8 alimentos que ajudam a desobstruir as artérias de forma natural

13 de janeiro de 2020
Manter uma dieta equilibrada, rica em alimentos saudáveis ​​e frescos, ajudará você a ter saúde e bem-estar diariamente.

Talvez você já tenha se perguntado se existe uma maneira de desobstruir as artérias naturalmente. De certa forma, existe.

Os alimentos desempenham um papel essencial na saúde, para melhor e para pior. Portanto, se você tem uma dieta saudável, tem bem-estar, mas se tiver uma dieta pobre, sua saúde sofrerá.

Os maus hábitos de vida aumentam o risco de alguém vir a desenvolver doenças cardiovasculares que põem em risco a saúde (como aterosclerose e hipercolesterolemia). Inflamação, bloqueio arterial devido ao acúmulo de placas de gordura e aumento da pressão arterial são alguns dos problemas que já afetam milhões de pessoas.

Os especialistas em saúde nos dizem que, tanto para impedir o desenvolvimento de doenças quanto para impedir que elas se agravem, é necessário manter um estilo de vida saudável e, acima de tudo, aprender a comer bem.

Alimentos que ajudam a desobstruir as artérias naturalmente

Existem muitos alimentos benéficos que, além de fornecer ao organismo os nutrientes necessários para funcionar adequadamente, podem agregar qualidade de vida. A chave é aprender a incorporá-los regularmente na dieta e minimizar o consumo daqueles alimentos que não fazem nada além de aumentar o risco de doença.

A seguir, informaremos quais são os alimentos que, em uma dieta equilibrada, variada e rica podem ajudar a desobstruir as artérias naturalmente, de uma certa maneira. Além disso,todos eles contêm antioxidantes, substâncias que reduzem o estresse oxidativo.

1. Espargos

Espargos, alimentos para desobstruir as artérias naturalmente

No campo popular, dizem que este vegetal é um dos melhores para desobstruir as artérias naturalmente, devido à quantidade de fibras que possui, além deproteínas, vitaminas C e E, folatos, lignanas e flavonoides.

2. Abacate

O abacate é delicioso e versátil e, além disso, é um dos melhores alimentos para manter o bom funcionamento do sistema cardiovascular, pois contém ácidos graxos ômega 3.

Especialistas da Fundação Espanhola de Nutrição indicam que o abacate é um alimento que contém: ácidos graxos monoinsaturados, ácidos graxos insaturados, potássio e vitaminas C, E e B6.

3. Brócolis

Brocoli para desobstruir artérias naturalmente

Este vegetal verde contém uma quantidade significativa de vitamina K, um nutriente que impede a calcificação e o endurecimento das paredes arteriais.

Suas vitaminas e compostos antioxidantes participam da prevenção da oxidação do colesterol ruim ou do LDL, que pode levar a sérios problemas cardíacos. Ele também contém fibras que ajudam a equilibrar a pressão sanguínea e reduzem o estresse oxidativo.

4. Aveia

A rainha dos cereais fornece vários nutrientes ao organismo e, além disso, uma grande quantidade de fibra alimentar e betaglucano, um polissacarídeo que demonstrou fornecer certos benefícios à saúde cardiovascular. Portanto, os especialistasconsideram que este alimento como uma opção recomendada para a dieta diária. 

5. Mirtilos

Suco de cranberry para desobstruir as artérias naturalmente

Acreditava-se que, devido ao seu teor de antioxidantes e fibras, os mirtilos fossemalimentos recomendados para desobstruir as artérias naturalmente. Agora, embora isso seja parcialmente verdade, deve-se ter em mente que o consumo de mirtilos, de qualquer forma, não é capaz de tratar, curar ou prevenir uma doença. No entanto, seu consumo moderado, dentro de uma dieta equilibrada, pode ser benéfico para a saúde. 

6. Sementes de chia

As sementes de chia contêm fibra e ácido alfalinolênico que ajudam a regular os níveis de colesterol LDL, triglicerídeos e resíduos presentes na corrente sanguínea.

Por outro lado, elasfornecem proteínas e nutrientes essenciaisque melhoram o desempenho para otimizar os resultados da atividade física.

7. Peixe de água fria

Fatias de salmão

Também conhecido como peixe azul, os peixes de água fria são uma das principais fontes de ácidos graxos ômega 3, essenciais para reduzir o acúmulo de placa bacteriana e a inflamação que leva a distúrbios cardíacos.

O consumo de duas porções semanais de qualquer um desses peixes favorece a regulação do colesterol e aumenta os lipídios saudáveis ​​que participam da limpeza das artérias. Falamos de peixes como salmão,bacalhau, atum e sardinha.

8. Alho

Embora se acreditasse que, devido ao seu teor de alicina e outros compostos, o alho pudesse ser um alimento capaz de regular os níveis de colesterol no sangue, ficou provadoque seu consumo, por si só, não pode proporcionar tais benefícios, como os de desobstruir as artérias naturalmente.

No entanto, incluí-lo regularmente na dieta pode ser benéfico. Tal como acontece nadieta mediterrânea.

Descubra: Como usar o alho para combater infecções intestinais

Nota final

Lembre-se de que esses alimentos não são a cura para nenhuma doença, mas opções válidas para incluir em uma dieta equilibrada e variada.

Os especialistas da Fundação Espanhola do Coração recomendam incluí-los com moderação e apreciá-los juntamente com outros alimentos frescos e saudáveis. Junto com isso, eles recomendam evitar os alimentos que, em sua própria composição, incluem gorduras abundantes e prejudiciais ao coração, como laticínios integrais, salsichas, bolinhos comerciais, doces e mantimentos industriais.

Almeida, C., Dourado, R., Machado, C., Santos, E., Pelicano, N., Pacheco, M., … Martins, D. (2012). Anomalias das artérias coronârias. Revista Portuguesa de Cardiologia. https://doi.org/10.1016/j.repc.2012.05.001