6 estratégias para reduzir os níveis de glicose rapidamente

Manter um nível correto de açúcar no sangue é importante. Em certas ocasiões não parece uma tarefa fácil, mas podemos conseguir isso seguindo conselhos simples e muito eficazes.
6 estratégias para reduzir os níveis de glicose rapidamente

Última atualização: 10 Outubro, 2020

Para reduzir os níveis de glicose rapidamente, você precisa fazer várias mudanças no estilo de vida. Embora os médicos possam sugerir a ingestão de certos medicamentos, o tratamento inicial geralmente se baseia em ajustes na dieta e exercícios físicos. Quais estratégias ajudam?

Na verdade, existem muitas maneiras de ajudar a equilibrar os níveis de açúcar no sangue. Não é preciso nem ter diabetes ou síndrome metabólica para começar a colocar em prática. A seguir, mostraremos em detalhes o que fazer para reduzir a glicose naturalmente.

O que significa ter altos níveis de glicose?

Antes de conhecer algumas estratégias para reduzir os níveis de glicose, é conveniente fazer uma breve revisão sobre os efeitos dessa falta de controle. Em termos médicos, é conhecido como “hiperglicemia” e ocorre quando o corpo não consegue produzir insulina (diabetes tipo 1) ou para de usá-la adequadamente (diabetes tipo 2).

A insulina é um hormônio secretado pelo pâncreas e é o regulador mais importante do metabolismo da glicose. O corpo precisa dele para que os açúcares contidos no sangue entrem nas células e possam ser usados ​​como fontes de energia.

Porém, devido a doenças no pâncreas, má alimentação, uso de medicamentos, entre outros fatores, é gerada uma alteração que leva à hiperglicemia. Fala-se de níveis elevados de glicose quando a glicose no sangue excede 125 mg / dL em jejum e excede 180 mg / dL 2 horas após a refeição.

Quando não tratada adequadamente, a glicose elevada pode levar a complicações graves nos sistemas vitais do corpo. Especificamente, pode danificar os vasos sanguíneos e aumentar o risco de doenças cardíacas, renais, visuais e neurológicas.

estratégias para reduzir seus níveis de glicose rapidamente

Níveis elevados de glicose trazem riscos à saúde. Sem o controle adequado, levam a doenças crônicas que reduzem a qualidade de vida.

Estratégias para reduzir os níveis de glicose rapidamente

A abordagem para baixar os níveis de glicose no sangue varia de pessoa para pessoa. Enquanto alguns conseguem estabilizá-los com mudanças na dieta, outros requerem medicamentos e outros tipos de tratamentos. Portanto, antes de mais nada, é fundamental esclarecer que a consulta médica é fundamental.

Tanto o médico de família quanto o endocrinologista poderão determinar as medidas terapêuticas adequadas para cada caso. Eles também fornecerão orientações individuais sobre o tipo de dieta e os hábitos a serem seguidos.

Em geral, como explica um estudo publicado na revista Metabolism, é conveniente praticar exercícios físicos, receber terapia nutricional e controlar a obesidade (se a pessoa tiver). A seguir, compartilhamos em detalhes várias estratégias úteis. Coloque-as em prática!

1. Evite o consumo de amido

Os alimentos ricos em amido, como a batata e os cereais, são comuns em nossa dieta. Embora suas contribuições nutricionais sejam importantes, você deve evitar seu consumo para reduzir os níveis de glicose rapidamente.

Esses produtos são ricos em uma molécula camada amilopectina, que é de rápida digestão, mas que também gera picos de glicose no sangue. O recomendável é deixar os amidos por um ou dois dias para facilitar a estabilização da glicose no sangue.

Depois você pode voltar a consumi-los, mas sem se exceder, já que a amilopectina oferece energia útil para a atividade física. Você deve se lembrar de que o consumo excessivo de amido oferecerá quantidades de energia que, se não forem gastas, se transformam em gordura, e nossos níveis de glicose aumentarão.

