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Siga estas 6 dicas para melhorar sua comunicação assertiva

6 minutos
A comunicação assertiva permitirá que você construa relacionamentos sólidos com as pessoas ao seu redor. A boa notícia é que essa é uma habilidade que pode ser treinada. Veja como.
Siga estas 6 dicas para melhorar sua comunicação assertiva
Última atualização: 15 julho, 2023

A comunicação assertiva é um elemento fundamental nas interações diárias de cada pessoa. Por meio dela é possível expressar ideias, opiniões e sentimentos de forma clara, respeitosa e honesta. Ao mesmo tempo, ajuda a reconhecer e respeitar os direitos e as opiniões dos outros.

A sua implementação tem um impacto significativo nas relações pessoais e profissionais. E é que permite estabelecer uma comunicação aberta e eficaz, pois evita mal-entendidos, conflitos desnecessários e ressentimentos. Como melhorar esse estilo de comunicação? A seguir, damos algumas dicas.

Como melhorar a comunicação assertiva? dicas práticas

Como afirma a Mayo Clinic, a assertividade é uma habilidade de comunicação fundamental. Sua prática é baseada no respeito mútuo, o que promove relações interpessoais mais saudáveis. Felizmente, é um tipo de comunicação que pode ser aprendida e aprimorada. Vamos ver como.

1. Conheça a si mesmo e identifique suas necessidades e desejos

Um dos primeiros passos para melhorar sua comunicação assertiva é desenvolver uma maior autoconsciência de suas emoções e pensamentos. Isso envolve estar ciente de como você se sente em diferentes situações e ser capaz de identificar e compreender suas próprias reações emocionais.

Reserve um momento para refletir sobre suas emoções e faça a si mesmo as seguintes perguntas:

  • “Como estou me sentindo agora?”
  • “Que pensamentos estão passando pela minha cabeça?”

Preste atenção às suas reações emocionais, seja raiva, tristeza, frustração ou felicidade. Reconhecer isso permitirá que você se comunique de forma mais eficaz e evite respostas impulsivas ou inadequadas.

Além disso, é de seu interesse identificar suas próprias necessidades e desejos em diferentes situações de comunicação. Isso envolve entender o que você realmente quer expressar, quais são seus objetivos e o que espera alcançar ao se comunicar de forma assertiva.

2. Estabeleça limites e diga “não” quando necessário

Parte fundamental da comunicação assertiva é ter consciência dos seus próprios limites e dos seus direitos. Reconheça que você tem o direito de estabelecer limites pessoais e expressar suas necessidades sem se sentir culpado.

Compreender seus próprios limites permitirá que você mantenha o equilíbrio em seus relacionamentos e evite situações em que se sinta desconfortável ou comprometido.

É por isso que dizer “não” com respeito e firmeza é essencial para manter seus limites e cuidar de si mesmo. Na publicação feita pela Mayo Clinic, eles explicam que “não” é, na verdade, uma frase completa.

Portanto, não há necessidade de hesitar em dizê-lo e também não é necessário dar explicações. No entanto, se você sentir que uma explicação é necessária, comunique-a, mas mantenha-a simples e direta.

Veja: 10 habilidades de comunicação e a sua importância

3. Imagine cenários e pratique o que você diria de forma assertiva

Praticar mentalmente diferentes cenários nos quais você tenha um discurso assertivo é uma excelente forma de fortalecer suas habilidades de comunicação. Num artigo publicado na revista Annales Universitatis Apulensis Series Oeconomica, detalham-se algumas orientações a ter em conta ao fazê-lo:

  • Mantenha o foco no assunto e não o complique desnecessariamente.
  • Mantenha a calma em todos os momentos. Controlar suas emoções o ajudará a responder de maneira razoável.
  • Seja cortês, mas firme ao interagir com a outra pessoa. O respeito mútuo é essencial em toda comunicação assertiva.
  • Faça contato visual, mas não seja intimidador. Para fazer isso, alterne sua visão entre o olho esquerdo, o olho direito e a boca.
  • Mantenha sua voz amigável e calma.
  • Lembre-se de que, se você não fez nada de errado, não precisa se desculpar.

4. Aprenda a usar sua linguagem corporal

As informações fornecidas pela Clínica Mayo sobre esse assunto explicam que a comunicação vai além das palavras. Portanto, é necessário agir com confiança. Isso será refletido em sua linguagem corporal. Algumas sugestões para fazer isso são as seguintes:

  • Mantenha uma postura ereta, mas incline-se um pouco para a frente para mostrar interesse e franqueza.
  • Observe sua expressão facial. Mantenha uma expressão neutra ou positiva que reflita sua vontade de interagir de forma construtiva.
  • Evite cruzar os braços ou as pernas, pois isso pode transmitir uma barreira ou certa defensividade.
  • Passe algum tempo praticando na frente de um espelho ou com um amigo de confiança.

