Guia completo de cuidados com jacintos
Os bulbos de jacinto são muito apreciados pelo cheiro e pela beleza, mas quando plantados precisam de cuidados específicos. Além da decoração, essa planta tem uso medicinal e cosmético. E, apesar de ser de origem mediterrânea, em algumas culturas é utilizada no tratamento de problemas de pele devido às suas propriedades antibacterianas, antimicrobianas e antifúngicas.
Sua fragrância é usada até para fazer perfumes. Se você quer plantar em casa e não sabe como fazer, você veio ao lugar certo. Daremos conselhos sobre quando você pode plantar bulbos de jacinto dentro ou fora de casa e como cuidar deles para que suas flores coloridas durem.
Onde e quando plantar bulbos de jacinto?
Os jacintos geralmente crescem até 35 centímetros e desenvolvem bulbos de várias cores, incluindo azul, roxo, branco e rosa. A seguir, apresentamos um guia sobre os principais cuidados que você deve ter no plantio dessa espécie.
Preste atenção à época do ano
Os jacintos florescem na primavera. Na verdade, diz-se que marcam o fim do inverno e com as suas cores dão lugar ao calor dessa nova estação. Geralmente, demoram um mês para florescer, por isso é aconselhável plantá-los no início do inverno.
Embora o mais comum e favorável seja que sejam plantados e floresçam naturalmente, muitos jardineiros optam por colocar os bulbos em condições especiais, para que também possam florescer no inverno. Isso se chama ‘bulbos forçados’ e tem a ver com o controle da temperatura e da luz que essa planta recebe em ambientes controlados. Se você não conseguiu fazer no outono e deseja plantar bulbos de jacinto no inverno, leve em consideração essas duas variáveis.
Verifique o tipo de solo e substrato
Lembre-se de limpar bem o solo antes de plantar seus bulbos, retire todos os espinhos ou restos de outras plantas. Os jacintos, para crescerem em todo o seu esplendor, precisam de um espaço de pelo menos 10 centímetros entre eles, por isso é muito importante que não haja nada que possa impedir o seu crescimento a essa distância.
Lugares onde você pode plantar bulbos de jacinto
Você pode plantar bulbos de jacinto em vasos e no jardim. No primeiro caso, o mais recomendado é:
- Utilizar solo com boa capacidade de drenagem.
- Plantar de um a cinco bulbos por vaso (embora dependa do diâmetro do vaso), em buracos de três a quatro centímetros de profundidade.
- Colocar uma malha na superfície para reduzir a pressão que afeta a nutrição das plantas em espaços limitados.
- Se tiver possibilidade, pode submeter as plantas a uma temperatura constante de 9 ° C e umidade de 95%, durante quatro semanas.
- Caso contrário, coloque o vaso em local fresco, úmido e escuro por algumas semanas. Depois, retire-os e leve-os para um local onde haja luz direta e deixe-os receber até cinco horas por dia.
Se quiser plantar bulbos de jacinto dentro de casa, use um recipiente chamado “Jacintera”, que é de vidro, acrescente um pouco de água e uma colher de sal ou um pedaço de carvão. Após o plantio, tente manter o recipiente em um local com sombra dentro de casa por cerca de uma semana. Depois, ao ver as primeiras folhas, você pode levar as plantas para um local com luz.
Agora, se o que você quer é embelezar seu jardim com bulbos de jacinto, então deve levar em consideração as seguintes sugestões:
- Faça buracos de 10 a 12 cm de profundidade para o plantio.
- Deixe o topo dos bulbos (ápice) aparecer acima do solo.
- Você pode plantá-los em malha para facilitar a colheita ou em cristas no solo.
- Depois de plantá-los em seu jardim, compacte-os suavemente com os dedos para deixar espaço para o jacinto criar raízes.
Dicas para cuidar de jacintos
Se você deseja ter um belo florescimento, deve levar em consideração o tipo de solo e o substrato que melhor beneficiará os bulbos de jacinto. A recomendação é plantar em solos bem drenados e férteis, com pH de 6-7. O melhor substrato é solo misturado com areia e turfa, que conserva a umidade. Além de levar em consideração o tipo de solo, recomendamos o seguinte:
Verifique se recebe luz direta
Você sabia que a luz dá qualidade aos jacintos? Se quiser colher lindas flores no final da primavera, recomendamos colocá-las a pleno sol, ou seja, onde a luz as atinge diretamente. No entanto, você deve monitorar constantemente as plantas para verificar se estão bem hidratadas.
Use um regador para irrigação
O melhor para cuidar dos seus bulbos de jacinto é regá-los regularmente para que o solo tenha uma umidade perene, entre 70 e 80%. Necessitam de regas frequentes, de uma a quatro vezes por semana (principalmente na fase de floração). A manhã é o momento ideal para irrigá-los, pois, dessa forma, evitará que o sol do meio-dia evapore a água.
Para isso, recomendamos fazer a rega com regador, para controlar a quantidade de água e produzir flores de qualidade, pois o bulbo pode encharcar e afogar. Porém, lembre-se de que as raízes não podem ser tocadas pela água, pois pode apodrecer a planta.
Como identificar uma lâmpada que precisa de rega?
- Seu solo está completamente seco.
- As flores começam a secar e quebrar.
- Manchas marrons e amareladas aparecerão no bulbo e em suas flores.
E como saber quando há excesso de rega?
- O caule está começando a apodrecer.
- Folhas e caules ficam fracos.
Depois da floração
Depois que os bulbos do jacinto florescerem, você pode retirá-los do solo e armazená-los por até três anos, ou deixá-los plantados e reproduzi-los para a próxima estação. Para essas duas opções você deve:
- Esperar algumas semanas após a floração para retirá-los do solo. Os bulbos costumam acumular em suas raízes uma grande quantidade de nutrientes que serão úteis no próximo plantio.
- Guardá-los em um local fresco e seco – como uma caixa de papelão protegida do sol – se você removê-los.
- Se deixá-los no solo, fique atento ao crescimento dos novos bulbos e fertilize-os bem. Se você vir folhas grandes e verdes, é muito provável que na próxima floração tenha bons exemplares.
Cuidados para manter seus jacintos livres de pragas
Se você plantar bulbos de jacinto ao ar livre, saiba que eles podem ficar expostos a uma possível infestação por pragas como:
- Moscas
- Pulgões
- Ditylenchus dipsaci
- Esclerotinia bulborum
- Vírus do mosaico do jacinto
Portanto, é aconselhável estar muito atento aos sinais de doenças das plantas, como amarelecimento das folhas, folhas retorcidas, manchas cinzentas ou mofo. Caso contrário, você deverá aplicar uma série de recomendações para manter suas plantas livres de fungos.
Obtenha bulbos de jacinto frondosos e coloridos
A maioria dessas condições que descrevemos anteriormente podem ser combatidas se você retirar os bulbos doentes e separá-los dos saudáveis ou aplicar fungicidas para prevenir seu aparecimento. Agora que você já sabe como plantar bulbos de Jacinto em casa, de forma rápida e fácil, aplique as dicas que lhe demos para decorar seu jardim ou manter sua casa repleta do aroma que essas flores coloridas exalam.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.