10 alimentos que devemos comer com dor de garganta
A dor de garganta pode aparecer em qualquer momento como um sintoma de uma infecção viral como, por exemplo, a que causa resfriados, gripe e mononucleose. Pode ser devido a infecções bacterianas, como a faringite por estreptococos. Também pode ser a consequência de fumar, respirar pela boca durante a noite, respirar ar contaminado e devido a diferentes tipos de alergias.
Seja qual for a causa da dor de garganta, é muito importante tomar determinados cuidados para combater a infecção e evitar que isto se torne um problema maior. Em geral, quando sentimos essa dor, a última coisa que desejamos é comer, porém, a verdade é que alguns alimentos podem ajudar a acelerar a recuperação.
A seguir, compartilharemos os 10 melhores alimentos que proporcionam ao organismo os nutrientes necessários para combater a infecção e aliviar a dor de garganta.
Bananas
A banana contém nutrientes como vitaminas B6, potássio e, logicamente, vitamina C. É um alimento suave para a garganta porque não é ácido e, além disso, não causa incômodos quando é consumido, porque é muito fácil de ser engolido.
Limão e mel
Este é um daqueles remédios da vovó, ótimo para aliviar a dor de garganta e combater a infecção que, entre outras coisas, também pode causar sintomas incômodos como a tosse e a congestão.
Para prepará-lo, basta adicionar duas colheres de suco de limão a uma colher de mel. Esta mistura pode ser consumida sozinha ou diluída em uma xícara de água morna.
Chá de gengibre ou com mel para a dor de garganta
Para aliviar a dor e a irritação da garganta, você pode beber chá de gengibre ou chá com mel.
O chá de gengibre caracteriza-se por ter uma forte ação anti-inflamatória que contribui para aliviar a irritação da garganta. Além disso, o mel é um alimento antibiótico que pode combater a infecção enquanto suaviza a garganta.
Farinha de aveia
É um alimento muito suave para a garganta e pode ser combinado com o mel de abelhas ou as bananas para torná-lo ainda mais benéfico. Contém fibras solúveis que ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim, e também contém uma importante quantidade de proteínas, que melhora o rendimento físico e proporciona uma sensação de saciedade por mais tempo.
Leia também: O quão efetiva a aveia é para controlar o colesterol
Macarrão de trigo integral
Este alimento traz para o organismo nutrientes como fibras, ferro, zinco e vitaminas B1, B2, B3 e E. Pode aliviar a dor de garganta, já que é um alimento suave, de fácil consumo e com importantes propriedades que fortalecem o sistema imunológico para combater a infecção. O ideal é consumi-lo quente e com um molho baixo em gorduras.
Cenouras cozidas
Esta hortaliça contém nutrientes como a vitamina A, vitamina C, vitamina K, fibras e potássio. É um alimento que fortalece o sistema imunológico e ajuda a combater a dor de garganta, sempre e quando for consumido cozido. Comer cenoura crua pode ser um pouco agressivo para a garganta irritada e piorar o problema.
Caldo de galinha
Esta clássica receita de nossas avós é excelente para aumentar as defesas, combater as infecções virais e aliviar os sintomas como a dor de garganta e a congestão. Possui propriedades anti-inflamatórias leves e evita que os vírus entrem em contato com as membranas mucosas. Um bom caldo de galinha pode incluir cenouras, cebola, aipo, batata e alho.
Ovos mexidos ou claras
O ovo é um alimento de fácil digestão que proporciona proteínas e outros nutrientes importantes. O ovo mexido ou as claras podem ajudar a reduzir a inflamação e a dor de garganta, sempre e quando for evitado o uso de temperos.
Sálvia
Esta planta possui um alto poder medicinal que vem sendo utilizado desde a antiguidade para aliviar sintomas como a dor de garganta. Contém uma quantidade importante de enzimas de manipulação de oxigênio, flavonoides e ácido fenólico. Você pode preparar chás ou adicionar a sálvia em sopas.
Alho e cebola
Tanto o alho como a cebola contêm compostos de enxofre que possuem uma ação expectorante e mucolítica, ou seja, facilitam a expulsão do muco das vias respiratórias. São considerados dois poderosos antibióticos naturais, capazes de combater as infecções virais e bacterianas, aliviando sintomas como a dor de garganta.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.