Home staging: a técnica para acelerar a venda da sua casa

A primeira impressão que um imóvel causa é fundamental para a decisão de compra. Se o imóvel transmitir uma boa vibração, parecer arrumado e projetar harmonia, então será mais fácil de vender.
Home staging: a técnica para acelerar a venda da sua casa

Última atualização: 24 abril, 2023

O setor imobiliário encontrou no home staging um aliado para agilizar a venda de imóveis. O método foca em ordenar, decorar e deixar a residência com a melhor aparência possível, com o objetivo de captar o interesse de potenciais compradores.

Uma casa limpa, mobiliada e enfeitada sem excessos, irradia melhor energia e agrada aos olhos; em vez daqueles espaços que exibem desordem.

A técnica é constantemente atualizada, pois são cada vez mais as ideias que os agentes imobiliários aplicam para uma cenografia de sucesso.

Do que se trata o “home staging” e qual o seu impacto no mercado imobiliário?

O European Institute of Business Studies explica o home staging imobiliário como uma estratégia de marketing para vender em menos tempo e ao melhor preço. O significado da técnica é que o futuro comprador contemple todas as potencialidades da casa. Para conseguir esse impacto, os agentes não investem em móveis totalmente novos, mas simulam com uma decoração, às vezes até de papelão.

Foi a imobiliária Barb Schwarz quem criou o home staging e aos poucos a corrente foi se espalhando pelo mundo. Não implica mudanças profundas. Em seu lugar, é exibida a melhor aparência da casa com o que ela tem disponível e algum detalhe a mais.

Sua pegada no setor imobiliário é revisada em um estudo divulgado pela Deco Academy, que especificou que 83% dos clientes de diferentes imobiliárias admitiram um efeito graças à técnica. Por sua vez, 17% dos vendedores de imóveis entrevistados afirmaram que a técnica aumentou o valor do imóvel de 6% para 10%.

O home staging busca ambientes neutros. Se o comprador desejar, ele pode intervir.

Veja: Como integrar o papel de parede “vintage” na decoração da casa

Benefícios do home staging

A tática também é aplicável em escritórios, lojas, casas novas ou usadas. O objetivo é sempre o mesmo; o que varia é o orçamento para o “cenário” criado.

Além disso, oferece as vantagens que listamos a seguir:

  • Acelera a transação.
  • Reduz os pontos a negociar.
  • Aumenta o preço do imóvel.
  • Não há necessidade de gastar em grandes remodelações.
  • Aumenta o número de visitas por interesse de compra.
Fotos de uma casa com home staging.
O home staging serve também para tirar fotografias que ilustram o anúncio de venda.

Técnicas recomendadas para realizar o “home staging”

O mais importante para o sucesso do home staging é contar com os serviços de um especialista na área. Os agentes especializados criam uma proposta que, além de dar um tom acolhedor à casa, promove a oferta em redes, sites, jornais e outros meios de informação.

A partir daí, o que segue é recorrer ao conhecimento em decoração, busca de móveis quando a casa está vazia e aplicação de filosofias como o feng shui, por exemplo. Revelamos outras atividades específicas deste método.

Ordenar

Como aponta a revista Architectural Digest, a ordem física transmite paz, conforto e bem-estar. Também afeta pensamentos e sentimentos. Esta teoria é apoiada pelo home staging para as vendas, pois recomenda que se livre da acumulação de coisas a fim de deixar a energia fluir.

Os profissionais da estratégia “desaparecem” aquilo que traz a sensação de saturação. Eles preferem limpar e usar o mínimo possível de itens.

Ao limpar uma área da casa, você ajuda a apreciar melhor as proporções e os espaços. Com base no espaço, você distribui os móveis e, se necessário, reduz o número deles.

Limpar

A limpeza pesada é essencial: nunca mostre a casa sem uma limpeza adequada. Quanto mais impecável o espaço parecer, os visitantes o perceberão como acolhedor. E quem não quer morar em um lugar assim?

Reparar pontos específicos

Se houver reparos pendentes, resolva-os.

Pintar as paredes e varandas; fazer o reparo dos detalhes nas portas, janelas e gavetas; certifique-se de que os tapetes e cortinas não estejam rasgados. Cuide de quaisquer arranjos domésticos que a propriedade justifique.

Normalmente, a maioria dos compradores está procurando casas para as quais possam se mudar sem todo o trabalho de alvenaria envolvido. Concluindo, menos reformas se traduzem em maiores possibilidades de vendas.

Não personalize

Home staging não anda de mãos dadas com personalização. O correto é não mostrar os pertences pessoais dos donos, como fotografias, quadros e enfeites, na casa.

A ideia é que os novos proprietários se imaginem habitando o local, sem ter por perto coisas que aludam a outra família. Para tal pode recorrer a uma decoração neutra mas marcante.

Decoração neutra para home staging.
A decoração neutra é ideal para essa técnica. Não devemos colocar fotos pessoais ou objetos de família.

Móveis baratos

Não há necessidade de gastar em móveis luxuosos e caros. Assim como existem opções de papelão, também é viável localizar móveis para alugar, apenas para efeito de criar um “cenário específico” para que o potencial comprador tenha uma ideia de como será seu novo lar por dentro.

O que você deve evitar no “home staging”

O Instituto Colombiano de Estudos Superiores de Incolda propõe, através de sua área de marketing, uma importante assessoria para home staging.

A eficácia da técnica implica um orçamento.

Repetimos: você não deve comprar coisas caras, mas também não deve deixar uma sala vazia porque não quer gastar. Você sempre tem que encenar os espaços, porque o comprador entenderá melhor o tamanho em relação ao seu estilo de decoração.

Se você se cercar de uma equipe que conhece a técnica, aumenta as chances de vender em menos tempo. Ficou animado para experimentar o método?


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