4 dicas curiosas e originais para evitar os mosquitos
Os mosquitos são um grande incômodo, bem como oferecem um risco pelas muitas doenças que podem nos transmitir. Como já sabemos, há pessoas que sofrem mais com eles do que outras ao seu redor.
Portanto, neste artigo propomos algumas dicas curiosas para evitar as picadas de maneira natural, com soluções surpreendentes como os óleos essenciais, os suplementos de vitaminas ou algumas plantas.
Os repelentes realmente afugentam os mosquitos?
Diante do uso de repelentes de mosquitos convencionais, que incluem ingredientes como o inseticida DEET ou a permetrina como componentes principais, encontramos diferentes problemas:
- Algumas pesquisas afirmam que esses componentes podem ser prejudiciais para a saúde, já que afetariam o sistema nervoso.
- No entanto, algumas pessoas continuam sofrendo com as picadas de mosquito, apesar de usar este tipo de repelentes.
- Os repelentes convencionais parecem ser cada vez menos eficazes, já que os mosquitos poderiam estar desenvolvendo uma imunidade em relação a eles.
Portanto, diante desses dilemas, neste artigo propomos alternativas naturais, simples e eficazes para prevenir as picadas de mosquito, sem oferecer nenhum risco à saúde.
Veja também: Por que algumas pessoas são mais atraentes para os mosquitos?
1. Óleos essenciais
Os óleos essenciais são sempre uma excelente forma de prevenir todo tipo de problemas de saúde de maneira natural, prazerosa e sem riscos.
Neste caso, selecionamos estes três óleos que afastam os mosquitos:
- Citronela de Java
- Gerânio
- Eucalipto azul
Como utilizar?
- Primeiramente, misture os óleos essenciais com algum óleo vegetal (de amêndoas, de coco, de jojoba) ou com seu creme hidratante habitual. Em seguida, aplique os sobre a pele.
- Use um difusor aromático se quiser prevenir os mosquitos num certo ambiente.
- Além disso, podemos usar algumas gotas do óleo num lenço ou nas roupas que usamos.
- Podemos elaborar um spray no qual combinaremos os óleos com água. Devemos agitar bem antes de cada uso, para que se misturem.
- Devemos repetir a aplicação regularmente, à medida que o aroma vai desaparecendo.
Devemos usar sempre óleos essenciais puros e certificados. Não recomendamos o uso de essências sintéticas, que não têm propriedades terapêuticas.
2. Plantas de calêndula
Se queremos evitar que os mosquitos se aproximem de uma casa, jardim ou escritório, temos apenas que colocar plantas de calêndula em volta do local.
Esta vistosa flor alaranjada tem muitas propriedades benéficas para a saúde, bem como se destaca por atuar como repelente contra os mosquitos.
Colocaremos as plantas nas janelas ou formando um muro, para evitar que os mosquitos se aproximem.
Como curiosidade, existem remédios à base de calêndula (cremes, produtos em gel) que ajudam a acalmar a irritação provocada pelas picadas desses insetos.
Recomendamos ler: As 11 melhores ervas e especiarias para repelir os insetos
3. Escolha roupas claras
É evidente que, quanto mais cobrirmos nossa pele, mais evitaremos as picadas, apesar de sabermos que os mosquitos podem atravessar a maioria dos tecidos.
No entanto, o que não é tão conhecido é que a cor da roupa também tem uma certa influência.
As cores escuras atraem os mosquitos porque capturam o dióxido de carbono do corpo, enquanto que os claros e opacos afugentam tanto os mosquitos quanto as abelhas.
4. E se você já foi picado… Faça a cruz!
Se o mosquito já nos picou e podemos ver a pele inflamada ao redor, contaremos um remédio simples, do tempo das nossas avós, sem base científica, mas de eficácia surpreendente.
Com a unha, devemos marcar uma cruz bem em cima da picada, apertando para deixar a pele bem marcada.
Não devemos nos cortar, mas simplesmente fazer dois traços seguidos. Poderemos observar como, de maneira quase mágica, a coceira desaparece e, em poucas horas, não resta nenhum sinal da picada.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Hall, D. (1998). Calendula. In Dorothy Hall’s Herbal Medicine. https://doi.org/10.1109/RWS.2009.4957448
- Kongkaew, C., Sakunrag, I., Chaiyakunapruk, N., & Tawatsin, A. (2011). Effectiveness of citronella preparations in preventing mosquito bites: Systematic review of controlled laboratory experimental studies. Tropical Medicine and International Health. https://doi.org/10.1111/j.1365-3156.2011.02781.x
- Nerio, L. S., Olivero-Verbel, J., & Stashenko, E. (2010). Repellent activity of essential oils: A review. Bioresource Technology. https://doi.org/10.1016/j.biortech.2009.07.048
- Phys.org. Popular insect repellent deet affects nervous system: study. 2009. https://phys.org/news/2009-08-popular-insect-repellent-deet-affects.html
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.