Como preparar seu filho para o início das aulas
O início das aulas é uma soma de emoções para as crianças: alegria, medo, preocupação e até tristeza. Como pais, podemos preparar nossos filhos para que o início das aulas seja a experiência agradável e positiva da qual eles precisam.
É claro que uma criança que está saindo da pré-escola para o primeiro ano não é a mesma que já passou do primeiro ano e está retornando à escola após o período de férias. No entanto, apesar das diferenças óbvias devido à idade e complexidade da série, as recomendações que vamos compartilhar servem igualmente para ambas as situações.
O começo na pré-escola
Começar a educação pré-escolar significa um processo de adaptação para cada criança, inclusive para aquelas que já tiveram a experiência de estar em uma creche ou jardim de infância. Do cuidado do berçário, a criança se muda para uma estrutura com diferentes dinâmicas.
A capacidade de adaptação dependerá do modo de ser da criança e de experiências anteriores. Uma criança tímida terá uma abordagem diferente de uma criança extrovertida. Da mesma forma, para uma criança que estava acostumada com os cuidados de sua mãe ou outro membro da família, é um grande desafio iniciar em um ambiente completamente diferente, com adultos e crianças que ela não conhece.
A idade média da entrada de uma criança em uma pré-escola é entre 3 e 4 anos. É uma grande nova experiência para suas curtas vidas.
O que podemos fazer para prepará-las é termos paciência, não as apressarmos ou sobrecarregarmos com mais estresse do que elas podem suportar.
Prepare a criança para o início das aulas
Uma saída tranquila
Evite as dificuldades e aborrecimentos antes de sair de casa. Não adicione mais estresse à criança. Deixe-a o mais preparada possível na noite anterior.
Certifique-se de que na noite anterior a criança vá para a cama cedo e acorde a tempo para um café da manhã tranquilo. Desta forma, ela pode sair com calma para aproveitar a entrada na escola.
Informe-se e converse com a criança
Descubra qual será a rotina diária dele e diga ao seu filho o que acontecerá no início das aulas. Desde que ele saiba o que vai fazer diariamente, a criança se sentirá com mais confiança e mais confortável. Se eles puderem conhecer e visitar a sala de aula e a escola antes do início das aulas, pode ser ainda mais útil.
Leve e busque a criança
Tanto quanto possível, para uma criança pequena, é ideal que a mãe ou o pai, ou ambos juntos, possam levá-la à escola de manhã e buscá-la no momento da saída. Isso lhe dará a confiança e segurança da qual necessita para ficar tranquila durante as horas que passar no ambiente escolar.
“Eu voltarei para você”
Chegar a um novo local onde possa ter crianças (e pais) chorando é muito estressante. Garanta ao seu filho que ele precisa ficar sozinho por um tempo e que depois você vai buscá-lo. Evite dizer: “Não vou embora”, já que isso não é verdade e você precisa ir. Se você lhe disser isso, quando a criança descobrir que você partiu, você quebrará a confiança dela em você.
Despedidas rápidas
Dê ao seu filho a garantia de que ele ficará em um lugar onde ele será bem tratado e passará por bons momentos. Se a despedida for prolongada e dramática, você não estará facilitando a entrada dele na escola.
Aprender e brincar
É muito positivo que você se informe sobre as atividades que a criança terá na escola para reforçá-las em casa. No entanto, é igualmente importante que a criança tenha tempo para brincar em casa depois de ela ter finalizado o dia escolar. Se você puder brincar com ela, melhor ainda.
Reforço positivo
Incentive-o a compartilhar como ele faz na escola. Fique feliz pelo seu progresso diário. Se a criança não quiser ir, evite perguntar: “Por que você não quer ir à escola?” Melhor seria: “Do que você gosta na escola?”, “O que o deixou com raiva?”, “O que o professor faz quando uma criança se comporta mal?”
Contato com o professor
Embora o professor preencha uma agenda com pedidos para os pais diariamente, ou até mesmo entrem em contato através de grupos de Whatsapp entre pais e professores, você precisa falar diretamente com o professor sobre quaisquer dúvidas ou preocupações que você possa ter sobre a criança e sua adaptação ao ambiente escolar.
Se a criança estiver indo para o primeiro ano ou outra série
Depois de passar da pré-escola, o início do primeiro ano também envolve um novo processo de adaptação. A educação pré-escolar é preparatória para o que vem a seguir e é, sem dúvida, mais flexível. As recomendações que apresentamos são aplicáveis para que as crianças mais velhas continuem felizes enquanto se adaptam às mudanças.
O início de cada ano letivo traz consigo a sua dose de emoções e expectativas, que certamente diminuirão ao longo dos anos ou irão possuir nuances diferentes. No entanto, sempre haverá alguns professores e alguns novos colegas com que você precisará conhecer e lidar.
A partir do primeiro ano, é sempre bom fazer uma revisão geral do que foi aprendido no ano anterior, assim como se readaptar a dormir e acordar cedo. Uma ou duas semanas de preparação são suficientes para reduzir o nervosismo gerado por qualquer novo começo.
O início das aulas é uma soma de emoções para as crianças: alegria, medo, preocupação e até tristeza. Como pais, podemos preparar nossos filhos para que o início das aulas seja a experiência agradável e positiva da qual eles precisam.
