9 alimentos para reduzir os sintomas da anemia

· 15 de março de 2016
Você ou alguém que você conhece sofre com a anemia? Conheça os 9 alimentos para reduzir os sintomas da anemia neste artigo. 

A anemia é um transtorno causado pela diminuição da quantidade de hemoglobina no sangue, que ocorre principalmente pela falta de ferro ou uma má absorção deste componente. Neste artigo, falaremos sobre 9 alimentos para reduzir os sintomas da anemia.

Este transtorno de saúde é um dos mais comuns em matéria de nutrição em todo o mundo, afetando principalmente mulheres e crianças. Como consequência, podem ocorrer problemas de saúde leves ou graves, dependendo da causa específica da condição da anemia.
Embora a anemia possa ser causada, além da deficiência de ferro, por outros fatores como a falta de ácido fólico e vitamina B12, fatores hereditários das células sanguíneas e inclusive doenças crônicas, especialistas descobriram que uma boa alimentação é a chave para a sua prevenção e seu tratamento.

A seguir, mencionaremos os melhores alimentos para reduzir os sintomas da anemia e ganhar a batalha contra um problema de saúde tão incômodo.

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1. Alimentos para reduzir os sintomas da anemia: espinafre

Esta espetacular verdura de folhas verdes é caracterizada por seu alto teor de ferro, fibras, vitamina A, B9, C e E, betacaroteno e uma fonte significativa de cálcio.

Todas estas propriedades o convertem em um dos melhores alimentos para reduzir os sintomas da anemia, por isso é recomendável consumir meia xícara de espinafre por dia, para obter aproximadamente 20% dos nutrientes de ferro. 

Além disso, também é recomendável priorizar a ingestão de outros vegetais de folhas verdes, como brócolis, couve-galega, alface e agrião.

2. Alimentos de origem animal

Os alimentos de origem animal representam a maior fonte alimentar de ferro, pois neles este mineral é absorvido até 30% a mais do que nos alimentos de origem vegetal. É recomendável o consumo de carnes vermelhas, fígado, patês, mariscos, peixe, entre outros.

3. Alimentos para reduzir os sintomas da anemia: aveia

Aveia para combater a anemia

Duas colheres de sopa de aveia podem oferecer até 4,5 mg de ferro para o organismo. É recomendável adquirir farinha de aveia fortificada, já que ela tem uma quantidade extra de vitaminas do complexo B.

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4. Amendoim

O amendoim pode ajudar a cumprir com as necessidades diárias de ferro, por isso é recomendável comer um punhado por dia. A manteiga de amendoim também é recomendável, pois proporcionará benefícios similares aos do amendoim.

Ainda assim, outros frutos secos também oferecem ferro como, por exemplo, as ameixas secas, uvas passas, damascos secos, pêssegos secos, amêndoas, figos e tâmaras.

5. Ovos

Ovos para combater a anemia

Se você estiver passando por um problema como a anemia, deve verificar se não está faltando um pouco de ovo em sua dieta.

Apenas um ovo pode oferecer até 1 mg de ferro e, portanto, incluí-lo com frequência à alimentação lhe proporcionará um teor generoso de nutrientes com uma pequena quantidade de calorias.

Neste caso é recomendável consumir o ovo acompanhado de um copo de suco de laranja, já que isso favorece a assimilação do ferro no organismo.

6. Pão integral

De acordo com as pesquisas, uma fatia de pão integral pode proporcionar até 6% das necessidades diárias de ferro do corpo. Também são recomendados outros produtos de grão integral, como o macarrão, cereais e arroz; eficazes alimentos para reduzir os sintomas da anemia.

7. Romã

Romã para combater a anemia

A romã é uma fonte significativa de ferro. Graças às suas propriedades, é muito eficaz para reduzir os sintomas da anemia. Além disso, este alimento é rico em vitaminas, fibras e potássio, o que estimula um fluxo sanguíneo saudável.

8. Tomate

O tomate é uma fonte rica em vitamina C, E e betacaroteno, nutrientes essenciais para o tratamento da anemia.

Para absorver seus nutrientes, é recomendável beber um copo de suco de tomate todos os dias, evitando bebidas com gás, o café ou energéticos, já que eles podem deter o processo de assimilação do ferro no organismo.

9. Leguminosas

alimentos para reduzir os sintomas da anemia

As leguminosas são uma das maiores fontes naturais de ferro, por isso são chaves para o tratamento e prevenção da anemia. O feijão, a lentilha, a soja, o grão-de-bico, entre outros, oferecem até 5 mg de ferro em uma xícara.

As lentilhas têm um efeito ainda mais poderoso e, além disso, são enriquecidas com proteínas e pobres em gorduras, por isso são muito recomendadas para tratar a anemia. Cabe esclarecer que devem ser preparadas corretamente para podermos aproveitar todos os seus benefícios.