Estas foram as últimas mensagens do Titanic antes de afundar
Com mais de 3 horas de filme, Titanic defende a 3ª posição na lista de maiores sucessos nos cinemas. É uma história de ficção baseada no naufrágio real do RMS Titanic.
Em 1998, muitos brasileiros foram aos cinemas assistir ao grandioso filme que ficou marcado na história do cinema mundial que conta o um caso verdadeiro de um enorme navio que afundou após colidir com um iceberg em 1912, no Oceano Atlântico.
Mesmo quem não teve a oportunidade de assistir ao filme na época ficou sabendo da história e pôde assistir quando começou a passar na televisão.
O filme Titanic foi apresentado como um trágico romance, mas muitos detalhes de tudo o que aconteceu naquela madrugada não foram contados. Por isso, hoje vamos falar sobre o que os responsáveis pela comunicação do Titanic fizeram, assim que souberam da colisão com o iceberg até o último momento em que não havia mais como permanecer no navio.
Titanic
No dia 10 de abril de 1912, o maior transatlântico já construído até então zarpava do porto de Southampton, na Inglaterra, com destino a Nova York, em sua viagem inaugural. Na madrugada do dia 14 para o dia 15 de abril, o luxuoso transatlântico colidiu com um iceberg no Atlântico Norte por volta da meia-noite, afundando em menos de três horas.
Telegrafia sem fio
Guglielmo Marconi inventou o telégrafo sem fio em 1894-1895 e o disponibilizou comercialmente em 1897. No início da década de 1910, a maioria dos navios, incluindo o Titanic, tinha seu telégrafo a bordo.
Como não havia a necessidade de cabos ou qualquer outra infraestrutura física, a telegrafia sem fio era ideal para navios na época. No Titanic, foi montada uma sala que foi apelidada de Quarto Marconi em homenagem ao criador do telégrafo.
A cabine sem fio do Titanic era composta por três cômodos: a sala de cirurgia, a sala do dínamo e os dormitórios. Era operado 24 horas por dia por Jack Phillips, o telegrafista-chefe, e seu assistente, Harold Bride.
O aviso antecipado e ignorado
No dia 14 de abril, dia em que o Titanic afundou, outros navios enviaram alertas meteorológicos sobre o gelo no caminho do Titanic. Um deles, que fazia a mesma rota, alertou: “Pesado bloco de gelo e um grande número de grandes icebergs”. Outro enviou uma mensagem “Diga, velho, estamos parados e cercados por gelo”.
Naqueles dias, Phillips, o telegrafista-chefe, estava frustrado com suas tarefas. Elas se resumiam em usar o telégrafo apenas para enviar mensagens aos passageiros dentro do navio. Então, ele respondeu irritado: “Cale a boca! Cale-se! Estou ocupado, estou trabalhando”.
Essa distração custou muito caro e muitas especulações foram feitas. Será que Phillips estava distraído com o envio de mensagens aos passageiros? Esqueceu ou simplesmente não conseguiu passar esses avisos ao capitão Edward Smith, levando aos eventos daquela trágica noite?
A viagem tomou outro rumo
Às 23h40 do dia 14 de abril, o Titanic colidiu com um iceberg. Pouco depois da meia-noite, o capitão Smith disse a Phillips e Bride que se preparassem para enviar pedidos de socorro.
Rapidamente ficou claro que o que parecia nada de mais seria muito pior do que o esperado. Dez minutos depois de saber disso, o Titanic enviou sua primeira chamada: “CQD. CQD. Titanic para todos os navios”.
CQD era o código para pedido de socorro da empresa Marconi. CQ significava chamada geral e D, socorro. O SOS foi acordado em 1906 na Convenção Radiotelegráfica Internacional e entrou em vigor em 1908. Ambos ainda eram considerados úteis e, enquanto o Titanic afundava, Phillips e Bride usariam ambos.
