez, aumenta a suscetibilidade de sofrer com úlceras e gastrite.
Saiba mais: 5 hábitos que podem piorar a gastrite
7. Refrigerantes
O consumo habitual de refrigerantes pode causar uma série de reações negativas no organismo.
Estas podem ser refletidas em vários aspectos da saúde.
Os refrigerantes, sobretudo os de cola, contêm altos níveis de cafeína e, portanto, têm efeitos similares aos do café.
Por outro lado, os gases aumentam a pressão no estômago, o que origina uma resposta ácida em seu ambiente.
8. Carnes vermelhas
O consumo excessivo de carnes vermelhas pode aumentar os níveis de inflamação no corpo; já que contêm muitas purinas e substâncias ácidas que interferem na digestão.
Isso, somado a seu alto teor de gordura, explica por que é uma das responsáveis pelo aparecimento recorrente desse incômodo.
Por isso, prefira carnes magras, como o frango ou o peru, assim como peixe.
Você sofre com refluxo ácido regularmente? Revise sua dieta e limite o consumo dos alimentos mencionados, para facilitar o controle desse incômodo problema.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Jarosz, M., & Taraszewska, A. (2014). Risk factors for gastroesophageal reflux disease: The role of diet. Przeglad Gastroenterologiczny. https://doi.org/10.5114/pg.2014.46166
- Austin, G. L., Thiny, M. T., Westman, E. C., Yancy, W. S., & Shaheen, N. J. (2006). A very low-carbohydrate diet improves gastroesophageal reflux and its symptoms. Digestive Diseases and Sciences. https://doi.org/10.1007/s10620-005-9027-7
- Kubo, A., Block, G., Quesenberry, C. P., Buffler, P., & Corley, D. A. (2014). Dietary guideline adherence for gastroesophageal reflux disease. BMC Gastroenterology. https://doi.org/10.1186/1471-230X-14-144
- Surdea-Blaga, T., E. Negrutiu, D., Palage, M., & L. Dumitrascu, D. (2017). Food and Gastroesophageal Reflux Disease. Current Medicinal Chemistry. https://doi.org/10.2174/0929867324666170515123807
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.