6 ervas e especiarias que estimulam o crescimento do cabelo

De acordo com a sabedoria popular, algumas ervas e especiarias podem estimular o crescimento do cabelo, revitalizar sua cor e devolver sua força e brilho.
6 ervas e especiarias que estimulam o crescimento do cabelo

Última atualização: 28 Janeiro, 2021

Cabelo longo e sedoso é uma tendência que nunca sai de moda. E é algo que pode ser obtido com paciência, bons cuidados e um estilo de vida saudável. De forma complementar, pode-se recorrer ao uso de certas ervas e especiarias, uma vez que acredita-se que elas podem estimular o crescimento do cabelo.

Você sabia que pode aplicar alecrim e canela no cabelo para deixá-lo mais saudável, mais longo e mais bonito? A seguir, vamos falar mais sobre outras ervas e especiarias que você pode usar.

Ervas e especiarias que estimulam o crescimento do cabelo

Os remédios a base de ervas e especiarias fazem parte da sabedoria popular. Podem ser preparados facilmente em casa e, quando utilizados ​​de maneira pontual, não devem representar um risco à saúde.

No entanto, pessoas que têm pele sensível, alergias ou doenças como a dermatite e a psoríase devem evitá-los, pois podem causar irritação e outros desconfortos.

A seguir, listamos algumas recomendações para ajudar seu cabelo a crescer mais saudável e forte. Você quer descobrir quais são? Vamos lá!

1. Alecrim

Sem dúvida, o alecrim é uma das plantas mais recomendadas para estimular o crescimento do cabelo. Também é recomendado para devolver a cor e o brilho aos cabelos escuros (de castanho médio à escuro) e inclusive para prevenir o surgimento de cabelos brancos.

  • Enxaguar o cabelo com água de alecrim após lavá-lo ajuda a avivar o tom escuro e estimula seu crescimento.

2. Cavalinha

A cavalinha é uma planta muito conhecida pelo seu alto teor de silício, um mineral que proporciona força aos cabelos, às unhas unhas e aos ossos.

  • O silício hidrata e promove a elasticidade e a resistência capilar. Assim, ao ter mais resistência, o cabelo quebra menos.
  • A cavalinha fornece nutrientes essenciais para as raízes dos cabelos, de modo que seu uso para reverter a queda é indispensável. Dá força e previne os fios frágeis.

3. Urtiga

A urtiga é uma erva cheia de benefícios que estimulam o crescimento do cabelo. Não apenas impede sua queda, como também serve para combater a seborreia e alguns tipos de caspa.

  • Seu alto teor de vitaminas (B, C e E) reduz os efeitos nocivos dos radicais livres.
  • Também inibe a produção excessiva de gorduras e estimula a circulação do tecido capilar, proporcionando brilho e força.
  • Graças à sua ação de limpeza, tonifica as fibras capilares e, além disso, ajuda a oxigenar o couro cabeludo.

4. Hena

Ao secar e moer as folhas dessa planta, obtém-se um corante vegetal também chamado de hena, geralmente utilizado para revitalizar a cor avermelhada e dar certo toque acobreado aos cabelos castanhos. Além disso, seu uso é recomendável para estimular o crescimento do cabelo.

5. Canela

A nível popular, a canela é considerada um elemento que pode ajudar a revitalizar os tons marrons e a estimular a circulação sanguínea no couro cabeludo, o que contribui para o crescimento do cabelo.

Como no caso anterior, podem ser preparadas máscaras ou tônicos caseiros que devem ser aplicados na cabeça semanalmente para obter os benefícios desta especiaria. O preparo pode ser feito com as folhas da canela ou com o pó usado para cozinhar.

6. Curry

O curry é uma mistura de especiarias que, de acordo com as crenças populares, ajuda a promover o crescimento do cabelo e nutri-lo. Para obter seus benefícios, você pode preparar em casa uma pasta ou máscaras diferentes para aplicar semanalmente no cabelo.

O que mais você deve considerar em relação ao crescimento do cabelo?

Para estimular o crescimento do cabelo, é essencial manter uma dieta equilibrada e outros bons hábitos de vida. Além disso, é indispensável utilizar os produtos de cuidados e limpeza adequados, de acordo com seu tipo de cabelo.

Como informação adicional, saiba que existem alimentos (como peixes azuis, frutos secos, frutas e aveia) que podem complementar sua dieta e ajudar a conseguir um cabelo mais saudável e bonito. Procure consumi-los com regularidade (e moderação) para obter todos os nutrientes.

Por fim, recomendamos que você evite o uso excessivo de produtos químicos que enfraquecem os fios de cabelo. Modere o uso de chapinhas e secadores de cabelo e dê ao seu cabelo o carinho e o cuidado que ele merece.

Pode interessar a você...
6 vitaminas importantes para o crescimento do cabelo
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
6 vitaminas importantes para o crescimento do cabelo

Nossos fios costumam crescer 15 milímetros por ano, mas muitos não sabem quais são as vitaminas importantes para o crescimento do cabelo.



  • Blume-Peytavi, U., Tosti, A., Whiting, D. A., & Trüeb, R. M. (2008). Hair growth and disorders. Hair, Hair Growth and Hair Disorders. https://doi.org/10.1007/978-3-540-46911-7
  • Gülçin, I., Küfrevioǧlu, Ö. I., Oktay, M., & Büyükokuroǧlu, M. E. (2004). Antioxidant, antimicrobial, antiulcer and analgesic activities of nettle (Urtica dioica L.). Journal of Ethnopharmacology. https://doi.org/10.1016/j.jep.2003.09.028
  • Borrás-Linares, I., Stojanović, Z., Quirantes-Piné, R., Arráez-Román, D., Švarc-Gajić, J., Fernández-Gutiérrez, A., & Segura-Carretero, A. (2014). Rosmarinus officinalis leaves as a natural source of bioactive compounds. International Journal of Molecular Sciences. https://doi.org/10.3390/ijms151120585