As 6 melhores frutas para combater a prisão de ventre

21 de julho de 2016
A ameixa é uma fruta muito tradicional no que diz respeito a acabar com a prisão de ventre. É rica em vitaminas e fibras solúveis e insolúveis. Além disso, tem um efeito laxante e estimula os movimentos do peristálticos intestinais.

Ter problemas para ir ao banheiro é algo que não devemos desejar nem a nosso pior inimigo. Afinal, é realmente uma sensação horrível que nos persegue dia e noite e não nos permite cumprir com nossas atividades de forma natural. Entretanto, você sabia que existem frutas que ajudam a combater a prisão de ventre? Confira quais são neste artigo!

O que é e como combater a prisão de ventre

Se nos ajustássemos à definição médica do termo “prisão de ventre”, deveríamos dizer que é “a impossibilidade de evacuar regularmente os intestinos ou precisar realizar muito esforço para fazer isso”. Em suma, sofremos de prisão de ventre quando não conseguimos ir ao banheiro com normalidade.

O objetivo, portanto, é reverter o quadro, uma vez que não faz bem para a saúde. A prisão de ventre é uma patologia que afeta cada vez a mais pessoas devido (principalmente) ao estilo de vida e à alimentação que mantêm, sobretudo em grandes cidades do ocidente. A evacuação desequilibrada do intestino pode causar consequências incômodas, como, por exemplo:

Você também pode gostar: Infusões naturais para tratar a prisão de ventre

Para que possamos receber o diagnóstico de prisão de ventre, as evacuações devem ser menos frequentes do que 3 vezes por semana, mas também há uma relação com o tamanho e a consistência das fezes. Este problema pode ser crônico ou ocasional e depende de nossos hábitos mais do que de qualquer outra coisa.

Orientações para combater a prisão de ventre

Uma boa dieta é essencial para que possamos evacuar corretamente todos os dias ou a cada dois dias. As mudanças na alimentação devem ser acompanhadas por modificações no estilo de vida. Alguns conselhos:

1. Evite alimentos processados

Alimentos processados, farinhas e açúcares brancos causam muitos problemas ao organismo. Um deles é a dificuldade para ir ao banheiro corretamente.

2. Pratique exercícios

Caminhar, correr, nadar… são apenas algumas das opções que temos à disposição. Portanto, não esqueça de que a prisão de ventre piora quando a vida é sedentária.

3. Prefira azeite para temperar

Está comprovado que o azeite de oliva atua como um perfeito lubrificante para as fezes no cólon. Uma colher de sopa em jejum pode ser de muita utilidade.

4. Consuma iogurte

Os probióticos e outras bactérias saudáveis deste laticínio melhoram a saúde e o funcionamento intestinal.

5. Beba muita água

O fato de ler milhares de vezes que devemos beber “de 2 a 3 litros de água por dia” não é um mero acaso, já que é uma necessidade do organismo. É necessário que estejamos bem hidratados.

6. Mantenha uma alimentação rica em fibras

Os cereais integrais, as sementes, as leguminosas, as frutas e algumas verduras, são ricas em fibras. Devido as suas propriedades adstringentes, deve-se evitar os seguintes alimentos:

  • Arroz
  • Queijos
  • Pães e doces

Quais são as melhores frutas para evitar a prisão de ventre?

Como já dissemos antes, é preciso consumir uma boa quantidade de fibras caso o objetivo seja dizer adeus aos problemas para evacuar. Não deixe de ir ao supermercado ou à feira para comprar as seguintes frutas. Elas podem te ajudar a vencer a prisão de ventre. Assim, você se alimentará de forma mais saudável e poderá aproveitar uma saborosa sobremesa ou um lanchinho:

1. Kiwi

Esta pequena fruta de cor marrom e verde tem um alto teor de fibras. Ajuda a melhorar o trabalho do intestino graças a uma enzima chamada actinidina (que também favorece o processo de digestão e reduz a produção de gases).

Uma das formas mais eficazes de aproveitar as propriedades do kiwi é consumindo a fruta em jejum todos os dias. Se você não gostar muito do saber, pode combiná-lo com suco de laranja batido para o café da manhã.

2. Ameixa

Com certeza sua avó te aconselharia a comer ameixa para conseguir ir ao banheiro. É um remédio natural para tratar a prisão de ventre, conhecido já há muitos anos. A ameixa seca ou fresca é uma excelente fonte de fibra, tanto solúvel quanto insolúvel.

O açúcar que contém oferece um leve efeito laxante e favorece a retenção de água no intestino até terminar o processo de formação das fezes. Além disso, essa riquíssima fruta de cor roxa protege as mucosas e estimula o trabalho do cólon.

3. Laranja

O ácido cítrico que esta fruta oferece a transforma em um remédio natural excelente para dissolver os resíduos que se acumularam no intestino. Ao mesmo tempo, permite:

  • Eliminar os líquidos
  • Regular o trânsito intestinal
  • Combater a prisão de ventre

Sem contar todas as propriedades que tem por conter uma boa dose de vitamina C. É recomendável tomar um suco de laranja recém feito em jejum.

Você também pode gostar: 11 benefícios dos figos que você não conhecia

4. Pera

Essa é outra fruta que, certamente, os mais velhos da família aconselhariam! É uma excelente aliada para tratar problemas para ir ao banheiro. Além de ser rica em fibras, a pera contém pectina, uma substância que regula os movimentos intestinais e a depuração do organismo. Quer saber ainda mais? Ela fortalece o sistema imunológico e nos protege da hipertensão arterial.

5. Figo

Suas fantásticas propriedades nutricionais e medicinais são um pouco desconhecidas. Entretanto, o figo é perfeito para combater a prisão de ventre. Seus efeitos laxantes facilitam a evacuação. Por poder ser digerido facilmente, protege o estômago e evita problemas como acidez e refluxo.

6. Frutas vermelhas

As deliciosas e pequenas frutas vermelhas não poderiam faltar em nossa lista contra a prisão de ventre. São antioxidantes e melhoram não apenas o trânsito intestinal, como também a digestão. Entre elas encontramos:

  • Morangos
  • Amoras
  • Mirtilos
  • Cerejas

Por fim, lembre-se de que se o problema persistir, você deve procurar um médico para poder descartar qualquer outro problema de saúde.

  • Bae, S. H. (2014). Diets for Constipation. Pediatric Gastroenterology, Hepatology & Nutrition. https://doi.org/10.5223/pghn.2014.17.4.203
  • Department of Human Services, & Sciences. (2011). Fibre in food. Better Health, Deakin University.
  • Asakura, K., Masayasu, S., & Sasaki, S. (2017). Dietary intake, physical activity, and time management are associated with constipation in preschool children in Japan. Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition. https://doi.org/10.6133/apjcn.112015.02
  • Ötles, S., & Ozgoz, S. (2014). Health effects of dietary fiber. Acta Scientiarum Polonorum, Technologia Alimentaria. https://doi.org/10.17306/J.AFS.2014.2.8