4 consequências de colocar a criança na cama tarde

Para se assegurar de que as crianças não tenham dificuldades em seu desenvolvimento integral, é essencial garantir que elas tenham uma boa qualidade de sono. Esse hábito é tão importante quanto a nutrição.
4 consequências de colocar a criança na cama tarde

Última atualização: 08 Janeiro, 2021

Colocar a criança na cama tarde todas as noites não é conveniente, pois isso tem uma influência negativa em seu desenvolvimento geral. Nesse sentido, é importante lembrar que um bom descanso é tão importante quanto a alimentação.

Embora possa parecer evidente, alguns pais e tutores ignoram essa informação. Contudo, a verdade é que o estilo de vida moderno influenciou em grande medida essa situação.

Com os pais ocupados no trabalho, horários cheios de atividades escolares e uso excessivo de dispositivos eletrônicos, as horas de descanso inevitavelmente se reduziram.

O mais preocupante é que muitos pais não estão cientes das consequências negativas de colocar a criança na cama tarde. Embora pular cochilos ou ir dormir tarde pareça inofensivo, na verdade provoca efeitos negativos que podem durar a vida inteira.

Por que isso é tão prejudicial? O que pode ser feito para melhorar esse hábito? Aqui explicamos os principais riscos e algumas dicas para corrigir essa situação.

Por que é importante que a criança durma bem?

Menino dormindo ao lado do despertador

Um bom descanso, com as horas necessárias de acordo com a idade da criança, é uma das maiores fontes de energia para o corpo. Isso permite recarregar a “bateria” do cérebro para que ele tenha um rendimento mental ideal durante todo o dia. Depois de dormir bem, a criança fica com a mente mais alerta e calma.

Por outro lado, o sono também afeta as habilidades físicas, de acordo com várias pesquisas. Ao descansar, os músculos são liberados das tensões do dia, recuperam-se e se preparam para trabalhar no dia seguinte. Isso é fundamental para suas atividades escolares, esportivas ou lúdicas.

O que significa ter um sono saudável?

Um sono saudável não é obtido apenas ao impedir a criança de ir para a cama tarde. O descanso adequado tem as seguintes características:

Se alguma dessas características não estiver presente, os sintomas da falta de sono podem aparecer. O bom é que existem várias medidas ou hábitos que podem ajudar a conseguir um descanso de qualidade.

Consequências de colocar a criança na cama tarde

Uma das grandes dificuldades que os pais têm quando cuidam de seus filhos é acostumá-los a dormir cedo para que cumpram um horário de sono adequado. Com tantas distrações hoje em dia, as crianças têm cada vez mais resistência para ir dormir.

Mas não prestar atenção a essa questão pode prejudicá-las em seu desenvolvimento e crescimento. Embora pareça não ter efeitos relevantes, um sono ruim pode ser a causa de muitos problemas futuros.

1. Dificuldades de concentração por ir tarde para a cama

Menino desperto e atento

Um sono de má qualidade tem vários efeitos negativos na saúde mental da criança. Não dormir o tempo adequado deixa a criança menos alerta mentalmente e incapaz de se concentrar nas atividades.

Muitas vezes, um descanso deficiente é a causa da falta de atenção em suas atividades escolares, de acordo com vários estudos. Além disso, pode deixar a criança menos ativa e mais preguiçosa.

2. Sonolência

O fato de a criança ir tarde para a cama pode ser a razão pela qual ela sofre de sonolência diurna. Quando não se cumpre o período de descanso adequado, é comum experimentar uma sensação maior de cansaço e vontade de dormir durante o dia.

Nesse sentido, diversos estudos relacionam a sonolência diurna ao desenvolvimento de problemas comportamentais e de concentração.

3. Sensação de cansaço por ir dormir tarde

A sonolência vem de mãos dadas com a sensação de cansaço. É muito provável que as crianças se sintam mais fracas e cansadas se não dormirem e descansarem o necessário.

Além disso, algumas vezes elas entram em um estado “hiperatenção” ou ansiedade, que mais tarde pode produzir distúrbios do sono mais difíceis de resolver.

Criança desanimada na escola

4. Risco de obesidade

Alguns padrões ruins de sono podem aumentar o risco de obesidade infantil. Isso é sugerido por vários estudos científicos.

Colocar a criança para dormir tarde ou permitir um sono curto pode ser um fator de risco para o sobrepeso e a obesidade, especialmente se isso vier acompanhado de maus hábitos como o sedentarismo.

Como melhorar os hábitos de sono da criança?

Os filhos precisam de orientação dos pais para adotar hábitos adequados. De fato, algumas pesquisas sugerem que os hábitos de sono costumam ser adquiridos nos primeiros meses de vida, portanto, o trabalho dos pais a esse respeito é fundamental.

É necessário começar a monitorar os padrões de sono das crianças considerando que, idealmente, elas devem ir para a cama entre 19h30 e 20h30 da noite.

Além disso, sempre que possível, o trabalho deve ser de toda a família. É mais fácil para a criança entender que ela precisa descansar quando seus pais e irmãos também estão dispostos a dormir pelo tempo necessário.

Por fim, para que não haja interrupções no sono, um local de descanso adequado deve ser garantido, sem elementos de distração como televisores, computadores ou tablets.

Pode interessar a você...
Como ensinar seu filho a dormir a noite inteira?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Como ensinar seu filho a dormir a noite inteira?

Um bebê que acorda várias vezes na noite é um bebê normal, mas muitos pais gostariam de ensinar seus filhos a dormirem "a noite toda".