Brasileiro filho de operário e faxineira entra na lista Forbes dos melhores empreendedores do mundo
Anderson Caio Santos Silva de 28 anos, filho de uma faxineira e de um operário está como destaque na lista Forbes Under 30 Brasil. E o motivo é que o rapaz revolucionou o mundo dos negócios, sendo um dos seis destaques da categoria Varejo & E-commerce.
“A lista da Forbes é um reconhecimento de que valeu a pena todo o trabalho desses 12 anos”, disse o jovem.
Ele se formou na Universidade de São Paulo no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, além de fazer vários estágios no exterior: um para estudar na The University of Western Australia, com uma bolsa estágio de pesquisa no exterior concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), e outro para estudar na McGill University, no Canadá, por meio do extinto programa Ciência Sem Fronteiras.
Em paralelo, houve ainda dois períodos de estágio no Google, um nos Estados Unidos e outro no Canadá, prosseguindo com a conquista de uma bolsa no programa Líderes Estudar, da Fundação Estudar, em 2017, em que conseguiu ser um dos 33 selecionados entre os 84 mil candidatos.
Anderson Caio Santos Silva só descobriu que podia estudar gratuitamente na melhor universidade do Brasil aos 17 anos, quando começou a frequentar um cursinho popular na pequena cidade de São Roque, no interior de São Paulo. Nas escolas públicas que havia frequentado no município vizinho, Mairinque, onde morava com os pais e dois irmãos mais velhos, nunca tinha ouvido falar da USP.
Como ele disse, sua carreira começou logo cedo, consolidando, assim, seu lugar no empreendimento tecnológico, se tornando sócio de duas empresas e fundador de uma startup, a Iglu, para lojas que desejam a integração de plataformas de comércio virtuais com as físicas. “Estou cumprindo meu propósito de vida, que é trazer uma referência para as pessoas que vêm de onde eu vim: se tem gente que conseguiu, vai lá que você consegue, é possível”, comentou ele.
Orgulho da família
Anderson começou a trabalhar desde os 14. Iniciou a carreira como jovem aprendiz na Companhia Brasileira de Alumínio, sendo eletricista no período da manhã.
Já à tarde, ele fazia um curso técnico no SENAI. E por fim, no período da noite, ele cursava o ensino médio e conseguiu bolsas para se aperfeiçoar na área e aprender inglês.
Não por acaso, na última semana de 2022, Anderson Silva entrou para a lista Forbes Under 30 Brasil, reconhecido como um dos 90 jovens mais brilhantes, de até 30 anos, que se destacaram em 15 ramos de atuação.
“Eu conquistei muitas coisas boas nesses 12 anos. É um salto muito grande se você comparar de onde eu saí, em 2011, para onde estou hoje. Considerando onde eu morava e que eu era um operário”, avalia o ex-aluno. “A lista da Forbes é um reconhecimento de que valeu a pena todo o trabalho desses 12 anos”.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.