Todos ficaram muito preocupados. Outros navios perguntaram sobre o que havia acontecido. O Titanic respondeu contando a eles sobre a colisão. “Atingimos um iceberg. É um homem CQD”, enviaram para o navio Carpathia. E para o navio Frankfurt, enviaram: “Nós batemos em um iceberg e afundamos pela cabeça”.
Os navios Carpathia, Frankfurt e Olympic, mudaram de rota para ajudar. E ao fazer isso, enviaram mensagens de volta ao Titanic e entre si.
As mensagens foram ficando mais tensas
À medida que a situação a bordo do Titanic piorava, a ansiedade em suas mensagens tornava-se aparente. “Estamos despachando passageiros em pequenas embarcações. Mulheres e crianças em barcos. Não pode durar muito mais tempo. Perdendo poder”, dizia uma mensagem.
“Este é o Titanic. CQD. Sala de máquinas inundada”, dizia outro.
Enquanto os navios navegavam em direção ao Titanic, eles avisavam sobre sua aproximação. “Estou acendendo todas as caldeiras o mais rápido possível” foi um exemplo enviado pela Olympic.
Essas palavras de esperança pouco ajudaram e, na verdade, pioraram as coisas. Bloqueando a frequência, Phillips respondeu: “Qual é o problema com você?” e “ Seu tolo… fique fora.”
A possibilidade de confusão sobre o uso de CQD em vez de SOS fez Bride dizer a Phillips para “Enviar SOS. É a nova ligação e pode ser sua última chance de enviá-la”.
Phillips permaneceu em seu posto até o final, informando os navios próximos sobre o andamento do naufrágio. “Venha rápido. Sala de máquinas quase cheia”, dizia uma das mensagens.
“SOS. SOS. CQD. CQD. Estamos afundando rápido. Os passageiros estão sendo colocados em barcos”, dizia outra mensagem.
Às 2h17, Phillips enviou a mensagem final. Abandonando seu posto, ele e Bride foram para os botes salva-vidas. Phillips não sobreviveu ao naufrágio após entrar na água. O assistente, por outro lado, sobreviveu e viveu até 1956.
Com mais de 3 horas de filme, Titanic defende a 3ª posição na lista de maiores sucessos nos cinemas. É uma história de ficção baseada no naufrágio real do RMS Titanic.
Em 1998, muitos brasileiros foram aos cinemas assistir ao grandioso filme que ficou marcado na história do cinema mundial que conta o um caso verdadeiro de um enorme navio que afundou após colidir com um iceberg em 1912, no Oceano Atlântico.
Mesmo quem não teve a oportunidade de assistir ao filme na época ficou sabendo da história e pôde assistir quando começou a passar na televisão.
O filme Titanic foi apresentado como um trágico romance, mas muitos detalhes de tudo o que aconteceu naquela madrugada não foram contados. Por isso, hoje vamos falar sobre o que os responsáveis pela comunicação do Titanic fizeram, assim que souberam da colisão com o iceberg até o último momento em que não havia mais como permanecer no navio.
Titanic
No dia 10 de abril de 1912, o maior transatlântico já construído até então zarpava do porto de Southampton, na Inglaterra, com destino a Nova York, em sua viagem inaugural. Na madrugada do dia 14 para o dia 15 de abril, o luxuoso transatlântico colidiu com um iceberg no Atlântico Norte por volta da meia-noite, afundando em menos de três horas.
Telegrafia sem fio
Guglielmo Marconi inventou o telégrafo sem fio em 1894-1895 e o disponibilizou comercialmente em 1897. No início da década de 1910, a maioria dos navios, incluindo o Titanic, tinha seu telégrafo a bordo.
Como não havia a necessidade de cabos ou qualquer outra infraestrutura física, a telegrafia sem fio era ideal para navios na época. No Titanic, foi montada uma sala que foi apelidada de Quarto Marconi em homenagem ao criador do telégrafo.
A cabine sem fio do Titanic era composta por três cômodos: a sala de cirurgia, a sala do dínamo e os dormitórios. Era operado 24 horas por dia por Jack Phillips, o telegrafista-chefe, e seu assistente, Harold Bride.
