Logo image
Logo image

Missão Artemis II: diversidade étnica e de gênero no retorno da humanidade à Lua

2 minutos
Três astronautas americanos - incluindo uma mulher e um homem afro-americano - e um astronauta canadense voarão ao redor da lua no final de 2024 na missão Artemis II.
Missão Artemis II: diversidade étnica e de gênero no retorno da humanidade à Lua
Escrito por Equipe Editorial
Última atualização: 04 maio, 2023

A NASA anunciou essa semana os quatro astronautas que estarão a bordo da missão Artemis II. O conjunto de missões Artemis tem como objetivo levar humanos até a Lua novamente e, com isso, se preparar para chegar até Marte.

Essa é a primeira vez em mais de 50 anos que humanos irão para a vizinhança lunar. A última vez foi através das missões Apollo que ficaram famosas por serem as missões que levaram o primeiro homem a pisar na Lua.

O anúncio foi feito pela agência norte-americana na base Ellington Field, em Houston, no Texas.

A viagem vai ser feita no ano que vem após o sucesso da missão Artemis I. Em 2022, essa operação levou a cápsula Orion à órbita lunar, mas sem astronautas a bordo. A previsão é que a viagem dure 10 dias, chegando ao lado oculto da Lua.

Diversidade étnica e de gênero

A ideia é que a missão coloque novamente os humanos para pisar na Lua. Além disso, durante a Artemis II, a NASA e seus colaboradores pretendem colocar a primeira mulher no solo lunar e também a primeira pessoa não-branca.

O célebre programa da NASA levou um total de 12 astronautas para caminhar na Lua entre 1969 e 1972. Todos eram homens brancos.

Os escolhidos para participar da missão foram:

Christina H. Koch: primeira mulher em uma missão lunar. Engenheira, bateu recorde de voo espacial mais longo de uma mulher, totalizando 328 dias no espaço, e de mais tempo sozinha em órbita, 288 dias.

Victor J. Glover: primeiro afro-americano em missão à Lua. Piloto experiente da Marinha, sua primeira viagem para fora da Terra durou 168 dias. Participou de quatro caminhadas fora da Estação Espacial Internacional (ISS).

Reid G. Wiseman: o comandante. Será a sua segunda ida ao espaço depois de 10 anos. Ele ficou 165 dias na ISS.

Jeremy Hansen: será seu primeiro voo para fora da Terra. Canadense, é coronel das Forças Armadas do país e mestre em física.

O canadense Hansen, que fará seu primeiro voo espacial nesta missão, agradeceu em nome de seu país a parceria espacial de longa data com os EUA e a liderança global da NASA.

“Esta é a tripulação da humanidade”, disse o diretor da NASA, Bill Nelson, no evento de anúncio da missão, no Centro Espacial Johnson, em Houston, no estado do Texas.

Some figure

“Rezo para que Deus abençoe esta missão, mas também oro para que possamos continuar a servir como fonte de inspiração para a cooperação e a paz, não apenas entre nações, mas em nossa própria nação”, finalizou Glover.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.