6 estratégias para reduzir seus níveis de glicose rapidamente

23 de maio de 2016
Manter um nível correto de açúcar no sangue é importante. Em certas ocasiões não parece uma tarefa fácil, mas podemos conseguir isso seguindo conselhos simples e muito eficazes.

Viver com uma síndrome metabólica ou diabetes é complicado. Você deve se assegurar de revisar e manter seus níveis de glicose em patamares saudáveis a todo o momento. Às vezes, você pode sentir que está fazendo algo errado ou que perdeu o controle, porque seus níveis de açúcar no sangue não diminuem.

Se você se encontra nessa situação, não deve acumular excesso de preocupação, já que isso também irá te afetar. Tome nota de algumas estratégias para reduzir seus níveis de glicose do sangue com rapidez e verá que em pouco tempo conseguirá estabilizá-los.

1. Evite o consumo de amido

Os alimentos ricos em amido, como a batata e os cereais, são comuns em nossa dieta. Embora suas contribuições nutricionais sejam importantes, você deve evitar seu consumo para reduzir os níveis de glicose rápido.

Esses produtos são ricos em uma molécula camada amilopectina, que é de rápida digestão, mas que também gera picos de glicose no sangue. O recomendável é deixar os amidos por um ou dois dias para facilitar a estabilização da glicose no sangue.

Depois você pode voltar a consumi-los, mas sem se exceder, já que a amilopectina oferece energia útil para a atividade física. Você deve se lembrar de que o consumo excessivo de amido oferecerá quantidades de energia que, se não forem gastas, se transformam em gordura, e nossos níveis de glicose aumentarão.

2. Reduza o consumo de açúcares

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Todo diabético ou todos aquele que querem evitar a diabetes devem reduzir ou evitar por completo o uso de açúcares para controlar seus níveis de glicose. À primeira vista pode parecer simples, mas é uma tarefa que requer muito esforço e atenção.

A parte simples pode ser excluir os adoçantes naturais e artificiais de sua mesa. Porém, você deve ir além e manter vigília sobre todos os alimentos que comer. Produtos como pão de forma, bebidas energéticas e vegetais congelados contêm quantidades enormes de açúcar.

Isso se deve ao fato de que o açúcar melhora o sabor desses produtos e os torna mais suculentos ao consumidor. Se você tem apresentado altos níveis de glicose, lembre-se de ler os rótulos dos alimentos e evitar aquele que contêm açúcares.

Você encontrará o tipo e a quantidade de açúcar na lista de ingredientes e na tabela de valor energético. O ideal é escolher os produtos mais naturais, como vegetais frescos e água natural.

Descubra: Quer conservar melhor os alimentos? Aprenda como aumentar sua vida útil

3. Assegure-se de consumir vitamina D

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De acordo com a revista Diabetes Voice e alguns estudos, as pessoas que têm deficiência de vitamina D podem desenvolver alteração da tolerância à glicose. Por isso, se seus níveis de glicose se encontram elevados, você deve se assegurar de obter uma quantidade suficiente de vitamina D.

A forma mais fácil de obter vitamina D é tomando sol. Quando os raios solares entram em contato com a pele, o organismo produz esse nutriente de forma natural.

Caso você não possa tomar sol tanto quanto precisa, pode incluir em sua alimentação (com moderação):

  • Tofu
  • Iogurte
  • Ovos
  • Amêndoas
  • Queijo fresco
  • Atum e sardinhas
  • Óleo de peixe
  • Cogumelos Portobello
  • Cereais integrais

Se, apesar de comer esses alimentos, você acreditar que seus níveis de glicose ainda estão sendo afetados pela falta de vitamina D, consulte seu médico para encontrar a melhor solução.

4. Exercício para controlar os níveis de glicose

Um programa regular de exercício é vital para reduzir e manter seus níveis de glicose ótimos. De acordo com o Journal of Sports Medicine and Physical Fitnessbasta seguir um programa de exercícios de 1 hora três vezes por semana.

Em um estudo feito por essa revista, realizou-se o acompanhamento dos dados de alguns participantes que realizaram exercícios aeróbicos e de resistência por doze semanas.

Caso a atividade física que você faz atualmente seja leve, você pode começar com uma caminhada de 30 minutos. Lembre-se de que você deve começar de forma gradual porém constante, para que seus níveis de glicose se estabilizem e se mantenham ao longo do tempo.

5. Tome seus medicamentos

Controlar os níveis de glicose no sangue requer um grande esforço de sua parte. O mais básico e importante é seguir as recomendações do médico no que se refere aos medicamentos que deve tomar.

Quando você se esquece de tomar um certo medicamento ou da injeção de insulina, você coloca sua saúde em sérios riscos e seus esforços anteriores não dão os resultados esperados. Caso você tenha esquecido alguma dose e seus níveis de açúcar no sangue tenham subido, assegure-se de tomar a dose seguinte na hora estabelecida.

Às vezes é complicado seguir todas as instruções devido às obrigações diárias, mas lembre-se de, pelo menos, levar suas doses consigo a todo momento.

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6. Beba água suficiente

Tomar água é vital para manter um corpo saudável. Caso você esteja com altos níveis de glicose, é importante que substitua todas as bebidas saborizadas, gaseificadas e alcoólicas por água mineral. Dentre as bebidas que mais afetam sua saúde, estão:

  • Águas saborizadas industriais
  • Bebidas energéticas
  • Bebidas alcoólicas
  • Café

Caso queira consumir algo com mais sabor, tente preparar água fresca com uma fruta natural, ou aposte em chás e infusões para quando quiser algo morno ou quente.

Recomendamos a leitura do artigo: Benefícios de beber água com o estômago vazio

Nota final

Para ficar saudável e manter estáveis os níveis adequados de açúcar no sangue, você deve procurar ser coerente e constante com seus hábitos.

Aqui deixamos seis estratégias para reduzir rapidamente seus níveis de glicose. Se você segui-las, terá uma vida mais saudável por um longo tempo. Mas lembre-se de que se você tiver dúvidas, é melhor consultar o seu médico.