O efeito da dislexia em crianças
Sabemos que as crianças têm ritmos diferentes para aprender. Algumas são mais rápidas, enquanto outras levam mais tempo. No entanto, quando dislexia em crianças se manifesta, surgem sérias dificuldades para aprender a ler e a escrever.
A dislexia é um problema de aprendizagem mais comum do que se imagina. As crianças disléxicas podem ser injustamente chamadas de burras ou lentas, quando na verdade fazem grandes esforços para ler, escrever, e seguir as instruções.
Em que consiste a dislexia em crianças?
Ler parece ser um processo automático e simples para aqueles que o fazem com facilidade. No entanto, a leitura é uma tarefa complexa para o cérebro. Enquanto falar é um processo natural para as crianças, ler envolve uma aprendizagem.
Aprender a ler significa perceber que as palavras são formadas por sons, para depois relacionar esses sons com as letras do alfabeto. Ao combinar os sons e as letras, as palavras são formadas. Quando uma pessoa é capaz de reconhecer essas palavras, ela aprende a ler.
No entanto, esse processo não é igual para todas as crianças. O cérebro de crianças com dislexia se desenvolve e funciona de maneira diferente. Existem diversos casos, mas essencialmente há dificuldade para separar os sons que compõem uma palavra e para entender quais letras representam esses sons.
A dislexia em crianças não é uma questão de inteligência ou de desejo de aprender. As crianças disléxicas podem ter sucesso e aprender com métodos de ensino apropriados, portanto a importância da detecção precoce.
Leia: Atenção: essas características indicam que seu filho tem problemas de aprendizagem
Quais são os sintomas da dislexia em crianças?
Quando estão em idade pré-escolar, a dislexia em crianças apresenta os seguintes sintomas:
- Não fala muito e não conhece tantas palavras quanto outras crianças da mesma idade.
- Tem problemas para aprender e nomear os números, as cores, e as letras.
- Não consegue reconhecer ou associar palavras que rimam.
- Têm dificuldade para seguir instruções, sendo necessário lembrar-lhes frequentemente sobre as rotinas e as regras.
À medida que crescem e precisam aprender a ler e a escrever, as crianças disléxicas apresentam estes sintomas:
- Têm dificuldade para identificar as sílabas e sons que compõem as palavras.
- Não conseguem pronunciar os sons isolados que compõem as sílabas.
- Mudam a sequência correta das letras ao ler e escrever palavras.
- Têm problemas com a caligrafia e a boa coordenação.
Se essas crianças chegarem à adolescência sem terem recebido um diagnóstico de dislexia, apresentarão as seguintes características:
- Vocalizar e decodificar as palavras é uma difícil tarefa para elas, por isso evitam ler em público.
- Como têm dificuldade para encontrar a palavra adequada, utilizam palavras com significados diferentes, mas que soam parecido.
- Têm dificuldade para expressar ideias com ordem, ortografia, gramática e pontuação corretas.
- Como a comunicação pode ser afetada, não é fácil para elas participarem de projetos em grupo, e sua vida social pode ser afetada.
Quais são os efeitos da dislexia nas crianças?
As crianças com dislexia podem ter dificuldades na escola. Frequentemente, elas são injustamente estigmatizadas como desmotivadas, estúpidas ou preguiçosas, bem como, podem ser objetos de zombaria dos colegas. Se a criança disléxica não receber a ajuda que necessita para melhorar, ela fica exposta ao fracasso escolar.
Isso faz dela uma vítima de mensagens e avaliações negativas vindas do ambiente escolar, social e familiar.
Os fracassos contínuos contribuem para que a criança disléxica perca a motivação de aprender e alimente um sentimento de insegurança em relação a si mesma e às suas capacidades. Isso pode se estender para outras atividades extracurriculares, atrapalhando todas as áreas de sua vida.
A criança disléxica pode desenvolver problemas emocionais ou comportamentais, quando não se sabe como tratar sua condição. Entre eles estão:
- Baixa autoestima.
- Dificuldades na interação social.
- Diminuição ou aumento do apetite.
- Ansiedade, em qualquer de suas formas.
- Problemas com o sono, como insônia ou pesadelos.
