3 xaropes caseiros para a tosse seca
Hoje queremos apresentar algumas receitas de xaropes caseiros para a tosse seca. Nestes casos o objetivo é resolver um problema sem causar outro, por isso as melhores alternativas são as naturais.
Quando falamos de tosse seca, nos referimos àquela que não tem catarro. É uma reação que ocorre quando o corpo detecta algum elemento estranho na garganta ou nas vias respiratórias. Desta forma, essa compensação funciona limpando a área. Portanto, para eliminá-la, devemos ajudar nosso corpo.
No entanto, se ocorrer com certa frequência, o ideal é ir ao médico. Sendo um sintoma de alergia, asma, pneumonia ou outras condições graves, é aconselhável fazer os exames pertinentes para descobrir o que está acontecendo. Posteriormente, você pode complementar o tratamento com terapias alternativas ou, se for algo tão leve quanto um resfriado, você tem a possibilidade de usar apenas as opções naturais.
Se você ainda não sabe a causa, apesar de ter ido à consulta médica, pense se existe um fator emocional que está afetando você. Algumas pessoas convertem as situações estressantes em tosse seca. Neste caso, os xaropes serão eficazes, mas o ideal seria recorrer também a outras alternativas, como psicoterapia ou ioga.
No entanto, se suspeitar de que isso possa estar acontecendo com você, recomendamos que experimente o clássico leite quente com mel. Além de suavizar a garganta, isso irá ajudá-lo a descansar melhor.
Xaropes caseiros para a tosse seca
1. Xarope de gengibre, mel e limão
Os três ingredientes são potentes antibacterianos, mas o mel e o gengibre também têm a vantagem de aliviar consideravelmente a dor.
Ingredientes
- 3 rodelas de limão (45 g)
- 2 colheres de sopa de mel (20 g)
- 3 rodelas de gengibre (50 g)
- 2 xícaras de água (500 ml)
Preparação
- Ferva a água com as rodelas de limão e o gengibre.
- Adicione o mel.
- Aguarde quinze minutos.
- Coloque o preparado em um recipiente de vidro.
- Guarde na geladeira.
Este remédio permanecerá em boas condições durante dois meses. Tome 2 ou 3 colheres de sopa por dia até ficar mais aliviado. Pessoas que tossem de forma crônica podem tomar sempre que quiserem, sem qualquer problema. Nenhum dos elementos é prejudicial para a saúde.
2. Xarope de anis, camomila e cravo
As propriedades de cada um desses elementos são perfeitas para a tosse seca. Os três lutam fortemente contra as bactérias e são ótimos analgésicos. Além disso, eles também impedem os espasmos que causam esse problema. Quer saber como se faz?
Ingredientes
- 1 xícara de água (250 ml)
- 1 saquinho de camomila
- 1/2 colher de sopa de anis (5 g)
- 2 cravos
Preparação
- Ferva a água com a camomila
- Adicione os cravos e o anis
- Aguarde 7 minutos
- Coe
Como acontece no caso anterior, pode ser conservado facilmente e por bastante tempo. Da mesma forma, você não terá problemas se tomar 2 ou 3 vezes por dia até a tosse seca desaparecer. Como são produtos naturais, não causam efeitos colaterais, a menos que você tenha qualquer intolerância ou alergia.
3. Pimenta caiena, gengibre e vinagre de maçã
Em outras ocasiões falamos sobre a capacidade do vinagre de maçã de eliminar elementos infecciosos. Acontece o mesmo com a pimenta caiena. Os alimentos apimentados atuam com grande ímpeto sobre eles. Portanto, sugerimos esse peculiar xarope caseiro.
Ingredientes
- 1/4 de colher de chá de pimenta caiena (1,5 g)
- 1 colher de sopa de mel (1 g)
- 1/4 de colher de chá de gengibre em pó (1,5 g)
- 2 colheres de sopa de água (20 g)
- 1 colher de sopa de vinagre de maçã (10 g)
Neste caso, basta misturar tudo e tomar uma colher por dia. Você notará uma melhora mais cedo do que imagina. Em geral, o sabor não é agradável, mas pense neste xarope da mesma maneira que pensaria nos medicamentos comerciais. Você os toma apesar do seu gosto, porque sabe que eles fazem bem. Dê-lhe uma chance.
Cada corpo é diferente; mesmo com a mesma doença, nossas reações são distintas. Nesse sentido, é interessante testar as diferentes alternativas de xaropes caseiros para a tosse seca por vários dias.
Desta forma, você saberá qual deles é mais adequado para você e, assim, poderá aproveitar melhor suas vantagens.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Estrada Heylin, Gamboa María del Mar, Chaves Carolina, Arias María Laura. Evaluación de la actividad antimicrobiana de la miel de abeja contra Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis, Pseudomonas aeruginosa, Escherichia coli, Salmonella enteritidis, Listeria monocytogenes y Aspergillus niger. Evaluación de su carga microbiológica. ALAN [Internet]. 2005 Jun [citado 2018 Dic 07] ; 55( 2 ): 167-171. Disponible en: http://www.scielo.org.ve/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-06222005000200010&lng=es.
- GIACHETTO GUSTAVO. Cuándo y cómo tratar la tos: un problema frecuente. Arch. Pediatr. Urug. [Internet]. 2001 Dic [citado 2018 Dic 07] ; 72( 4 ): 281-285. Disponible en: http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1688-12492001000400007&lng=es.
- Akoachere, J. T. K., Ndip, R. N., Chenwi, E. B., Ndip, L. M., Njock, T. E., & Anong, D. N. ANTIBACTERIAL EFFECT OF ZINGIBER OFFICINALE AND GARCINIA KOLA ON RESPIRATORY TRACT PATHOGENS Objec. Ajol. [Internet] 2002 [consultado el 7 de diciembre de 2018] Vol. 79 (11), 588–592.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.