10 sintomas que podem alertar para um problema na vesícula biliar

21 Novembro, 2018
Embora hajam sintomas que possam ser comuns em outras doenças, no caso de se apresentarem conjuntamente, é imprescindível consultar um especialista para descartar maiores complicações na vesícula biliar.

A vesícula biliar é um pequeno órgão que se encontra localizado logo abaixo do fígado. É o encarregado de liberar a bílis, uma substância que ajuda a decompor as gorduras no processo digestivo. Neste artigo, falaremos sobre 10 sintomas que podem alertar para um problema na vesícula biliar.

Quando o estômago e o intestino digerem os alimentos, a bílis é liberada através do canal biliar comum.

As doenças associadas ao seu funcionamento geralmente ocorrem quando algo obstrui a passagem da bílis pelos canais. Isso quase sempre se devem à presença de cálculos biliares.

Estes são formados por substâncias que se acumulam e endurecem, seja pela dificuldade para digeri-las ou porque são ingeridas de forma excessiva.

Embora seu funcionamento não seja essencial para a vida, o desenvolvimento de alguma alteração pode resultar em sintomas que afetam a qualidade de vida.

Por este motivo, é conveniente conhecer os sinais que alertam para um problema na vesícula biliar e, naturalmente, tomar as medidas necessárias para corrigi-lo.

Saiba mais!

1. Dor abdominal como sintoma de um problema na vesícula biliar

Mulher com dor na região da vesícula biliar

Um dos sintomas mais comuns dos cálculos na vesícula biliar é uma sensação de dor que começa na parte superior direita do estômago, bem abaixo das costelas.

Esta tende a avançar até o centro e a parte posterior do ventre e, em alguns casos, até a parte superior das costas.

Em geral, é uma dor que dura 15 minutos, embora por vezes se estenda por horas ou apareça durante o período do sono.

Quer saber mais? Leia:  Este xarope de limão e salsa irá ajudá-lo a combater os cálculos renais

2. Indigestão

Devido ao papel que a vesícula desempenha no processo digestivo, as alterações em seu funcionamento geralmente causam contínuos episódios de indigestão e gases.

  • Quando os sucos biliares não chegam de forma correta ao intestino, seja por uma obstrução ou por uma inflamação nos canais, as digestões ficam mais pesadas e o abdômen tende a ficar inchado.
  • É comum se apresentarem arrotos, flatulências e outros sintomas próprios de uma digestão difícil e lenta.
  • As moléstias tendem a se apresentar depois das refeições, em especial quando estas são muito fartas.

3. Náuseas e vômitos
Mulher com nauseas por problemas na vesícula biliar

As náuseas e vômitos repentinos podem estar alertando sobre uma dificuldade da vesícula biliar para utilizar seus sucos no processo de digestão das gorduras.

A presença de cálculos nos canais biliares pode gerar um acúmulo de desperdícios. Manifesta-se com vômitos e sensação de pressão no estômago.

Por vezes vem acompanhado de tontura e febre.

4. Falta de apetite

A perda repentina de apetite é um sintoma que merece uma análise minuciosa por parte dos especialistas em saúde, já que, em geral, alerta para o desenvolvimento de alguma doença crônica.

Quando se perde o desejo de comer durante vários dias, é provável que estejam sendo formados cálculos na vesícula biliar ou inflamação de seus canais.

Conforme a doença avança, os pacientes se sentem inchados e com uma sensação de peso e perda de apetite.

5. Icterícia
icterícia nos olhos por problemas na vesícula biliar

O acúmulo de bílis na vesícula biliar pode causar dificuldades hepáticas e digestivas que, com o passar dos dias, fará com que a pele e a esclera dos olhos adquiram uma tonalidade amarela.

Isto ocorre porque a substância permanece no sangue e chega com facilidade às células e tecidos do corpo.

6. Alterações na urina

Embora as alterações na urina geralmente estejam relacionadas a um problema de saúde renal, é primordial levar em conta que também podem ser geradas por um transtorno da vesícula.

Os pigmentos biliares que se acumulam com os cálculos fazem com que a urina adquira uma cor amarelada ou marrom.

7. Diarreia
Mulher no banheiro

Os distúrbios digestivos que envolvem o incorreto funcionamento da vesícula biliar são uma causa comum das crises de diarreia.

Este sintoma geralmente é produzido juntamente com a inflamação abdominal e uma dor que se estende de maneira gradual por todo o ventre.

8. Alterações nas fezes

Os cálculos biliares são formados por uma mistura de bílis, colesterol e bilirrubina que, ao endurecerem, dificultam a digestão e aumentam a dor.

Visto que podem crescer de forma significativa, os canais são bloqueados e podem ocasionar alterações nas fezes, fazendo com que elas apresentem una coloração pálida ou cor de argila.

9. Febre
Febre por infecção na vesícula biliar

Os calafrios e os episódios de febre que aparecem com alguns distúrbios do sistema digestivo podem estar alertando para o desenvolvimento de cálculos na vesícula biliar ou alguma infecção em suas vias.

Visite este artigo: 5 razões para você ter coceira vaginal sem estar com uma infecção

10. Dor no peito

Os bloqueios que afetam a vias biliares aumentam a presença de ácido no estômago e ocasionam refluxo ou acidez.

Uma vez que os sucos são empurrados para o peito, pode ser produzida uma sensação parecida com a de um ataque cardíaco.

A análise de todos estes sintomas é determinante para receber um diagnóstico e tratamento oportuno. Em caso de serem identificados vários, consulte imediatamente o médico.