7 sinais que alertam sobre uma doença nos rins

· 5 de setembro de 2016
Ainda que muitas vezes não demos a estes sintomas a atenção adequada, se apresentarmos vários deles é importante consultar um especialista e fazer os exames necessários para descartar problemas nos rins.

Os rins são os órgãos que estão localizados na parte posterior do abdômen, paralelos à coluna vertebral.

Seu bom funcionamento desempenha um papel muito importante na saúde dos seres humanos. Isso porque são os responsáveis por manter sob controle os níveis de eletrólitos, a pressão arterial e os líquidos, entre outros.

Assim como ocorre com os demais sistemas do corpo, eles estão em risco contínuo de contrair infecções e vários tipos de doenças.

Embora não seja algo tão comum, o problema reside no fato de que estas doenças não apresentam sintomas nas etapas iniciais e costumam ser muito difíceis de diagnosticar.

A única maneira de identificá-las com precisão é através de exames médicos de sangue e de urina.

No entanto, há alguns sinais físicos que também podem ajudar a suspeitar do desenvolvimento de alguma anomalia.

A seguir queremos compartilhar em detalhe os sete sintomas mais comuns de doença nos rins para que você não hesite em consultar um médico caso os identifique.

Possíveis sintomas de doença nos rins

1. Cansaço excessivo

doença nos rins

A fadiga crônica é o resultado da dificuldade que o sangue tem para transportar o oxigênio até as células do corpo quando desenvolve um problema renal.

Os rins estão vinculados à produção de glóbulos vermelhos. Sua deterioração, portanto, impede que essas células sejam produzidas nas quantidades adequadas.

2. Coceira na pele

Através da função renal, uma grande parte das toxinas do sangue é eliminada do corpo através da urina.

Devido ao mau funcionamento dos rins, os resíduos ficam retidos nos tecidos e é comum sentir coceira ou formigamento sob a pele.

3. Edemas

doença nos rins

A retenção de líquidos ou edema é um dos sintomas mais contundentes de doença nos rins.

Ainda que seu surgimento seja influenciado por muitos fatores, a insuficiência renal é uma das causas principais.

Estes órgãos controlam os níveis de água e sódio no organismo. Por isso, um mau funcionamento impede que os mesmos se equilibrem de forma adequada.

Este sintoma também pode surgir quando ocorrerem grandes perdas de proteínas por meio da urina, uma condição chamada síndrome nefrótica.

A inflamação costuma se concentrar nos pés e nos tornozelos, ainda que em alguns casos possa surgir nos braços, no rosto e em outras partes do corpo.

4. Anemia

Os quadros de anemia nos pacientes são um indicativo de que uma doença nos rins pode estar avançando em seu nível de gravidade.

Estes órgãos são responsáveis por produzir um hormônio chamado eritropoetina, encarregado de estimular a medula óssea para produzir os glóbulos.

Devido ao fato de que sua função é comprometida em uma etapa grave da insuficiência renal, seus níveis diminuem de forma notável e surgem quadros crônicos de anemia.

5. Dores nas costas

doença nos rins

As dores na região lombar ou nas costas indicar uma possível doença nos rins, principalmente no caso de pacientes idosos.

Embora este não seja um sintoma muito comum, pode ocorrer diante da presença de pedras nos rins ou nas vias urinárias.

Nestes casos a dor costuma ser intensa e tende a vir acompanhada de outros sintomas, como dificuldade para urinar e sensação de ardor.

É importante distinguir esta dor daquela sentida nos músculos, sobretudo porque pode ser essencial para a detecção precoce de uma condição grave.

Leia também: Pomada de arnica e óleo de coco para a dor lombar

6. Alterações na urina

Saber distinguir a urina de rins saudáveis é determinante para poder encontrar sinais de alerta de dificuldades renais.

Quando estes órgãos desenvolvem algum tipo de falha, ocorrem problemas como:

  • Mais vontade de urinar no meio da noite.
  • Urina com aspecto espumoso ou borbulhante.
  • Urina com odor fétido e cor escura.
  • Maior quantidade de urina, com uma cor pálida demais.
  • Dificuldade para urinar mais de quatro vezes ao dia.
  • Incontinência urinária.
  • Presença de sangue na urina.

7. Mau hálito

doença nos rins

O hálito de amoníaco e o sabor metálico na boca podem ocorrer devido ao acúmulo de toxinas no sangue por causa da insuficiência renal.

Este incômodo sintoma é difícil de controlar, inclusive para pessoas que têm hábitos corretos de higiene bucal.

Apesar de todos os sintomas mencionados neste texto poderem surgir por diferentes causas, não custa nada considerar que sua origem também pode ser um problema renal.

Portanto, consulte um médico em caso de suspeita e solicite os respectivos exames para garantir que tudo está bem.