- Somatização do estresse. Sente dores, como cefaleias, vômitos ou dores abdominais, entre outras.
- Apresenta sintomas depressivos, como sentimentos de fracasso, insegurança, dificuldades escolares, tristeza, alterações bruscas de humor…
- Transtornos comportamentais que se manifestam com comportamento agressivo ou provocativo, como um mecanismo de defesa ineficaz.
Não perca: Técnicas de Montessori para canalizar a raiva e o nervosismo das crianças
Como podemos ajudar as crianças disléxicas?
As crianças disléxicas são criativas, porque pensam de maneira não convencional e podem resolver os problemas de forma diferente dos demais. Quando lhes é dada ajuda precoce, é possível superar as dificuldades e evitar muitos dos problemas que afetam a autoestima e o bem-estar emocional.
Independentemente de não conseguirem soletrar ou de terem mais dificuldade para processar a informação, o mais importante é apoiá-las para que não desistam e deixem de ir à escola. Cabe aos pais incentivar a leitura e ajudar os filhos a ler quando estão em casa. Há maneiras divertidas de ensinar a ler, descubra-as!
É possível dar outra nuance à dislexia em crianças. Para fazer isso, elas precisam entender o que é a dislexia, para aprenderem a se defender. Temos também que oferecer oportunidades diferentes, que lhes permitam cultivar a confiança em si mesmas e promover o sucesso em áreas como esportes, atividades artísticas, musicais, etc.
Se seu filho é disléxico, é importante que ele saiba que não é errado ser diferente, que isso não o define, nem interfere no amor que você sente por ele. Essa diferença pode ser o sinal de que ele é muito talentoso em outros sentidos. Ele pode ter dificuldade para ler, mas pode ter capacidade para fazer de forma perfeita muitas outras coisas, interessantes e produtivas.
Sabemos que as crianças têm ritmos diferentes para aprender. Algumas são mais rápidas, enquanto outras levam mais tempo. No entanto, quando dislexia em crianças se manifesta, surgem sérias dificuldades para aprender a ler e a escrever.
A dislexia é um problema de aprendizagem mais comum do que se imagina. As crianças disléxicas podem ser injustamente chamadas de burras ou lentas, quando na verdade fazem grandes esforços para ler, escrever, e seguir as instruções.
Em que consiste a dislexia em crianças?
Ler parece ser um processo automático e simples para aqueles que o fazem com facilidade. No entanto, a leitura é uma tarefa complexa para o cérebro. Enquanto falar é um processo natural para as crianças, ler envolve uma aprendizagem.
Aprender a ler significa perceber que as palavras são formadas por sons, para depois relacionar esses sons com as letras do alfabeto. Ao combinar os sons e as letras, as palavras são formadas. Quando uma pessoa é capaz de reconhecer essas palavras, ela aprende a ler.
No entanto, esse processo não é igual para todas as crianças. O cérebro de crianças com dislexia se desenvolve e funciona de maneira diferente. Existem diversos casos, mas essencialmente há dificuldade para separar os sons que compõem uma palavra e para entender quais letras representam esses sons.
A dislexia em crianças não é uma questão de inteligência ou de desejo de aprender. As crianças disléxicas podem ter sucesso e aprender com métodos de ensino apropriados, portanto a importância da detecção precoce.
Leia: Atenção: essas características indicam que seu filho tem problemas de aprendizagem
Quais são os sintomas da dislexia em crianças?
Quando estão em idade pré-escolar, a dislexia em crianças apresenta os seguintes sintomas:
- Não fala muito e não conhece tantas palavras quanto outras crianças da mesma idade.
- Tem problemas para aprender e nomear os números, as cores, e as letras.
- Não consegue reconhecer ou associar palavras que rimam.
- Têm dificuldade para seguir instruções, sendo necessário lembrar-lhes frequentemente sobre as rotinas e as regras.
À medida que crescem e precisam aprender a ler e a escrever, as crianças disléxicas apresentam estes sintomas:
- Têm dificuldade para identificar as sílabas e sons que compõem as palavras.
- Não conseguem pronunciar os sons isolados que compõem as sílabas.
- Mudam a sequência correta das letras ao ler e escrever palavras.
- Têm problemas com a caligrafia e a boa coordenação.
