8 alimentos que ajudam a desobstruir as artérias de forma natural

· 31 de janeiro de 2016
Os maus hábitos de vida, sobretudo o consumo de alimentos gordurosos e cheios de colesterol, aumentam muito o risco de doenças cardiovasculares, perigosas para a saúde. Para evitar esses males, é preciso desobstruir as artérias.

Desobstruir as artérias é importantíssimo para evitar graves riscos de saúde. A vida moderna, o estresse, a má alimentação e principalmente o sedentarismo, provocam o acúmulo de gordura nas artérias e o aumento da pressão sanguínea.

São problemas que afetam milhares de pessoas em todo o mundo.

Por isso, já há algum tempo os especialistas em saúde vêm promovendo o consumo de certos alimentos. Eles ajudam a desobstruir as artérias, mantendo a saúde cardíaca e vascular.

Muitos deles são ricos em antioxidantes, fibras, ácidos graxos essenciais e outros nutrientes.

Essas substâncias, não apenas fazem bem ao coração, como também favorecem a pele, a saúde digestiva, a tireoide e o organismo em geral.

Neste artigo, vamos compartilhar esses oito bons alimentos que você pode, portanto, começar a ingerir para desobstruir as artérias de maneira natural.

1. Aspargos para desobstruir as artérias

Aspargos para desobstruir as artérias

Os aspargos são um dos melhores alimentos para limpar as artérias, graças a seu alto teor de fibras, minerais e vitaminas K, B1, B2, C e E.

Comer aspargos regularmente favorece a regulação da pressão arterial. Além disso, previne a formação de coágulos no sangue, que são potenciais causas de doenças cardíacas graves.

2. Abacate

Além de deliciosos e versáteis, os abacates são um dos melhores alimentos para manter o bom funcionamento do sistema cardiovascular.

Consumir um abacate ao dia ajuda a controlar os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue. Ao mesmo tempo, favorece o aumento do chamado colesterol “bom”, ou HDL, que contribui para desobstruir as artérias e mantê-las limpas.

Além disso, estima-se que um pedaço da fruta contenha até quatro gramas de proteínas e 11 gramas de fibras, sem mencionar seu conteúdo de vitaminas e antioxidantes.

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3. Brócolis

Brócolis para desobstruir as artérias

O brócolis contém uma grande quantidade de vitamina K, um nutriente que previne a calcificação ou enrijecimento das paredes arteriais.

Suas vitaminas e compostos antioxidantes previnem a oxidação do colesterol “ruim”, ou LDL, que pode levar a graves problemas cardíacos.

Também contém fibras que ajudam a equilibrar a pressão arterial e a reduzir o estresse oxidativo.

4. Aveia

Conhecida por ser “a mais completa dos cereais”, a aveia contém fibras solúveis que impedem a adesão do colesterol nas artérias.

Sua função é a de unir-se às partículas de gordura para expulsá-la, durante o processo da digestão.

O consumo de uma xícara e meia ou duas de aveia cozida por dia pode reduzir em até 20% os níveis totais do colesterol ruim.

5. Suco de mirtilos

Suco de mirtilos para desobstruir as artérias

Devido ao seu alto teor de antioxidantes e fibras, o suco de mirtilos é um grande complemento porque impede o enrijecimento arterial. 

Seus compostos aumentam a capacidade das células de absorverem gordura e produzir energia, em vez de manter os depósitos de gordura no interior dos vasos sanguíneos.

Isso permite regular os níveis de colesterol, para que o sangue possa fluir sem obstruções.

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6. Sementes de chia

Para manter as artérias limpas e sem excesso de colesterol, pode-se ingerir ao menos 50 gramas de sementes de chia por dia.

A chia contém fibras e ácido alfa linolênico. Essas substâncias regulam os níveis de colesterol LDL, triglicerídeos e substâncias tóxicas presentes na corrente sanguínea.

Além disso, contém proteínas e nutrientes essenciais que melhoram o rendimento das atividades físicas.

7. Peixes de água fria

Os peixes de água fria são essenciais para diminuir o acúmulo de placas de gordura e a inflamação que leva a doenças cardíacas, porque são uma das maiores fontes de ácidos graxos ômega-3.

O consumo de duas porções semanais de algum destes peixes favorece a regulação do colesterol e ademais, aumenta os lipídios saudáveis que participam da limpeza das artérias.

São exemplos:

  • Salmão
  • Cavala
  • Bacalhau
  • Atum
  • Sardinha

8. Alho

O alho tem sido utilizado desde a antiguidade como um potente remédio, principalmente para controlar vários transtornos do sistema cardiovascular.

Seus compostos à base de enxofre, especialmente a alicina, diminuem a pressão alta. Além disso, ajudam a limpar as artérias para eliminar o excesso de gordura, que causa obstruções.

Incluir todos esses alimentos na dieta com regularidade pode reduzir o risco de vários problemas.

Para melhores resultados, também é essencial diminuir o consumo de alimentos processados e gordurosos, e adotar hábitos de vida saudáveis, como a prática de exercícios regulares.

Não deixe de consultar o médico porque ele saberá orientar sobre as medidas a tomar.

Quer mais dicas para o seu bem estar? Sendo assim, continue lendo nossos próximos artigos.

Almeida, C., Dourado, R., Machado, C., Santos, E., Pelicano, N., Pacheco, M., … Martins, D. (2012). Anomalias das artérias coronârias. Revista Portuguesa de Cardiologia. https://doi.org/10.1016/j.repc.2012.05.001