Como recuperar a confiança quando você tiver outra chance
A confiança é um dos pilares fundamentais em qualquer relacionamento. Se isso for perdido, o destino mais seguro serão os conflitos e a eventual separação. Felizmente, podemos reconquistar a confiança e reconstruir o relacionamento para uma versão melhor.
Claro que esse processo exige empenho e paciência, pois os resultados não são imediatos. No entanto, não é impossível. Vamos ver a seguir como alcançá-lo.
9 dicas para reconquistar a confiança no relacionamento
A confiança no casal pode ser perdida por vários motivos. Entre os mais comuns estão a infidelidade, a mentira e a ocultação de alguma informação valiosa do outro.
Seja qual for o caso, uma das partes (ou ambas) não cumpre os acordos (tácitos ou não) que existiam, pelo que o casal acaba por se tornar alguém com quem não podemos contar. No entanto, nem tudo está perdido.
Mesmo que cometamos erros, é possível reconquistar a confiança de nosso parceiro. Para fazer isso, recomendamos o seguinte.
1. Cultive a paciência
O primeiro passo é ter em mente que a confiança do seu parceiro não será restaurada da noite para o dia. É um processo que leva tempo e esforço. E dependendo da qualidade do vínculo anterior ao engano, isso será mais fácil ou mais difícil.
Também é importante que eles estejam cientes de que haverá altos e baixos. Ou seja, haverá momentos em que sentirão que o relacionamento está progredindo, mas em outros se sentirão estagnados.
Lembremo-nos de que há feridas a curar e conflitos a reparar.
O processo não é linear. Você tem que mostrar mais empenho e vontade de resolver os conflitos de forma assertiva.
2. Demonstre compromisso com os fatos
Uma coisa é prometer que vamos mudar e que faremos melhor, e outra é colocá-lo em prática. Não adianta fazer promessas vazias. Devemos estar dispostos a tomar quaisquer medidas necessárias para restaurar a confiança.
Ir além das palavras, colocá-las em ação, é a melhor forma de aproveitar a oportunidade que nosso parceiro nos deu. Bem, mostremos que estamos empenhados em fazer a nossa parte.
3. Seja consistente
Para reconquistar a confiança do nosso parceiro, também é importante manter o compromisso ao longo do tempo. Já dissemos em parágrafos anteriores: esse processo tem altos e baixos e requer tempo.
Portanto, o ideal será demonstrar um interesse genuíno em reparar o dano. Não apenas para obter perdão, mas para reconstruir o vínculo a partir de bases sólidas.
Para isso, mantenha sempre os detalhes, mantenha sua palavra e se comprometa a mudar todas essas dinâmicas negativas que precipitaram os conflitos.
4. Trabalhe a comunicação assertiva e a empatia
É importante que ambos dêem um ao outro tempo e espaço para expressar de forma assertiva seus sentimentos e opiniões. Para isso, ambas as partes devem ser capazes de ouvir ativamente, entender a posição do outro e se expressar sem cair no desrespeito.
No início, é muito provável que enfrentem conversas difíceis, onde afloram a dor, a raiva, a decepção… Porém, é preciso ter essa conexão para propor alternativas e superar o conflito juntos.
Você também pode fortalecer a comunicação perguntando ao seu parceiro se ele percebeu algum progresso no relacionamento. Ou pergunte a ele quais aspectos você pode melhorar e como.
5. Proponha soluções concretas
Também orientamos que usem a comunicação para identificar conflitos que possam estar prejudicando o relacionamento e propor soluções realistas e pontuais.
Para fazer isso, reconheça quais situações desencadeiam discussões ou desconforto dentro do relacionamento. Em seguida, encontre soluções que beneficiem a ambos, considerando os desejos e habilidades de cada um.
Se a estratégia escolhida não funcionar para eles na prática, eles podem sentar novamente para avaliar outras alternativas. Por exemplo, se um dos gatilhos para o conflito for a distribuição injusta das tarefas domésticas, o melhor é que ambos façam um cronograma detalhado com as tarefas que cada um deve realizar ao longo da semana.
6. Seja honesto
A sinceridade é outro dos requisitos para reconquistar a confiança do casal. Não podemos reparar todos os danos do passado e comprometer-nos a mudar com base em mentiras, omissões ou enganos.
Portanto, devemos ser capazes de mostrar ao nosso parceiro que as intenções são genuínas e transparentes. Sem ela, é impossível reconstruir um projeto juntos.
7. Assuma a responsabilidade pelos erros
Assumir a responsabilidade por nossos erros não significa apenas arrepender-se e pedir perdão. Isso vai além. Temos que entender que falhamos.
Vamos refletir sobre isso, aceitar nossa culpa e aprender. Esse trabalho interno nos ajudará a crescer como pessoas e a evitar cometer os mesmos erros no futuro.
8. Evite promessas que não pode cumprir
Quando queremos reconquistar a confiança, costumamos fazer muitas promessas carregadas de boas intenções. Mas podemos realmente cumprir? Se fomos infiéis ou mentimos para nosso parceiro, estamos preparados para mostrar que isso não acontecerá novamente?
Isso anda de mãos dadas com a sinceridade, mas não apenas com nosso parceiro, mas também com nós mesmos. Portanto, devemos nos dar a oportunidade do autoconhecimento.
Identifique quais são suas fraquezas, pontos fortes e necessidades. A partir daí, faça promessas mais precisas.
9. Faça terapia de casal
A terapia de casal é uma excelente alternativa para restaurar a confiança no relacionamento. De fato, a desconfiança é um dos principais problemas pelos quais os casais procuram esse tipo de ajuda.
Nesse caso, um especialista oferecerá suporte de acordo com as características e necessidades de ambos. Portanto, se você acha que a situação está saindo do controle, mas deseja recuperar e fortalecer o vínculo, não hesite em entrar em contato com um profissional.
Um compromisso de dois
Para concluir, queremos enfatizar que reconquistar a confiança costuma ser um processo complexo que requer muita perseverança, paciência e amor. Portanto, será necessário um compromisso de ambos para que as estratégias funcionem.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Núñez F, Cantó-Milà C, Seebach S. Confianza, mentira y traición. El papel de la confianza y sus sombras en las relaciones de pareja. Sociológica [Internet]. 2015 [consultado el 22 nov 2022];30(84): 117-142. Recuperado de: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=305036203004
- Sevillano M, Escobar M. Confianza-desconfianza en las relaciones conyugales de parejas transnacionales. Prospectiva [Internet]. 2011 [consultado el 22 nov 2022]; 16: 225-256. Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5857502
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.