Se essas crianças chegarem à adolescência sem terem recebido um diagnóstico de dislexia, apresentarão as seguintes características:
- Vocalizar e decodificar as palavras é uma difícil tarefa para elas, por isso evitam ler em público.
- Como têm dificuldade para encontrar a palavra adequada, utilizam palavras com significados diferentes, mas que soam parecido.
- Têm dificuldade para expressar ideias com ordem, ortografia, gramática e pontuação corretas.
- Como a comunicação pode ser afetada, não é fácil para elas participarem de projetos em grupo, e sua vida social pode ser afetada.
Quais são os efeitos da dislexia nas crianças?
As crianças com dislexia podem ter dificuldades na escola. Frequentemente, elas são injustamente estigmatizadas como desmotivadas, estúpidas ou preguiçosas, bem como, podem ser objetos de zombaria dos colegas. Se a criança disléxica não receber a ajuda que necessita para melhorar, ela fica exposta ao fracasso escolar.
Isso faz dela uma vítima de mensagens e avaliações negativas vindas do ambiente escolar, social e familiar.
Os fracassos contínuos contribuem para que a criança disléxica perca a motivação de aprender e alimente um sentimento de insegurança em relação a si mesma e às suas capacidades. Isso pode se estender para outras atividades extracurriculares, atrapalhando todas as áreas de sua vida.
A criança disléxica pode desenvolver problemas emocionais ou comportamentais, quando não se sabe como tratar sua condição. Entre eles estão:
- Baixa autoestima.
- Dificuldades na interação social.
- Diminuição ou aumento do apetite.
- Ansiedade, em qualquer de suas formas.
- Problemas com o sono, como insônia ou pesadelos.
- Somatização do estresse. Sente dores, como cefaleias, vômitos ou dores abdominais, entre outras.
- Apresenta sintomas depressivos, como sentimentos de fracasso, insegurança, dificuldades escolares, tristeza, alterações bruscas de humor…
- Transtornos comportamentais que se manifestam com comportamento agressivo ou provocativo, como um mecanismo de defesa ineficaz.
Não perca: Técnicas de Montessori para canalizar a raiva e o nervosismo das crianças
Como podemos ajudar as crianças disléxicas?
As crianças disléxicas são criativas, porque pensam de maneira não convencional e podem resolver os problemas de forma diferente dos demais. Quando lhes é dada ajuda precoce, é possível superar as dificuldades e evitar muitos dos problemas que afetam a autoestima e o bem-estar emocional.
Independentemente de não conseguirem soletrar ou de terem mais dificuldade para processar a informação, o mais importante é apoiá-las para que não desistam e deixem de ir à escola. Cabe aos pais incentivar a leitura e ajudar os filhos a ler quando estão em casa. Há maneiras divertidas de ensinar a ler, descubra-as!
É possível dar outra nuance à dislexia em crianças. Para fazer isso, elas precisam entender o que é a dislexia, para aprenderem a se defender. Temos também que oferecer oportunidades diferentes, que lhes permitam cultivar a confiança em si mesmas e promover o sucesso em áreas como esportes, atividades artísticas, musicais, etc.
Se seu filho é disléxico, é importante que ele saiba que não é errado ser diferente, que isso não o define, nem interfere no amor que você sente por ele. Essa diferença pode ser o sinal de que ele é muito talentoso em outros sentidos. Ele pode ter dificuldade para ler, mas pode ter capacidade para fazer de forma perfeita muitas outras coisas, interessantes e produtivas.
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- Fletcher J. M. (2009). Dyslexia: The evolution of a scientific concept. Journal of the International Neuropsychological Society : JINS, 15(4), 501-8.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3079378/ -
Artigas-Pallarés, J. (2009). Dislexia: Enfermedad, trastorno o algo distinto. Revista de Neurologia. https://doi.org/10.1002/dc.20846
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Galaburda, A. M., & Cestnick, L. (2003, February). Dislexia del desarrollo. Revista de Neurologia. https://doi.org/10.4067/S0718-22282006000200001
- Dislexia – Síntomas y causas – Mayo Clinic. (2017). Retrieved 6 September 2020, from https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/dyslexia/symptoms-causes/syc-20353552
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