Por que alguns homens namoram mulheres mais velhas?

Apesar do julgamento da sociedade, alguns homens gostam de namorar mulheres mais velhas e têm relacionamentos bem-sucedidos e gratificantes. Confira aqui as razões que os levam a fazer essa escolha.
Por que alguns homens namoram mulheres mais velhas?
Elena Sanz

Escrito e verificado por a psicóloga Elena Sanz.

Última atualização: 20 outubro, 2023

Todos conhecemos casos de casais famosos em que a mulher é bem mais velha que o homem. Por exemplo, Priyanka Chopra e Nick Jonas, Kris Jenner e Corey Gamble ou Elsa Pataky e Chris Hemsworth. É possível que em seu ambiente você também tenha verificado que o fenômeno de homens que namoram mulheres mais velhas é muito comum.

Apesar do crescente número de casais com essas características, você ainda pode se perguntar o que eles poderiam ter visto um no outro com tanta diferença de idade. A nível social, relações em que o homem é mais velho costumam ser mais bem aceitas devido à vantagem evolutiva percebida.

No entanto, apesar do que podemos acreditar, os relacionamentos entre homens jovens e mulheres mais velhas costumam ser bem-sucedidos e satisfatórios para ambos. E, de fato, são vários os motivos importantes que levam os homens a fazer essa escolha. Confira aqui!

Razões pelas quais os homens namoram mulheres mais velhas

Frequentemente, há comentários de terceiros ou termos depreciativos impostos às mulheres que formam esses relacionamentos, como cougar. Esse termo, que significa “puma” em inglês, refere-se a mulheres que perseguem rapazes.

Porém, apesar da baixa aceitação do meio, não são simples “aventuras”, pois têm possibilidade de perdurar. De fato, o Journal of Marriage and Family indica que essas relações duram pelo menos 2 anos.

Por sua vez, apesar das crenças, geralmente são os homens que procuram as mulheres mais velhas e não o contrário. Na verdade, as mulheres que formam esse tipo de relacionamento hipogâmico em relação à idade tendem a desempenhar um papel bastante passivo no namoro.

As razões específicas pelas quais os homens namoram mulheres mais velhas podem variar de caso para caso. No entanto, a seguir estão as razões mais comuns pelas quais tantos rapazes escolhem e gostam desses relacionamentos.

1. As mulheres mais velhas têm inteligência emocional

Um dos aspectos mais atraentes das mulheres mais velhas é sua inteligência emocional. Em comparação com as mais novas, elas tendem a ter um melhor manejo e gestão das suas emoções.

Por causa disso, é menos provável que sejam dominadas por sentimentos negativos. Além disso, geralmente sabem lidar com mais serenidade com contratempos e desentendimentos.

Assim, não agem de forma caprichosa ou infantil, não recorrem à chantagem emocional e evitam o drama. Elas são mais capazes de entender, aceitar e gerenciar o que sentem, bem como expressá-lo e se comunicar com calma e clareza. Além disso, podem tomar decisões e realizá-las. Isso é sempre positivo em um relacionamento.

2. São mais independentes

As mulheres mais velhas são muito mais independentes e autoconfiantes. As suas experiências ao longo dos anos lhes permitiram adquirir e desenvolver recursos, desafiar-se e provar sua capacidade e seu valor.

Assim, elas não precisam nem procuram ninguém para preencher suas lacunas e não colocam sua felicidade nas mãos de terceiros. Além disso, têm maior estabilidade econômica, por isso não estão satisfeitas com os casais clássicos em que o homem é mais velho que elas, conforme indica um estudo do IJRISS.

Em outras palavras: elas não precisam do parceiro, mas o preferem e o escolhem para compartilhar. Essa confiança, determinação e autonomia podem ser muito atraentes. Por outro lado, uma mulher mais jovem pode ainda não ter alcançado essa independência e pode ser mais insegura, exigente e intransigente no relacionamento.

3. Têm menos expectativas com o relacionamento

Outra razão importante pela qual alguns homens namoram mulheres mais velhas é que elas colocam menos pressão no relacionamento. Elas já percorreram um caminho de vida, tiveram vários relacionamentos ou experiências e traçaram um caminho.

Na maioria dos casos, elas têm uma carreira profissional consolidada, podem já ter passado pelo noivado, casamento e maternidade, e não estão mais nesse ponto. Agora, depois de terem vivido e experimentado, procuram apenas desfrutar e partilhar, conseguindo fluir sem alimentar falsas expectativas que aumentam a pressão sobre o casal.

Elas também aprenderam a não idealizar seus parceiros românticos. São capazes de aceitar o outro com suas forças e fraquezas, por isso não procuram mais mudá-lo ou esperar uma perfeição irreal. Pelo contrário, elas apreciam e gostam de uma pessoa real e de um relacionamento real.

4. Têm mais experiência sexual

Podemos pensar que as mulheres mais jovens levam vantagem por causa de sua aparência física e por terem uma imagem mais atraente. Porém, as mulheres mais velhas tem um grande ponto a seu favor: a experiência.

Apesar de muitas vezes serem representadas como mulheres assexuadas, a maturidade que os anos trazem permite que elas se sintam muito mais confortáveis e seguras com seus corpos. Além disso, essa experiência as ajuda a descartar complexos inúteis e, acima de tudo, a saber o que querem e como pedir.

menos tabus e inseguranças e maior assertividade sexual. Essas mulheres são mais conscientes e livres em seus desejos e preferências. Portanto, elas não têm medo de comunicá-lo ao parceiro. Assim, os encontros sexuais se tornam mais espontâneos e satisfatórios para ambos.

5. Aumentam a autoestima do homem

Por fim, os homens que namoram mulheres mais velhas podem encontrar um incentivo adicional: esse tipo de relacionamento contribui para aumentar sua autoestima. Assim, as mulheres mais velhas lhes proporcionam maior atenção, bem-estar e confiança.

De alguma forma, namorar esse tipo de mulher confiante, determinada e independente que sabe o que quer pode parecer uma conquista bem-sucedida. Além disso, uma mulher mais velha pode dar ao homem o cuidado que as mulheres mais jovens muitas vezes não dão.

Homens que namoram mulheres mais velhas têm relacionamentos gratificantes

Em suma, esse tipo de relacionamento tão criticado pela sociedade é tão válido quanto qualquer outro e tem grandes chances de dar certo. Na verdade, o maior impedimento que esses casais costumam encontrar é o julgamento do entorno.

Ao contrário do que se possa pensar, os homens também procuram as mulheres mais velhas pelo interesse que elas despertam neles. Embora não seja possível generalizar, já que cada pessoa é diferente, são os motivos acima que tornam as mulheres mais velhas uma opção tão atraente.

Embora seja mais comum que os homens sejam mais velhos nos relacionamentos, muitos gostam de namorar mulheres mais velhas. De qualquer forma, é hora de nos livrarmos de preconceitos e estereótipos. Assim, podemos permitir que todos vivam em liberdade.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.