Aprenda a cuidar das gazânias para que floresçam por mais tempo

A gazânias tem todos os atributos necessários para embelezar qualquer espaço, quer você as plante em vasos ou diretamente no jardim. A flor é robusta, mas isso não significa que devemos esquecer os cuidados básicos.
Aprenda a cuidar das gazânias para que floresçam por mais tempo

Última atualização: 21 março, 2023

Pertencente à família Asteraceae, esta planta de origem africana cativa pelo seu aspecto silvestre, semelhante às margaridas. Os atributos que ela possui permitem classificá-la como uma espécie ornamental de fácil manutenção. Se você é novo no cultivo, tome nota porque explicaremos como cuidar de gazânias.

É pertinente esclarecer que a rusticidade desses arbustos não se refere à sua aparência, mas sim à sua capacidade de adaptação em praticamente qualquer ambiente. Porém, isso não as dispensa de receber atenção básica para que a floração seja próspera.

É uma questão de boa irrigação, localização adequada e nutrição adequada. Sem mais delongas, vamos ao cerne da questão.

Qualidades das gazânias, uma planta “sonolenta”

Uma resenha do Herbário Virtual do Mediterrâneo Ocidental diz que as gazanias são uma erva da qual emergem pequenas rosetas de folhas cabeludas, de formato lanceolado e com uma leve pigmentação esbranquiçada. É complementada por flores relativamente grandes, com lígulas e pétalas amarelas ou alaranjadas nos mesmos tons, além de lilás, branco, vermelho e rosa.

Em altura chega a 30 centímetros, mas também existem as rastejantes, comuns na criação de jardins de pedra. É uma planta perene que inclui 79 espécies. O mais comum é o Gazania splendens.

Após o pôr do sol, as flores das gazânias fecham suas pétalas e as reabrem ao amanhecer. Devido a esse espetáculo da natureza, costumam ser chamadas de “dormidas”. Crescem em ambientes urbanos, no campo e até perto da praia, devido à sua benevolência em tolerar diferentes climas.

É assim que você deve cuidar de suas gazânias para que floresçam por mais tempo

Não é preciso ficar com as gazânias, mesmo que assumam certa independência para sobreviver. Lembre-se que quanto mais atenção você dá a uma planta, mais você contribui para o belo florescimento. Em seguida, vamos ver quais considerações eles precisam.

Flores de gazania rosa e branco.
Algumas combinações de tons de gazania são ideais para embelezar o jardim.

Boa ubicação

As Gazanias não são rígidas ou exigentes quanto ao espaço; Eles se encaixam perfeitamente dentro ou fora. O principal, em todo caso, é que a localização lhes garanta uma boa dose de sol.

A ideia é que elas percebam a luz e possam abrir suas pétalas durante o dia. Quando deixado na sombra, as pétalas não ficam expostas e o arbusto produz menos flores.

Nutrir o solo

Um experimento publicado pela Plant Archives analisou o efeito do potássio no crescimento vegetativo e floral da espécie Gazania. Os resultados revelaram um aumento significativo em termos de altura, número de folhas, peso e raízes; ou seja, fornecer o mineral ao substrato favoreceria o desenvolvimento.

Fertilizá-los a cada 2 semanas, fornecer matéria orgânica, bem como composto ou húmus, são dicas para prolongar o tempo de floração desta Asteraceae.

Multiplicar por estacas

O método de reprodução das gazânias é por estacas, que você pega no outono e prepara para o inverno dentro de casa. Plante-as em vasos com cerca de 10 centímetros de profundidade e deixe de molho até que a planta fique em pé.

Regular os excessos do clima

Esta planta é originária do sul da África e está acostumada a ambientes extremamente ensolarados. Mas se as gazânias do seu jardim apresentarem folhas queimadas ou danificadas, seria conveniente movê-las para a meia-sombra. Costuma-se verificar a ponta das folhas, pois é nessa parte que a planta começa a queimar.

Dosar a água

A resistência das gazânias aos climas áridos evita que você tenha que ficar atento às regas permanentes. Elas apreciam a hidratação quando o substrato está seco um pouco abaixo da superfície.

Para saber, insira um palito de madeira ou dedo, pelo menos até 5 centímetros; se a haste voltar seca, prossiga para regar. Caso contrário, causa alagamento e aumenta as chances de apodrecer a planta. Programe a rega a cada 2 semanas no verão se estiver com as estacas do vegetal.

Nos jardins, funciona a irrigação por aspersão.
Irrigação por aspersão para florir as agazânias.
Você pode usar aspersão para regular a quantidade de água que seu Agazânia recebe no jardim.

As gazanias não são imunes: você deve cuidar delas das pragas

Insetos e pragas não dão descanso às plantas, inclusive gazânias. Esta espécie é geralmente vulnerável a parasitas que podem causar manchas nas folhas ou fungos.

O oídio é um dos fungos que ataca a gazânia. A University of Illinois Garden Extension explica que essa doença afeta plantas herbáceas e lenhosas, com o aparecimento de uma espécie de pó branco nos caules, folhas e flores.

Os inseticidas naturais são de grande ajuda para eliminar o fungo em sua fase inicial, mas se a infecção estiver avançada, é improvável que restaure a saúde da planta. O indicado para prevenir ou agir rapidamente é revisá-los de vez em quando, para que você possa perceber se há mudanças no aspecto.

O que lembrar ao cuidar de gazanias

Em resumo, cuidar das gazânias para que floresçam por mais tempo implica colocá-las onde o sol bate, mas sem deixar que queime, fornecer vitaminas ao substrato e controlar o abastecimento de água para não inundá-las.

Como última recomendação, podar as partes que estiverem em mau estado e retirar as folhas e pétalas caídas do vaso ou área de plantio. Se carregam alguma praga, prejudicam o substrato. Cortar as ervas daninhas que cercam a planta é outro recurso infalível para aumentar a nutrição e energia que as gazânias exigem em sua floração.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.