7 coisas que afetam a saúde da sua tireoide sem você perceber
A tireoide é uma pequena glândula que intervém nas funções de vários sistemas importantes de nosso corpo.
Trata-se de um órgão endócrino que, ao produzir hormônios, participa no metabolismo, no ritmo cardíaco, no estado de ânimo e outros processos vitais que mantêm a saúde.
Localiza-se logo acima da clavícula, na parte frontal do pescoço e, em geral, sua atividade diária influi na qualidade de vida de todos os órgãos.
Por isso, quando apresenta dificuldades, a pessoa começa a sofrer com uma ampla variedade de sintomas e doenças que tendem a apresentar complicações quando não são controladas a tempo.
Por tal motivo, é fundamental conhecer quais fatores podem alterar suas funções e, depois de identificá-los, fazer todo o possível para minimizar seus efeitos.
Neste artigo, queremos revelar 7 coisas que, sem que você se dê conta, podem deteriorar a saúde da sua tireoide.
1. Estilo de vida sedentário pode afetar a saúde da sua tireoide
Manter um estilo de vida sedentário é um dos possíveis desencadeantes de doenças da tireoide, como o hipotireoidismo.
A falta de atividade física impacta de forma negativa a saúde física e emocional, gerando uma redução na produção dos hormônios secretados por essa glândula.
Como consequência, o metabolismo se torna mais lento e, por sua vez, aumenta a tendência de sofrer com sobrepeso, obesidade e diabetes.
Entre outras coisas, esse mau hábito influi em sintomas como:
- Sensação de fadiga
- Dores musculares e articulares
- Queda de cabelo e unhas fracas
- Colesterol alto
- Pressão alta
Leia também: Como combater o sobrepeso com limão
2. Alimentação com baixo teor de iodo
A pouca absorção de iodo através da alimentação pode influir na pouca produção de hormônios da tireoide, ou seja, no hipotireoidismo.
Nosso corpo requer esse nutriente para regular a atividade da glândula tireoide e, por isso, é fundamental garantir seu consumo em quantidades adequadas.
Alguns dos alimentos que o contém naturalmente são:
- Sal marinho
- Sal do Himalaia
- Mirtilos
- Rabanete
- Feijão
- Algas
- Chocolate
- Iogurte natural
- Ervilha
3. Fumo
O vício em cigarro tem efeitos nocivos não apenas sobre a saúde pulmonar.
As toxinas que o cigarro contém conseguem viajar através da corrente sanguínea e, além de causar danos nos tecidos e nas células, interfere na saúde da glândula tireoide.
- O fumo diminui os níveis do hormônio estimulante da tireoide (TSH9), gerando dificuldades metabólicas, problemas visuais e riscos cardiovasculares.
4. Dieta rica em glúten
O glúten é uma proteína que pode causar graves complicações digestivas nas pessoas que sofrem com a doença celíaca ou intolerância.
- Essa substância está relacionada aos problemas no funcionamento da tireoide, já que causa reações inflamatórias e metabólicas ao ser detectada pelo sistema imune do corpo.
Uma alimentação livre de fontes de glúten, inclusive nas pessoas que não são intolerantes, garantirá um melhor funcionamento da glândula e menos risco de problemas associados.
5. Consumo excessivo de soja e derivados
Ainda que, em várias oportunidades, já tenhamos falado dos vários benefícios da soja, é fundamental saber que seu consumo excessivo pode causar complicações na atividade da tireoide.
Isso porque seus compostos inibem a absorção do hormônio dessa glândula, sobretudo em pacientes que tenham início da doença ou risco.
Por segurança, as pessoas diagnosticadas com esse tipo de problema devem eliminar a soja e seus derivados da dieta.
6. Consumo de bebidas alcoólicas
Quem costuma consumir bebidas alcoólicas em excesso tem grandes chances de sofrer, a médio e longo prazo, de alguma complicação em função de sua glândula tireoide.
Os órgãos excretores ajudam a filtrar e metabolizar essas bebidas, mas muitas de suas toxinas conseguem viajar através do sangue, chegando a interferir na produção de seus hormônios.
Visite este artigo: Que bebidas são as que mais nos engordam?
7. Estresse descontrolado
Ainda que sejamos conscientes disso, o sistema endócrino é sensível às mudanças no estado de ânimo e, portanto, quando há uma má administração do estresse, é comum que se altere a produção dos hormônios da tireoide.
- Quando esses desequilíbrios hormonais não se controlam, o estresse se torna o desencadeante de doenças físicas.
Como você pode notar, são muitos os fatores que, de algum modo, têm a ver com as dificuldades no funcionamento da tireoide.
Se você identificar um ou vários sintomas, procure tomar medidas a respeito para evitar que gerem complicações para a saúde.
Se você suspeitar de alguma doença relacionada, consulte seu médico para receber um diagnóstico oportuno.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Iodine Deficiency. American Thyrod Association.
https://www.thyroid.org/iodine-deficiency/ - Hypothyroidism and obesity: An intriguing link. Debmalya Sanyal and Moutusi Raychaudhuri. KPC Medical College, Kolkata, West Bengal, India (2016). https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4911848/
- Influence of cigarette smoking on thyroid gland–an update.
Sawicka-Gutaj N, Gutaj P, Sowiński J, Wender-Ożegowska E, Czarnywojtek A, Brązert J, Ruchała M. (2014) 65(1):54-62, https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24549603 - Prevalence of thyroid disorders in untreated adult celiac disease patients and effect of gluten withdrawal: an Italian multicenter study. Sategna-Guidetti C, Volta U, Ciacci C, Usai P, Carlino A, De Franceschi L, Camera A, Pelli A, Brossa C. Universidad de Torino, Italia. University of Torino, Italy.
- Impact of alcohol use on thyroid function. Yatan Pal Singh Balhara and Koushik Sinha Deb. Department of Psychiatry, All India Institute of Medical Sciences, New Delhi, India. (2013). https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3743356/
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.