2. Reduza o consumo de açúcares

O consumo excessivo de açúcares adicionados está diretamente relacionado à síndrome metabólica e ao diabetes. Segundo um estudo publicado na revista Nutrients, esse ingrediente altera os níveis de glicose, aumenta a resistência à insulina e também a tendência ao sobrepeso e obesidade.

Portanto, parte do tratamento para reduzir os níveis de glicose rapidamente deve ter como objetivo evitar todas as fontes deste produto. Deve-se ter em mente que não se trata apenas do açúcar branco de mesa, mas também do contido nos produtos de consumo comuns.

Por isso, é necessário verificar os rótulos dos alimentos e observar na tabela de conteúdo energético qual é o seu teor de açúcar. O ideal é optar por aqueles alimentos orgânicos, sem esse tipo de adoçante.

3. Escolha alimentos com baixo índice glicêmico

Quando se trata de equilibrar os níveis de glicose, alimentos com baixo índice glicêmico não devem faltar. O índice glicêmico é uma forma de avaliar a resposta do açúcar no organismo devido ao consumo de alimentos que contêm carboidratos.

Tanto a quantidade quanto o tipo de carboidrato determinam como os alimentos afetam a glicose no sangue. Com base nisso, foi determinado que aqueles com baixo índice glicêmico podem ajudar a reduzir o risco de diabetes tipo 1 e tipo 2. Dentre esses alimentos podemos destacar os seguintes:

  • Peixes e mariscos.
  • Carnes magras.
  • Ovos.
  • Aveia.
  • Cevada.
  • Feijões.
  • Lentilhas
  • Inhame.
  • Milho.
  • Legumes sem amido.
estratégias para reduzir seus níveis de glicose rapidamente

Os alimentos com baixo índice glicêmico estão positivamente associados ao controle da glicemia.

4. Consumir vitamina D

De acordo com a revista Diabetes Voice e alguns estudos, as pessoas que têm deficiência de vitamina D podem desenvolver alteração da tolerância à glicose. Por isso, se os seus níveis de glicose se encontram elevados, você deve se assegurar de obter uma quantidade suficiente de vitamina D.

A forma mais fácil de obter vitamina D é tomando sol. Quando os raios solares entram em contato com a pele, o organismo produz esse nutriente de forma natural. Caso você não possa tomar sol tanto quanto precisa, pode incluir esses alimentos em sua dieta (com moderação):

  • Tofu
  • Iogurte
  • Ovos
  • Amêndoas
  • Queijo fresco
  • Atum e sardinhas
  • Óleo de peixe
  • Cogumelos Portobello
  • Cereais integrais

5. Fazer exercício físico para controlar os níveis de glicose

Um programa regular de exercícios é vital para reduzir e manter os seus níveis de glicose estabilizados. De fato, contribui para a perda de peso e aumenta a sensibilidade a insulina. Quando isso ocorre, as células conseguem aproveitar os açucares disponíveis na corrente sanguínea.

Na verdade, em um estudo publicado no Polish Annals of Medicine, os exercícios mostraram ser úteis na estabilização da glicose em pacientes com diabetes tipo 2. E quanto tempo de atividade física é necessário? Para começar, pode ser moderado, por 20 ou 30 minutos.

É imprescindível fazer de forma gradual, principalmente no caso de ser uma pessoa sedentária. Atividades como caminhada, corrida ou ciclismo são boas opções. Atividades em academias ou natação também são válidas.

6. Beba água suficiente

O consumo ideal de água desempenha um papel importante no controle da glicose. Este fluido vital está envolvido nos processos renais que contribuem para a eliminação do excesso de açúcar pela urina. Um estudo observacional concluiu que aqueles que bebiam mais água tinham um risco menor de apresentar níveis elevados de açúcar no sangue.

Agora, deve-se considerar que o melhor é beber água e não bebidas aromatizadas ou alcoólicas. Nem é recomendável beber sucos de frutas. Caso queira um pouco de sabor, pode tomar infusões ou chás.

