7 alimentos para aliviar o resfriado

É muito comum confundir o resfriado com a gripe, pela similaridade de seus sintomas, mas se trata de duas doenças causadas por vírus completamente diferentes. Neste artigo contaremos como combater os sintomas do resfriado. 

Aliviar o resfriado é uma necessidade fundamental, já que se trata de uma virose muito frequente entre as pessoas. É muito comum quando nos encontramos em climas frios. Esta doença viral é reconhecida por causar:

  • Congestão nasal
  • Espirros
  • Dor de Garganta
  • Tosse
  • E outros sintomas

Diferença entre resfriado e gripe

Apesar de ser muito comum confundir o resfriado com a gripe, pela similaridade dos sintomas, devemos ressaltar que são duas doenças causadas por vírus completamente diferentes.

  • Gripe: é uma infecção respiratória causada pelo Influenza, na qual o paciente apresenta febre acima de 38 ºC, dores nos músculos e articulações.
  • Resfriado: é uma infecção respiratória viral que pode ser causada por diferentes vírus (Rinovírus, Parainfluenza, etc.). Quando o indivíduo sofre com o resfriado comum é normal que apresente secreção nasal, tosse seca, espirros ou dor de garganta.

Como aliviar o resfriado

Em muitos casos, mesmo que seja recomendado consumir diariamente alimentos naturais para nos mante saudáveis, é importante saber quais deles podemos ingerir para aliviar o resfriado.

1. Gengibre

Gengibre ajuda a aliviar o resfriado

De acordo com um estudo publicado pela Associação Médica Estadunidense, esta planta é uma das mais recomendadas por profissionais para aliviar o resfriado devido as propriedades que possui para combater a congestão nasal e potencializar nosso sistema imune.

Uma receita natural para aliviar o resfriado é preparar uma infusão de gengibre, para a qual precisará ter em mãos:

  • Raiz de gengibre (10 g)
  • Água (250 ml)
  • Limão e mel (opcional)

Para prepará-la somente deve cortar o gengibre e adicioná-lo em uma xícara de água fervendo durante cinco minutos. Uma vez pronta, coe e adicione o suco de um limão, também pode adoçá-la com um pouco de mel.

2. Alho

É considerado um dos remédios caseiros mais importantes devido a sua natureza antibacteriana e propriedades expectorantes. Seu consumo constante ajuda a reduzir a congestão nasal.

3. Cebola

Cebola ajuda a aliviar o resfriado

Mesmo que culpemos às cebolas por nos fazer chorar na cozinha, este vegetal contém nutrientes que desinfetam as mucosas, reduzem a tosse e aliviam a congestão pulmonar. 

Ao consumi-lo periodicamente ou ao colocar a metade de uma cebola na mesa de cabeceira de noite para aspirar seu aroma, poderemos fortalecer nosso sistema imune.

4. Ovos

Este alimento, que está repleto de vitaminas e minerais, como o zinco e o selênio, ajuda a nos manter saudáveis e fortes. A proteína natural do ovo é essencial para construir massa muscular, manter as defesas do organismo e aliviar os sintomas do resfriado. 

5. Abóbora-grande

Chá de abóbora ajuda a aliviar o resfriado

Definitivamente, para que nossas defesas estejam bem fortes e nenhum microrganismo nocivo entre em nosso corpo, é necessário consumir mais abóbora grande.

Ao possuir uma grande quantidade de betacaroteno, que se converte em vitamina A ao consumi-lo, é muito recomendada pelos nutricionistas e profissionais da saúde. Tudo para manter um bom sistema imune, graças às propriedades que tem para prevenir doenças do sistema respiratório e eliminar a mucosidade alojada na garganta, brônquios e pulmões.

Um dos conselhos mais recorrentes quando sofremos um resfriado é tomar uma sopa de abóbora-grande, que fortalecerá nossas defesas. Para prepará-la precisará:

  • Abóbora grande cortada em pedaços (250 g)
  • Cebola cortada em pedaços (1 unidade)
  • Dentes de alho descascados (3 unidades)
  • Água (2 litros)
  • Sal e pimenta a gosto

Para prepará-la, primeiro cozinhe a fogo baixo todos os vegetais em uma panela com água durante quarenta e cinco minutos. Quando estiverem macios, transfira para um liquidificador com uma xícara e meia do caldo que ficou na panela, bata por cinco minutos à velocidade média até obter uma textura lisa e homogênea.

6. Limão

Graças às suas propriedades curativas e ao alto teor de vitaminas que o limão contém, esta fruta é muito popular para aliviar o resfriado. Na verdade, trata-se de um poderoso antibiótico natural, depurativo e bactericida.

Seu elevado conteúdo de vitamina C ajuda a reforçar as defesas. Evita e ajuda a combater doenças e os sintomas característicos do resfriado. 

Quando estamos tratando de aliviar um resfriado, é recomendado adicionar o suco de meio limão e umas colheres de mel em uma xícara de água quente nas manhãs e bebê-la, apenas se levantar da cama até sentir que os incômodos da garganta tenham passado.

7. Legumes

Legumes ajudam a aliviar o resfriado

De acordo com um estudo publicado pelo Instituo Tecnológico Agroalimentar da Espanha, os legumes, junto com as cebolas e o alho, agem como um antigripal natural graças às propriedades que possui para reforçar o sistema imune. Entre os mais populares se encontram:

  • Lentilhas
  • Feijões
  • Grão de bico
Recomendados para você