O mais importante é que você consiga manter a congruência entre sua mensagem verbal e não verbal para criar uma comunicação coerente.

Veja: Limites emocionais e sua importância para o adolescente

5. Escreva o que você quer dizer

Escrever o que você deseja expressar é uma ferramenta valiosa para garantir que você transmita seus sentimentos de maneira eficaz. Reserve um tempo para refletir sobre o que você deseja comunicar e, em seguida, coloque no papel ou na tela.

Esta prática lhe dá a oportunidade de organizar seus pensamentos, selecionar as palavras certas e estruturar sua mensagem de forma coerente e clara.

6. Fale sobre fatos

O Centro de Intervenções Clínicas explica que, ao praticar a comunicação assertiva, é fundamental focar nos fatos concretos e verificáveis, em vez de fazer suposições ou fazer julgamentos subjetivos.

Isso implica descrever situações, comportamentos ou eventos específicos de forma objetiva, sem adicionar avaliações pessoais ou interpretações tendenciosas.

Exemplos de comunicação assertiva

Na vida cotidiana acontecem diversas situações nas quais, por causa de outra pessoa, você pode se sentir frustrado, pouco ouvido ou afetado de alguma forma. Seja na esfera profissional ou pessoal, você deve saber reagir a esses estados de forma assertiva.

A seguir, daremos alguns exemplos de situações cotidianas em que é necessário aplicar a comunicação assertiva.

No trabalho, interrompem suas intervenções e não permitem que você expresse suas ideias

Esta poderia ser uma situação comum para muitos. Então, para aplicar a comunicação assertiva, você poderia dizer algo como: “Gostaria ter a oportunidade de compartilhar minhas ideias sem interrupções para contribuir com a discussão. Podemos concordar em marcar o tempo de uso da palavra ou alguma outra forma de garantir que todos tenham a chance de se expressar sem interrupções?”

Um amigo cancelou um passeio no último minuto pela terceira vez

Se isso acontecer com você, você pode comunicar como se sente sobre isso assim: “Percebi que você cancelou nossos planos em cima da hora nas últimas três vezes. Entendo que imprevistos possam surgir, mas gostaria que a gente encontrasse uma forma de nos organizarmos melhor, levando em conta nossos compromissos para evitar cancelamentos de última hora”.

Seu irmão não lava a louça suja e isso dificulta o uso da cozinha

Para que ele saiba o que está fazendo de errado, você pode comunicá-lo assim: “Tenho notado que a louça suja está se acumulando na pia e não está sendo lavada regularmente. Existe uma maneira de chegarmos a um acordo sobre um sistema em que todos sejam responsáveis pelos utensílios de cozinha usados para que sejam lavados após o uso? Assim podemos manter a cozinha limpa.”

Tudo é prática

A prática permite fortalecer a confiança, melhorar a capacidade de escuta ativa e adaptar-se a diferentes situações e personalidades. À medida que você se esforça para ser mais assertivo em suas interações diárias, verá os relacionamentos se fortalecerem, os mal-entendidos diminuírem e as soluções colaborativas se tornarem mais frequentes.

A comunicação assertiva é um elemento fundamental nas interações diárias de cada pessoa. Por meio dela é possível expressar ideias, opiniões e sentimentos de forma clara, respeitosa e honesta. Ao mesmo tempo, ajuda a reconhecer e respeitar os direitos e as opiniões dos outros.

A sua implementação tem um impacto significativo nas relações pessoais e profissionais. E é que permite estabelecer uma comunicação aberta e eficaz, pois evita mal-entendidos, conflitos desnecessários e ressentimentos. Como melhorar esse estilo de comunicação? A seguir, damos algumas dicas.

Como melhorar a comunicação assertiva? dicas práticas

Como afirma a Mayo Clinic, a assertividade é uma habilidade de comunicação fundamental. Sua prática é baseada no respeito mútuo, o que promove relações interpessoais mais saudáveis. Felizmente, é um tipo de comunicação que pode ser aprendida e aprimorada. Vamos ver como.

1. Conheça a si mesmo e identifique suas necessidades e desejos

Um dos primeiros passos para melhorar sua comunicação assertiva é desenvolver uma maior autoconsciência de suas emoções e pensamentos. Isso envolve estar ciente de como você se sente em diferentes situações e ser capaz de identificar e compreender suas próprias reações emocionais.

Reserve um momento para refletir sobre suas emoções e faça a si mesmo as seguintes perguntas:

  • “Como estou me sentindo agora?”
  • “Que pensamentos estão passando pela minha cabeça?”