O aviso antecipado e ignorado
No dia 14 de abril, dia em que o Titanic afundou, outros navios enviaram alertas meteorológicos sobre o gelo no caminho do Titanic. Um deles, que fazia a mesma rota, alertou: “Pesado bloco de gelo e um grande número de grandes icebergs”. Outro enviou uma mensagem “Diga, velho, estamos parados e cercados por gelo”.
Naqueles dias, Phillips, o telegrafista-chefe, estava frustrado com suas tarefas. Elas se resumiam em usar o telégrafo apenas para enviar mensagens aos passageiros dentro do navio. Então, ele respondeu irritado: “Cale a boca! Cale-se! Estou ocupado, estou trabalhando”.
Essa distração custou muito caro e muitas especulações foram feitas. Será que Phillips estava distraído com o envio de mensagens aos passageiros? Esqueceu ou simplesmente não conseguiu passar esses avisos ao capitão Edward Smith, levando aos eventos daquela trágica noite?
A viagem tomou outro rumo
Às 23h40 do dia 14 de abril, o Titanic colidiu com um iceberg. Pouco depois da meia-noite, o capitão Smith disse a Phillips e Bride que se preparassem para enviar pedidos de socorro.
Rapidamente ficou claro que o que parecia nada de mais seria muito pior do que o esperado. Dez minutos depois de saber disso, o Titanic enviou sua primeira chamada: “CQD. CQD. Titanic para todos os navios”.
CQD era o código para pedido de socorro da empresa Marconi. CQ significava chamada geral e D, socorro. O SOS foi acordado em 1906 na Convenção Radiotelegráfica Internacional e entrou em vigor em 1908. Ambos ainda eram considerados úteis e, enquanto o Titanic afundava, Phillips e Bride usariam ambos.
Todos ficaram muito preocupados. Outros navios perguntaram sobre o que havia acontecido. O Titanic respondeu contando a eles sobre a colisão. “Atingimos um iceberg. É um homem CQD”, enviaram para o navio Carpathia. E para o navio Frankfurt, enviaram: “Nós batemos em um iceberg e afundamos pela cabeça”.
Os navios Carpathia, Frankfurt e Olympic, mudaram de rota para ajudar. E ao fazer isso, enviaram mensagens de volta ao Titanic e entre si.
As mensagens foram ficando mais tensas
À medida que a situação a bordo do Titanic piorava, a ansiedade em suas mensagens tornava-se aparente. “Estamos despachando passageiros em pequenas embarcações. Mulheres e crianças em barcos. Não pode durar muito mais tempo. Perdendo poder”, dizia uma mensagem.
“Este é o Titanic. CQD. Sala de máquinas inundada”, dizia outro.
Enquanto os navios navegavam em direção ao Titanic, eles avisavam sobre sua aproximação. “Estou acendendo todas as caldeiras o mais rápido possível” foi um exemplo enviado pela Olympic.
Essas palavras de esperança pouco ajudaram e, na verdade, pioraram as coisas. Bloqueando a frequência, Phillips respondeu: “Qual é o problema com você?” e “ Seu tolo… fique fora.”
A possibilidade de confusão sobre o uso de CQD em vez de SOS fez Bride dizer a Phillips para “Enviar SOS. É a nova ligação e pode ser sua última chance de enviá-la”.
Phillips permaneceu em seu posto até o final, informando os navios próximos sobre o andamento do naufrágio. “Venha rápido. Sala de máquinas quase cheia”, dizia uma das mensagens.
“SOS. SOS. CQD. CQD. Estamos afundando rápido. Os passageiros estão sendo colocados em barcos”, dizia outra mensagem.
Às 2h17, Phillips enviou a mensagem final. Abandonando seu posto, ele e Bride foram para os botes salva-vidas. Phillips não sobreviveu ao naufrágio após entrar na água. O assistente, por outro lado, sobreviveu e viveu até 1956.
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