8 vegetais que causam alergia
Escrito e verificado por médico Nelton Abdon Ramos Rojas
Existem vegetais que causam alergia porque algumas pessoas possuem um anticorpo denominado IgE que causa estas reações. Este anticorpo pode ser liberado ainda se os vegetais já foram consumidos previamente.
Em um estudo chamado Alergológica 2015, realizado na Espanha, foi demonstrado que 7,4% das pessoas procuram um alergista porque apresentam alergias ao pólen, frutas e vegetais.
Além disso, os sintomas da alergia variam, são de intensidades diversas e afetam um ou vários órgãos do corpo.
Estes sintomas podem aparecer se a pessoa consome este tipo de alimentos, sejam naturais ou processados.
Deve-se levar em consideração que nem todos reagem da mesma forma aos diferentes compostos dos alimentos. Cada corpo é diferente, e o que afeta uma pessoa não necessariamente pode afetar outras.
As reações alérgicas a alimentos de origem vegetal normalmente são produzidas por alguma substância ou molécula.
Por isso que hoje trazemos uma pequena lista daqueles vegetais que causam alergia. Confira.
8 vegetais que causam alergia
1. Cenoura
Mesmo que não acredite, este é um dos vegetais que causam alergia em algumas pessoas. Se você for alérgico ao pólen, provavelmente é alérgico as cenouras.
Isso acontece pela similaridade estrutural de seus componentes. As proteínas do pólen são similares às das cenouras.
As proteínas alérgicas das cenouras não desaparecem mesmo que as cozinhemos. O responsável é um alérgeno inalante que reage de forma cruzada com a cenoura.
Entre os sintomas mais comuns encontramos:
- Anafilaxia (dificuldade para respirar, baixa pressão arterial e perda de consciência)
- Aumento do ritmo cardíaco
- Ansiedade
- Confusão
- Enjoos
Todos estes sintomas podem levar a um coma e, em alguns casos, à morte.
Aparecem rapidamente logo depois da ingestão do vegetal, por isso que é necessária atenção médica imediata.
Não sabia? 6 benefícios de consumir suco de cenoura e gengibre
2. Alface
O alface é um dos alimentos mais relacionados com a síndrome da proteína de transferência de lipídios. A ingestão deste vegetal é uma frequente causa de alergia.
- O alface também produz anafilaxia, e deve se ter mais cuidado com sua ingestão pelas diferentes bactérias patógenas que se encontram em suas folhas, que podem causar doenças.
Entretanto, mesmo se não somos alérgicos a ele, em qualquer caso devemos desinfetar os vegetais com cuidado, com água fervida ou vinagre, para poder eliminar estas bactérias de forma radical.
3. Aipo
Esta alergia é comum, já que este vegetal contém um alérgeno parecido ao do pólen de bétula. O aipo cru ou cozido pode causar reações que variam desde dermatite até anafilaxia.
Além disso, a ingestão deste vegetal e a exposição à radiação ultravioleta podem produzir:
- Fitofotodermatite
- Edema laríngeo
Mesmo que não se tenha estudado bem as reações do aipo em humanos, é recomendado que, caso se apresente estes ou outros sintomas desfavoráveis, pare com o consumo.
Veja também: 7 mudanças que notará em seu corpo quando seguir durante 20 dias a dieta do aipo
4. Espinafre
Este é um dos vegetais que causam alergia mais comuns. Isso porque é rico em histamina, uma substância química que age no organismo como hormônio e neurotransmissor.
A histamina se encontra no espinafre, e esta se libera em grandes quantidades nos processos inflamatórios, por isso que é uma das causas principais de alergias.
5. Cebola
A cebola contém um mineral específico (enxofre) que fortalece a circulação, mas nos casos de alergia, este mineral é um dos responsáveis por estas reações.
Assim, os sintomas da alergia a cebola aparecem imediatamente e incluem:
- Náuseas
- Vômitos
- Diarreia
- Cãibras estomacais
- Urticária (também pelo contato)
- Inflamação das vias respiratórias
- Anafilaxia (em alguns casos)
6. Alho
Mesmo que existam poucos casos registrados desta alergia, elas existem. Para alguns indivíduos os sintomas são muito leves, enquanto que em outros podem chegar a ser mortais.
Assim, os sintomas mais comuns da alergia a este vegetal são:
- Irritação da pele
- Inchaço da língua e alguns casos da glote
- Dor abdominal
- Diarreia
- Náuseas e vômitos
- Anafilaxia
7. Condimentos
A pimenta, mostarda, curry, cominho e o anis, por exemplo, também são causas de alergias em algumas pessoas.
Estas são um pouco mais difíceis de serem diagnosticadas, já que frequentemente se apresentam na forma de misturas, e existem poucas amostras que sejam confiáveis.
Assim, entre os possíveis sintomas encontramos:
- Rinite
- Asma (se inalada)
- Reações cutâneas (eczema)
- Conjuntivite
Se você não consumir regularmente estes condimentos e não souber se na verdade é alérgico a elas, é melhor evitar ou consumir em poucas quantidades.
8. Aspargo
O aspargo, juntamente com a cebola e o alho, pertencem à família Liliaceae.
Em um estudo realizado sobre a alergia ao aspargo, foi evidenciado que os indivíduos que tiveram contato, inalaram ou ingeriram este vegetal sofreram sintomas de:
- Rinite
- Asma bronquial (por inalação)
- Urticária (eczema por contato)
- Anafilaxia
Assim, se você nunca consumiu este vegetal e sofre algum destes sintomas, é necessário procurar um médico imediatamente.
Desta forma poderá evitar que estes sintomas se agravem com o tempo.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- La Fe Hospital Universitari i Politècnic. Alergia a proteínas transportadoras de lípidos (LTPs). 2018. Available at: http://alergialafe.org/alergia-alimentaria-menu/107-ltps. Accessed 12/05, 2018.
- MedlinePlus. Alergia. 2018. Available at: https://medlineplus.gov/spanish/allergy.html. Accessed 12/05, 2018.
- SEAIC. Alergológica 2015. 2017. Available at: https://www.seaic.org/inicio/en-portada/alergologica-2015.html. Accessed 12/05, 2018.
- Tabar A, Alvarez M, Celay E, Lopez R, Esteban Bd, Gomez B. Alergia al esparrago. Anales del sistema sanitario de Navarra, 2003;26:17-23. Available at: http://www.alergoaragon.org/2000/cuarta3.html. Accessed 12/05, 2018.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.