6 benefícios da alcachofra para a saúde

Embora seja conhecida por suas propriedades diuréticas, a alcachofra possui muitas outras qualidades que fazem com que seja importante incluí-la em nossa dieta.

Cuidar de nós mesmos tornou-se uma obrigação no nosso dia a dia. Por issonão é necessário apenas seguir prescrições médicas ou fazer check-ups periódicos: nossa dieta também é fundamental. Hoje, queremos falar especificamente sobre os benefícios da alcachofra para a saúde.

Devemos incluir na dieta alguns alimentos que podem oferecer nutrientes importantes, bem-estar, qualidade de vida, e até beleza.

Para conseguir isso, inúmeras listas, artigos e opiniões surgiram a respeito de quais frutas, legumes ou cereais consumir, como combiná-los, e a que hora do dia usá-los, de acordo com os benefícios que estamos obtendo de cada um.

Hoje vamos apresentar-lhe o mundo da alcachofra, um vegetal verde cujas folhas escondem um incalculável tesouro de vitaminas, que tem sido perseguido e venerado desde muito tempo na história.

Como curiosidade, diremos que foi um dos alimentos mais caros existentes na Idade Média, pelo qual personagens importantes pagaram valores altíssimos.

Curiosidades e benefícios da alcachofra

A alcachofra é um queima-gordura natural

A alcachofra, conhecida em algumas culturas como alcaucil, é usada em sua totalidade.

Nada deste vegetal nada é desperdiçado, pois seus benefícios são tantos, e sua estrutura é tão rica em nutrientes, que nada pode ser deixado de lado.

Podemos encontrar cápsulas de alcachofra em algumas lojas, mas você também pode encontrá-la em seu estado natural.

Ao consumi-la, se você optar por uma versão natural, deverá escolher aquela com maior peso, que tenha botões grossos e um tom verde claro, pois estas estão mais frescas e, por isso, lhe proporcionarão mais e melhores vitaminas.

Agora, considerando sua importância, vamos listar os 6 principais benefícios da alcachofra:

1. Excelente para a digestão

As alcachofras têm excelentes capacidades digestivas. Isso as torna ideais para o tratamento de doenças reumáticas, problemas de cálculos biliares e desequilíbrios nos níveis de ácido úrico.

Além disso, controla os desequilíbrios no ciclo de evacuação, ajudando tanto na constipação quanto na diarreia.

2. Reduz triglicerídeos e colesterol

Seus nutrientes ajudam a diminuir os níveis de triglicérides.

Também  atuam na redução dos níveis de colesterol no sangue, especialmente o colesterol considerado ruim (LDL), enquanto aumentam o HDL, ou o colesterol bom.

Esse recurso faz dela uma grande aliada para combater condições como arteriosclerose e pressão alta.

3. Favorita em dietas alimentares

Salada mediterrânea

A alcachofra, graças ao seu alto teor de fibra vegetal, é perfeita para conseguir um controle do apetite.

Ela absorve a água presente no estômago, de modo que aumenta de tamanho e preenche a cavidade. Desta forma, gera uma agradável sensação de saciedade, que nos impede de consumir outros alimentos devido à ansiedade ou gula.

4. Propriedades diuréticas surpreendentes

Esta maravilha verde também nos ajuda a combater a retenção de líquidos, eliminando os excessos do corpo, bem como toxinas perigosas e elementos tóxicos.

É uma opção muito apropriada quando se trata de dar uma abordagem natural ao tratamento de condições como:

  • Artrite
  • Problemas circulatórios
  • Problemas de fígado
  • Redução de gordura

5. Boa para a prevenção do câncer

Diferentes estudos científicos têm focado na alcachofra como resultado do grande papel que esta desempenha na nutrição, além de todos os nutrientes que a acompanham.

Este interesse foi recompensado com descobertas fascinantes. O ácido cafeico e os flavonoides da alcachofra são muito bons quando se fala em prevenir o câncer, e até mesmo em ajudar no tratamento para enfrentar a doença.

6. Fornece um grande número de vitaminas para o corpo

Fontes de vitamina D

Já mencionamos em várias momentos anteriores que a alcachofra tem muitos nutrientes para oferecer. No entanto, não podemos deixar de mencionar a sua contribuição de vitaminas como uma de suas vantagens.

Entre as vitaminas e minerais que ela nos fornece estão as vitaminas A e B, além de magnésio, potássio, sódio e ferro. 

Você ainda tem dúvidas e não sabe ao certo se deve adicioná-la à sua dietaNão hesite, adicione este vegetal em seus pratos para aproveitar todos os benefícios da alcachofra.

Suas inúmeras propriedades fazem deste vegetal um elemento imprescindível em nossa mesa.

Recomendados para você