É claro que uma criança que está saindo da pré-escola para o primeiro ano não é a mesma que já passou do primeiro ano e está retornando à escola após o período de férias. No entanto, apesar das diferenças óbvias devido à idade e complexidade da série, as recomendações que vamos compartilhar servem igualmente para ambas as situações.
O começo na pré-escola
Começar a educação pré-escolar significa um processo de adaptação para cada criança, inclusive para aquelas que já tiveram a experiência de estar em uma creche ou jardim de infância. Do cuidado do berçário, a criança se muda para uma estrutura com diferentes dinâmicas.
A capacidade de adaptação dependerá do modo de ser da criança e de experiências anteriores. Uma criança tímida terá uma abordagem diferente de uma criança extrovertida. Da mesma forma, para uma criança que estava acostumada com os cuidados de sua mãe ou outro membro da família, é um grande desafio iniciar em um ambiente completamente diferente, com adultos e crianças que ela não conhece.
A idade média da entrada de uma criança em uma pré-escola é entre 3 e 4 anos. É uma grande nova experiência para suas curtas vidas.
O que podemos fazer para prepará-las é termos paciência, não as apressarmos ou sobrecarregarmos com mais estresse do que elas podem suportar.
Prepare a criança para o início das aulas
Uma saída tranquila
Evite as dificuldades e aborrecimentos antes de sair de casa. Não adicione mais estresse à criança. Deixe-a o mais preparada possível na noite anterior.
Certifique-se de que na noite anterior a criança vá para a cama cedo e acorde a tempo para um café da manhã tranquilo. Desta forma, ela pode sair com calma para aproveitar a entrada na escola.
Informe-se e converse com a criança
Descubra qual será a rotina diária dele e diga ao seu filho o que acontecerá no início das aulas. Desde que ele saiba o que vai fazer diariamente, a criança se sentirá com mais confiança e mais confortável. Se eles puderem conhecer e visitar a sala de aula e a escola antes do início das aulas, pode ser ainda mais útil.
Leve e busque a criança
Tanto quanto possível, para uma criança pequena, é ideal que a mãe ou o pai, ou ambos juntos, possam levá-la à escola de manhã e buscá-la no momento da saída. Isso lhe dará a confiança e segurança da qual necessita para ficar tranquila durante as horas que passar no ambiente escolar.
“Eu voltarei para você”
Chegar a um novo local onde possa ter crianças (e pais) chorando é muito estressante. Garanta ao seu filho que ele precisa ficar sozinho por um tempo e que depois você vai buscá-lo. Evite dizer: “Não vou embora”, já que isso não é verdade e você precisa ir. Se você lhe disser isso, quando a criança descobrir que você partiu, você quebrará a confiança dela em você.
Despedidas rápidas
Dê ao seu filho a garantia de que ele ficará em um lugar onde ele será bem tratado e passará por bons momentos. Se a despedida for prolongada e dramática, você não estará facilitando a entrada dele na escola.
Aprender e brincar
É muito positivo que você se informe sobre as atividades que a criança terá na escola para reforçá-las em casa. No entanto, é igualmente importante que a criança tenha tempo para brincar em casa depois de ela ter finalizado o dia escolar. Se você puder brincar com ela, melhor ainda.
Reforço positivo
Incentive-o a compartilhar como ele faz na escola. Fique feliz pelo seu progresso diário. Se a criança não quiser ir, evite perguntar: “Por que você não quer ir à escola?” Melhor seria: “Do que você gosta na escola?”, “O que o deixou com raiva?”, “O que o professor faz quando uma criança se comporta mal?”
Contato com o professor
Embora o professor preencha uma agenda com pedidos para os pais diariamente, ou até mesmo entrem em contato através de grupos de Whatsapp entre pais e professores, você precisa falar diretamente com o professor sobre quaisquer dúvidas ou preocupações que você possa ter sobre a criança e sua adaptação ao ambiente escolar.
Se a criança estiver indo para o primeiro ano ou outra série
Depois de passar da pré-escola, o início do primeiro ano também envolve um novo processo de adaptação. A educação pré-escolar é preparatória para o que vem a seguir e é, sem dúvida, mais flexível. As recomendações que apresentamos são aplicáveis para que as crianças mais velhas continuem felizes enquanto se adaptam às mudanças.
O início de cada ano letivo traz consigo a sua dose de emoções e expectativas, que certamente diminuirão ao longo dos anos ou irão possuir nuances diferentes. No entanto, sempre haverá alguns professores e alguns novos colegas com que você precisará conhecer e lidar.
A partir do primeiro ano, é sempre bom fazer uma revisão geral do que foi aprendido no ano anterior, assim como se readaptar a dormir e acordar cedo. Uma ou duas semanas de preparação são suficientes para reduzir o nervosismo gerado por qualquer novo começo.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Peralvarez, M. M. (2014). El apego y el periodo de adaptación en la escuela infantil. Revisado el, 12. https://www.orientacionandujar.es/wp-content/uploads/2014/08/El-apego-y-el-periodo-de-adaptación-en-la-escuela-infantil.pdf
- González, M. C. P. (2010). Los primeros días de clase en educación infantil. Pedagogía Magna, (9), 89-94. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/3628215.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.