12 Maneiras de utilizar o papel alumínio que você não conhecia

15 Junho, 2020
Podemos limpar o ferro se colocarmos uma folha de papel alumínio na tábua de passar e adicionarmos um pouco de sal. Basta passar o eletrodoméstico por cima para que fique impecável.

O papel alumínio é um produto que já faz parte de milhões de cozinhas em todo o mundo, pois são muitos os usos que ele pode ter, além de ser perfeito para conservar os alimentos.

Provavelmente você tem um rolo de papel alumínio guardado em casa, e use-o apenas para envolver alimentos e conservá-los. Se este for o seu caso, é provável que durante muito tempo você tenha atribuído um único uso a um produto que pode ser muito útil em outras tarefas do lar.

Antes de conhecer 12 formas diferentes de utilizar o papel alumínio, resolveremos algumas dúvidas frequentes sobre o uso deste produto.

Podemos usar o papel alumínio dos dois lados?

Se observarmos o papel alumínio, notaremos que ele tem um lado brilhante e outro fosco. Muitas pessoas se perguntam qual é o lado correto para utilizá-lo. A verdade é que isso depende do uso que o daremos.

Os fabricantes explicam que ambos lados do papel têm a mesma função. A princípio, pode ser que possamos utilizá-lo de ambos os lados; no entanto, se for para transportar alimentos, a coisa é diferente.

Por exemplo, se você for usá-lo para colocar no forno, deve levar em conta que o lado brilhante do papel é o que absorve mais calor, porque reflete mais a luz. Por isso, quando se trata de cozinhar usando o forno, é conveniente que a parte brilhante fique para dentro e a parte fosca para fora.

O papel alumínio é muito utilizado para conservação de alimentos, no entanto, possui muitas outras utilidades.

É perigoso usar o papel alumínio?

12 Maneiras de utilizar o papel alumínio que você não conhecia

Estudos foram realizados pela Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, sigla em inglês), pela Agência de Normas Alimentícias do Reino Unido (FSA, sigla em inglês) e pela Agência de Segurança Alimentícia da União Europeia (EFSA, sigla em inglês).

Até o momento, tais estudos asseguram que seu uso não representa nenhum perigo para a saúde. Embora já tenhamos ouvido que ele pode transmitir metais aos alimentos, a verdade é que não foi comprovado que eles possam ser ingeridos e nem que sejam prejudiciais à saúde.

Leia mais: O uso do papel alumínio para conservar alimentos é seguro?

Quais outros usos tem o papel alumínio?

Papel alumínio para conservar alimentos

Além de conservar frescos os alimentos ou ajudar a cozinhá-los melhor, o papel alumínio poderia ser muito útil para várias outras atividades em casa.

Na cozinha

  • O açúcar mascavo ficou empedrado? Se isso tiver acontecido, simplesmente envolva-o em uma folha de alumínio e leve ao forno durante 5 minutos a 150°C. Assim, você terá o açúcar em seu estado normal novamente.
  • Se você quiser conservar o pão, as bolachas recheadas ou qualquer alimento da padaria bem fresco antes de consumi-los, envolva-os imediatamente depois de tirá-los do forno.

Na limpeza

  • Seus talheres perderam o brilho? Primeiramente, cubra o fundo de uma panela com papel alumínio, despeje um pouco de água e duas colheres de sal. Coloque os talheres de molho nesta mistura durante 3 minutos, espere que sequem e enxugue-os com um pano de algodão.
  • Para limpar ou polir as joias de prata. Cubra o fundo de uma panela com papel alumínio e então adicione um pouco de detergente líquido. Basta submergi-las, lavá-las e deixá-las secando.
  • Para limpar o ferro, simplesmente esfregue algumas vezes uma folha de papel alumínio nele.
  • As manchas de gordura do forno são muito difíceis de eliminar. Assim, se você cobrir o forno com alumínio antes de utilizá-lo, você irá evitar estas manchas incômodas e economizará o tempo que gastaria limpando-o.
  • Caso queira deixar suas panelas como novas depois de utilizá-las, faça uma bola de papel alumínio e esfregue-a no momento de lavá-las.
  • Para limpar seu ferro de passar roupa e deixá-lo como novo, coloque uma folha de alumínio sobre a tábua de passar, adicione sal e mova o ferro como se estivesse passando roupa normalmente. Como resultado, você irá eliminar tudo que estiver aderido ao ferro e o deixará completamente limpo.

Leia também: 7 coisas que você pode fazer com papel alumínio

Outros usos

  • Para simplificar a tarefa de passar roupa. Cubra a superfície com uma folha de alumínio e coloque um pano sobre ela. Como resultado, você poderá passar os dois lados ao mesmo tempo.
  • Se você utilizar um sabonete para as mãos, envolva-o em papel alumínio para conservá-lo por mais tempo.
  • Coloque pedaços do papel alumínio nos jarros de flores e plantas, para evitar que os insetos causem danos a elas.
  • Para afiar as suas tesouras, simplesmente dobre em várias partes uma folha de papel alumínio e corte-a várias vezes. Suas tesouras ficarão muito afiadas.
  • Martínez. (2009). Caracterización fractal de superficies corrugadas en papel aluminio. Google Academics. https://tesis.ipn.mx/bitstream/handle/123456789/7261/90.pdf?sequence=1.
  • Suay, Ballester. Revisión de los estudios sobre exposición al aluminio y enfermedad de Alzheimer. Scielo. https://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S1135-57272002000600002&script=sci_arttext&tlng=pt.
  • Nesse, Garbossa, Pérez. Vittori, Pegri. (2003). Aluminio: ¿Culpable o inocente?. Redalyc. http://www.redalyc.org/html/863/86320103/.
  • Nandwani. (2005). Energía solar. Conceptos básicos y su utilización. Catalogo Solar. http://www.catalogosolar.mx/download/Energia_Solar_Conceptos_Basicos.pdf.
  • Thorsten Stahl et al., “Migration of aluminum from food contact materials to food—a health risk for consumers? Part I of III: exposure to aluminum, release of aluminum, tolerable weekly intake (TWI), toxicological effects of aluminum, study design, and methods”, Environmental Sciences EuropeBridging Science and Regulation at the Regional and European Level, 201729:19
  • Agencia Española de Consumo, Seguridad Alimentaria y Nutrición, “Materiales en contacto con los alimentos”, 17/01/2017