Logo image
Logo image

O capacete inovador que irá prevenir lesões na medula espinhal em ciclistas

4 minutos
Desenvolvido em conjunto com o Hospital Nacional de Paraplégicos de Toledo e a empresa EVIX, este capacete visa reduzir o risco de lesões na medula espinhal em ciclistas.
O capacete inovador que irá prevenir lesões na medula espinhal em ciclistas
Última atualização: 09 agosto, 2022

Mesmo quando precauções extremas são tomadas, os acidentes de bicicleta são comuns. Usar um capacete pode reduzir significativamente o risco de ferimentos na cabeça, embora a região cervical ainda fique vulnerável. Para mudar esse quadro, um capacete foi criado na Espanha para prevenir lesões na medula espinhal em ciclistas. Descubra suas características a seguir.

O primeiro capacete para prevenir lesões na medula espinhal

Desenhado pela startup EVIX, em colaboração com o Hospital Nacional de Paraplégicos de Toledo, este é um protótipo de capacete que inclui um air bag para proteção contra possíveis lesões cervicais. O sistema é ativado automaticamente por meio de sensores inteligentes. Leva apenas alguns milissegundos para o airbag abrir e se acomodar no pescoço do ciclista.

Em um vídeo publicado pela empresa sediada em Barcelona em janeiro de 2020, podemos ver simulações de computador de um hipotético acidente de bicicleta. O sistema de proteção inercial protege o usuário do capacete para reduzir as chances de trauma na medula espinhal.

Mas isso não é tudo. O capacete se conecta a um aplicativo que permite enviar uma mensagem de alerta junto com o local, caso esteja ativado. Da mesma forma, enviará notificações ao passar por pontos com alto histórico de acidentes e sugerirá alternativas mais seguras para o ciclista. Todo o processo é automático e começa após a fixação do equipamento no cabeçote.

A distribuição está prevista para começar no final de 2021 e, a curto prazo, atraiu o interesse de marcas consagradas no mundo do ciclismo. Embora este seja o seu principal mercado, o protótipo também pode ser utilizado em qualquer modalidade esportiva em que seja necessário o uso de capacete para uma maior segurança.

Some figure
O objetivo desse capacete é amenizar o impacto sofrido pela região cervical em acidentes de bicicleta. Desta forma, o risco de ferimentos pode ser reduzido.

Leia também: Como prevenir a morte súbita no esporte?

A importância do capacete para a integridade do ciclista

Segundo dados da Comissão Europeia, até 8% de todas as mortes por acidentes de trânsito correspondem a ciclistas. Neste ponto, deve ser lembrado que nem todos os países regulamentam o uso de capacetes em áreas urbanas, especialmente quando seus usuários são adultos.

Por exemplo, a Direção Geral de Trânsito (DGT) estipula o uso obrigatório de capacetes nesses contextos apenas para menores de 16 anos. Para ciclistas maiores de 16 anos, seu uso é apenas opcional, pelo menos em trânsito dentro da cidade. Prevê-se modificar isso a curto prazo para implementar um transporte obrigatório e melhorar a segurança rodoviária.

Segundo dados da própria DGT, em 2019 ocorreram 2.536 acidentes de bicicleta na Espanha. Os números não são pequenos e, em muitos casos, o uso de um capacete pode fazer uma diferença radical quando se trata de minimizar o número de ferimentos ou mortes. Os pesquisadores estipulam que, por si só, este capacete pode reduzir os ferimentos graves na cabeça em até 60%.

Não deixe de ler: 5 fatores que afetam o desempenho de um atleta

O novo capacete com airbag e o futuro do ciclismo

O capacete que irá prevenir lesões na medula espinhal devido ao EVIX está se preparando para ser um novo horizonte no futuro da mobilidade sobre duas rodas. A sua funcionalidade foi meticulosamente testada, o que só foi possível graças à colaboração com um hospital especializado em trauma.

Embora a startup não seja especialista em capacetes, seu interesse pela mobilidade sustentável e segura a levou a projetar um modelo capaz de reduzir o número de lesões anuais. O desenvolvimento do airbag do capacete é um assunto de família, já que o pai de um dos fundadores fazia parte da equipe que projetou o primeiro capacete de motocicleta com airbag embutido.

Some figure
O capacete EVIX, que evita lesões na coluna, é considerado o ponto de partida para o desenvolvimento de capacetes mais seguros para os ciclistas.

A Mataró, empresa sediada em Barcelona, foi fundada em 2017 e, desde então, conquistou vários prêmios e interesse como uma iniciativa emergente. Seus sócios fundadores, Marc Millet, Nil Oleaga e Lucas Llobet, estão comprometidos com um futuro em que o uso de capacetes seja obrigatório, independentemente do contexto de condução.

Até agora não existe um protótipo de capacete semelhante no mundo. O modelo que mais se aproxima é o Hövding 3, desenhado pela empresa sueca Hövding Sverige AB. O compromisso com os airbags nos capacetes que previnem as lesões cervicais não é um assunto isolado; portanto, espera-se que nas próximas décadas seu uso seja natural nos esportes ou veículos que o exijam.

Mesmo quando precauções extremas são tomadas, os acidentes de bicicleta são comuns. Usar um capacete pode reduzir significativamente o risco de ferimentos na cabeça, embora a região cervical ainda fique vulnerável. Para mudar esse quadro, um capacete foi criado na Espanha para prevenir lesões na medula espinhal em ciclistas. Descubra suas características a seguir.