Recomendamos a leitura do artigo: 8 águas saborizadas curativas

Você quer reduzir os seus níveis de glicose rapidamente? Consulte o seu médico

Para se manter saudável e com níveis adequados de açúcar no sangue, você deve tentar ser consistente e constante na manutenção de seus bons hábitos de vida. Caso contrário, dificilmente notará uma melhora.

Deixamos aqui seis estratégias para reduzir rapidamente os seus níveis de glicose; se você as seguir, terá uma vida mais saudável por muito tempo. Mas lembre-se de que se você tiver dúvidas, é melhor consultar o seu médico.

Pode interessar a você...
5 remédios herbais para normalizar sua glicose no sangue
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
5 remédios herbais para normalizar sua glicose no sangue

A glicose no sangue provém dos alimentos que consumimos. Por isso devemos cuidar do que comemos para assim prevenir a diabetes.



  • Mouri MI, Badireddy M. Hyperglycemia. [Updated 2020 May 25]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2020 Jan-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK430900/
  • Weiss M, Steiner DF, Philipson LH. Insulin Biosynthesis, Secretion, Structure, and Structure-Activity Relationships. [Updated 2014 Feb 1]. In: Feingold KR, Anawalt B, Boyce A, et al., editors. Endotext [Internet]. South Dartmouth (MA): MDText.com, Inc.; 2000-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK279029/
  • Aronson D. Hyperglycemia and the pathobiology of diabetic complications. Adv Cardiol. 2008;45:1-16. doi:10.1159/000115118
  • O’Keefe JH, Abuannadi M, Lavie CJ, Bell DS. Strategies for optimizing glycemic control and cardiovascular prognosis in patients with type 2 diabetes mellitus. Mayo Clin Proc. 2011;86(2):128-138. doi:10.4065/mcp.2010.0434
  • Aller EE, Abete I, Astrup A, Martinez JA, van Baak MA. Starches, sugars and obesity. Nutrients. 2011;3(3):341-369. doi:10.3390/nu3030341
  • Byrnes SE, Miller JC, Denyer GS. Amylopectin starch promotes the development of insulin resistance in rats. J Nutr. 1995;125(6):1430-1437. doi:10.1093/jn/125.6.1430
  • Jenkins DJ, Wolever TM, Taylor RH, et al. Glycemic index of foods: a physiological basis for carbohydrate exchange. Am J Clin Nutr. 1981;34(3):362-366. doi:10.1093/ajcn/34.3.362
  • Sheard NF, Clark NG, Brand-Miller JC, et al. Dietary carbohydrate (amount and type) in the prevention and management of diabetes: a statement by the american diabetes association. Diabetes Care. 2004;27(9):2266-2271. doi:10.2337/diacare.27.9.2266
  • American Diabetes Association, Bantle JP, Wylie-Rosett J, et al. Nutrition recommendations and interventions for diabetes: a position statement of the American Diabetes Association [published correction appears in Diabetes Care. 2010 Aug;33(8):1911]. Diabetes Care. 2008;31 Suppl 1:S61-S78. doi:10.2337/dc08-S061
  • Srimani S, Saha I, Chaudhuri D. Prevalence and association of metabolic syndrome and vitamin D deficiency among postmenopausal women in a rural block of West Bengal, India. PLoS One. 2017;12(11):e0188331. Published 2017 Nov 30. doi:10.1371/journal.pone.0188331
  • Ginszt, Apolinary & Ginszt, Michał & Majcher, Piotr & Tarkowski, Zbigniew. (2018). Effects of exercise on blood glucose levels in type 2 diabetic patients – Literature review. Polish Annals of Medicine. 25. 10.29089/2017.17.00037.
  • Roussel R, Fezeu L, Bouby N, et al. Low water intake and risk for new-onset hyperglycemia. Diabetes Care. 2011;34(12):2551-2554. doi:10.2337/dc11-0652