Dor no lado direito do abdômen, qual é a causa?

· 25 de setembro de 2014
A causa mais comum da dor no lado direito do abdômen costumam ser os gases. No entanto, se ela vem acompanhada de outros sintomas, é importante consultar um especialista.

Provavelmente você já passou por essa situação: uma dor repentina no abdômen, uma dor aguda e incômoda.

Em certas ocasiões, essa dor está localizada no lado direito. Logo, nos provoca um pouco mais de medo e ansiedade, pois nos perguntamos qual pode ser a origem.

Explicaremos a seguir as principais possíveis causas desta dor para que você fique atenta.

Causas de dor no lado direito do abdômen

Quase todas as pessoas sofreram com uma dor no abdômen alguma vez, seja com maior ou menor frequência.

Contudo, quando essa dor se centra em algum lugar em especial e se repete em várias ocasiões, já começamos a nos preocupar.

Em especial, se a dor se concentrar no lado direito, já que é aí onde está situado o fígado. Sendo assim, sempre gera um pouco mais de medo.

Mas, antes de tudo, fique tranquila, essa dor pode ser causada por vários fatores, não somente por causa do fígado.

Veja a seguir os fatores que você precisa levar em consideração:

1. Gases

dor no lado direito do abdômen

Os gases são a causa mais comum de dor no lado direito do abdômen. Por isso, te indicamos que antes de tudo mantenha a tranquilidade, pois podem ser simples gases.

Quando fazemos mal a digestão ou quando passamos por uma época de constipação, tudo isto ocasiona um acúmulo de gases que incham o abdômen.

É comum sentir dor especialmente na área debaixo das costelas. Também é mais provável que seja mais dolorosa no lado direito.

Assim, primeiramente, é bom identificar o tipo de dor: você se sente cheio? É uma dor que tende a aparecer depois das refeições e inclusive pelas manhãs? É frequente?

Se você respondeu sim para a maioria dessas questões, não se preocupe. O mais provável é que sejam gases.

2. Problemas no cólon

dor no lado direito do abdômen

As doenças associadas ao intestino tendem a ser mais comuns na hora de falar de dor no lado direito do abdômen.

A primeira causa quase sempre são os gases. Se não são gases, então é provável que seja alguma inflamação do intestino.

E quais tipos de doenças estão associadas com a inflamação dos intestinos?

Desde a colite, passando pelo cólon irritável, até a doença mais séria que é a doença de Crohn. Todas afetam também a zona do cólon.

Para que você possa diferenciá-las dos simples gases, é fundamental que constatar a presença ou não de diarreia. Se você estiver com diarreia, então deve se manter em alerta.

Todas essas doenças desenvolvem dor abdominal e diarreia, e é comum que as pessoas apresentem também dor no quadrante superior direito abdominal.

Entretanto, não fique muito preocupada. Tenha em mente que tanto a doença de Crohn e a colite podem ser tratadas com medicamentos para ajudar a controlar os sintomas.

O importante é que você procure um médico!

3. Rins

dor no lado direito do abdômen

Uma terceira causa da dor no lado direito do abdômen pode ser algum problema associado aos rins. Uma causa é, por exemplo, infecções dos rins ou cálculos renais.

Com uma infecção nos rins, tendemos a sentir uma dor abdominal severa e muito intensa, que se estende para as costas também. É muito significativo.

Teremos também dor ao urinar, e a urina será turva. A febre também é habitual. Como você pode ver, os sintomas são muito claros.

Pode ser que nas primeiras fases sejam mais suaves, mas normalmente são sinais bastante claros que não podem ser confundidos, por exemplo, com simples gases.

São doenças dolorosas, mas existe tratamento. Se você sofre de cálculos renais, os sintomas desaparecerão rapidamente uma vez que as pedras forem eliminadas. 

4. Pâncreas

dor no lado direito do abdômen

O pâncreas possui a forma de uma lágrima e está situado junto ao duodeno (a primeira seção do intestino delgado).

Então, está situado entre o estômago e a coluna vertebral, rodeado pelo fígado e pelos intestinos, centralizado, mas com muita massa do lado esquerdo.

Por isso, dizemos que ele encontra-se do lado esquerdo. Mas como uma parte está centralizada, ou seja, muito perto do lado direito, figura como uma possibilidade a se levar em conta.

As dores podem ocorrer em diferentes posições. É muito comum sentir dor do lado esquerdo, mas podem ocorrer alguns casos em que a dor está localizada na parte central, tendendo para o lado direito. 

Assim, é possível que possamos estar sofrendo uma infecção no pâncreas. Os sintomas da infecção no pâncreas são similares aos das doenças na vesícula biliar.

Logo, podemos ter uma dor abdominal superior que vai para o estômago ou para as costas.

Para que você possa diferenciar dos anteriores sintomas, preste atenção em como você se sente depois de comer. Se apresentar vômitos ou enjoos, então é possível que você esteja sofrendo com uma pancreatite.

Leia também: 7 alimentos para desinflamar o pâncreas e o fígado

5. Úlceras

dor no lado direito do abdômen

Uma causa muito comum são as úlceras no estômago. Elas podem causar dor em qualquer parte do abdômen, isso é verdade.

Mas as úlceras pépticas ou abdominais centram a dor justamente no lado direito do abdômen. Então, fique atento!

É uma dor que vem e vai, mas que se torna mais incômoda quando comemos alimentos picantes, por exemplo.

Esperamos ter esclarecido suas dúvidas com relação às causas da dor no lado direito do abdômen. Porém, tenha em mente que na maioria das vezes são simples gases.

Se o incômodo for contínuo, agudo e te impedir de seguir sua rotina normal, procure um médico imediatamente.