O primeiro capacete para prevenir lesões na medula espinhal

Desenhado pela startup EVIX, em colaboração com o Hospital Nacional de Paraplégicos de Toledo, este é um protótipo de capacete que inclui um air bag para proteção contra possíveis lesões cervicais. O sistema é ativado automaticamente por meio de sensores inteligentes. Leva apenas alguns milissegundos para o airbag abrir e se acomodar no pescoço do ciclista.

Em um vídeo publicado pela empresa sediada em Barcelona em janeiro de 2020, podemos ver simulações de computador de um hipotético acidente de bicicleta. O sistema de proteção inercial protege o usuário do capacete para reduzir as chances de trauma na medula espinhal.

Mas isso não é tudo. O capacete se conecta a um aplicativo que permite enviar uma mensagem de alerta junto com o local, caso esteja ativado. Da mesma forma, enviará notificações ao passar por pontos com alto histórico de acidentes e sugerirá alternativas mais seguras para o ciclista. Todo o processo é automático e começa após a fixação do equipamento no cabeçote.

A distribuição está prevista para começar no final de 2021 e, a curto prazo, atraiu o interesse de marcas consagradas no mundo do ciclismo. Embora este seja o seu principal mercado, o protótipo também pode ser utilizado em qualquer modalidade esportiva em que seja necessário o uso de capacete para uma maior segurança.

Some figure
O objetivo desse capacete é amenizar o impacto sofrido pela região cervical em acidentes de bicicleta. Desta forma, o risco de ferimentos pode ser reduzido.

Leia também: Como prevenir a morte súbita no esporte?

A importância do capacete para a integridade do ciclista

Segundo dados da Comissão Europeia, até 8% de todas as mortes por acidentes de trânsito correspondem a ciclistas. Neste ponto, deve ser lembrado que nem todos os países regulamentam o uso de capacetes em áreas urbanas, especialmente quando seus usuários são adultos.

Por exemplo, a Direção Geral de Trânsito (DGT) estipula o uso obrigatório de capacetes nesses contextos apenas para menores de 16 anos. Para ciclistas maiores de 16 anos, seu uso é apenas opcional, pelo menos em trânsito dentro da cidade. Prevê-se modificar isso a curto prazo para implementar um transporte obrigatório e melhorar a segurança rodoviária.

Segundo dados da própria DGT, em 2019 ocorreram 2.536 acidentes de bicicleta na Espanha. Os números não são pequenos e, em muitos casos, o uso de um capacete pode fazer uma diferença radical quando se trata de minimizar o número de ferimentos ou mortes. Os pesquisadores estipulam que, por si só, este capacete pode reduzir os ferimentos graves na cabeça em até 60%.

Não deixe de ler: 5 fatores que afetam o desempenho de um atleta

O novo capacete com airbag e o futuro do ciclismo

O capacete que irá prevenir lesões na medula espinhal devido ao EVIX está se preparando para ser um novo horizonte no futuro da mobilidade sobre duas rodas. A sua funcionalidade foi meticulosamente testada, o que só foi possível graças à colaboração com um hospital especializado em trauma.

Embora a startup não seja especialista em capacetes, seu interesse pela mobilidade sustentável e segura a levou a projetar um modelo capaz de reduzir o número de lesões anuais. O desenvolvimento do airbag do capacete é um assunto de família, já que o pai de um dos fundadores fazia parte da equipe que projetou o primeiro capacete de motocicleta com airbag embutido.

Some figure
O capacete EVIX, que evita lesões na coluna, é considerado o ponto de partida para o desenvolvimento de capacetes mais seguros para os ciclistas.

A Mataró, empresa sediada em Barcelona, foi fundada em 2017 e, desde então, conquistou vários prêmios e interesse como uma iniciativa emergente. Seus sócios fundadores, Marc Millet, Nil Oleaga e Lucas Llobet, estão comprometidos com um futuro em que o uso de capacetes seja obrigatório, independentemente do contexto de condução.

Até agora não existe um protótipo de capacete semelhante no mundo. O modelo que mais se aproxima é o Hövding 3, desenhado pela empresa sueca Hövding Sverige AB. O compromisso com os airbags nos capacetes que previnem as lesões cervicais não é um assunto isolado; portanto, espera-se que nas próximas décadas seu uso seja natural nos esportes ou veículos que o exijam.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Høye, A. Bicycle helmets–To wear or not to wear? A meta-analyses of the effects of bicycle helmets on injuries. Accident Analysis & Prevention. 2018; 117: 85-97.
  • Seguridad vial. (s.f.). Dirección General de Tráfico. Consultado el 11 de agosto de 2021 en https://www.dgt.es/es/seguridad-vial/estadisticas-e-indicadores/accidentes-30dias/tablas-estadisticas/
  • El ciclista seguro: uso de la bicicleta y del casco. (s.f.). Dirección General de Tráfico. Consultado el 11 de agosto de 2021 en https://www.dgt.es/PEVI/eduvial/separatas-unidades-didacticas/02-El-ciclista-seguro-uso-de-la-bicicleta-y-del-casco.pdf
  • Traffic Safety Basic Facts 2018. (2018). European Road Safety Observatory. Retrieved August 11, 2021 from https://ec.europa.eu/transport/road_safety/sites/default/files/pdf/statistics/dacota/bfs20xx_cyclists.pdf

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.