Preste atenção às suas reações emocionais, seja raiva, tristeza, frustração ou felicidade. Reconhecer isso permitirá que você se comunique de forma mais eficaz e evite respostas impulsivas ou inadequadas.

Além disso, é de seu interesse identificar suas próprias necessidades e desejos em diferentes situações de comunicação. Isso envolve entender o que você realmente quer expressar, quais são seus objetivos e o que espera alcançar ao se comunicar de forma assertiva.

2. Estabeleça limites e diga “não” quando necessário

Parte fundamental da comunicação assertiva é ter consciência dos seus próprios limites e dos seus direitos. Reconheça que você tem o direito de estabelecer limites pessoais e expressar suas necessidades sem se sentir culpado.

Compreender seus próprios limites permitirá que você mantenha o equilíbrio em seus relacionamentos e evite situações em que se sinta desconfortável ou comprometido.

É por isso que dizer “não” com respeito e firmeza é essencial para manter seus limites e cuidar de si mesmo. Na publicação feita pela Mayo Clinic, eles explicam que “não” é, na verdade, uma frase completa.

Portanto, não há necessidade de hesitar em dizê-lo e também não é necessário dar explicações. No entanto, se você sentir que uma explicação é necessária, comunique-a, mas mantenha-a simples e direta.

Veja: 10 habilidades de comunicação e a sua importância

3. Imagine cenários e pratique o que você diria de forma assertiva

Praticar mentalmente diferentes cenários nos quais você tenha um discurso assertivo é uma excelente forma de fortalecer suas habilidades de comunicação. Num artigo publicado na revista Annales Universitatis Apulensis Series Oeconomica, detalham-se algumas orientações a ter em conta ao fazê-lo:

  • Mantenha o foco no assunto e não o complique desnecessariamente.
  • Mantenha a calma em todos os momentos. Controlar suas emoções o ajudará a responder de maneira razoável.
  • Seja cortês, mas firme ao interagir com a outra pessoa. O respeito mútuo é essencial em toda comunicação assertiva.
  • Faça contato visual, mas não seja intimidador. Para fazer isso, alterne sua visão entre o olho esquerdo, o olho direito e a boca.
  • Mantenha sua voz amigável e calma.
  • Lembre-se de que, se você não fez nada de errado, não precisa se desculpar.

4. Aprenda a usar sua linguagem corporal

As informações fornecidas pela Clínica Mayo sobre esse assunto explicam que a comunicação vai além das palavras. Portanto, é necessário agir com confiança. Isso será refletido em sua linguagem corporal. Algumas sugestões para fazer isso são as seguintes:

  • Mantenha uma postura ereta, mas incline-se um pouco para a frente para mostrar interesse e franqueza.
  • Observe sua expressão facial. Mantenha uma expressão neutra ou positiva que reflita sua vontade de interagir de forma construtiva.
  • Evite cruzar os braços ou as pernas, pois isso pode transmitir uma barreira ou certa defensividade.
  • Passe algum tempo praticando na frente de um espelho ou com um amigo de confiança.

O mais importante é que você consiga manter a congruência entre sua mensagem verbal e não verbal para criar uma comunicação coerente.

Veja: Limites emocionais e sua importância para o adolescente

5. Escreva o que você quer dizer

Escrever o que você deseja expressar é uma ferramenta valiosa para garantir que você transmita seus sentimentos de maneira eficaz. Reserve um tempo para refletir sobre o que você deseja comunicar e, em seguida, coloque no papel ou na tela.

Esta prática lhe dá a oportunidade de organizar seus pensamentos, selecionar as palavras certas e estruturar sua mensagem de forma coerente e clara.

6. Fale sobre fatos

O Centro de Intervenções Clínicas explica que, ao praticar a comunicação assertiva, é fundamental focar nos fatos concretos e verificáveis, em vez de fazer suposições ou fazer julgamentos subjetivos.

Isso implica descrever situações, comportamentos ou eventos específicos de forma objetiva, sem adicionar avaliações pessoais ou interpretações tendenciosas.

Exemplos de comunicação assertiva

Na vida cotidiana acontecem diversas situações nas quais, por causa de outra pessoa, você pode se sentir frustrado, pouco ouvido ou afetado de alguma forma. Seja na esfera profissional ou pessoal, você deve saber reagir a esses estados de forma assertiva.

A seguir, daremos alguns exemplos de situações cotidianas em que é necessário aplicar a comunicação assertiva.

No trabalho, interrompem suas intervenções e não permitem que você expresse suas ideias

Esta poderia ser uma situação comum para muitos. Então, para aplicar a comunicação assertiva, você poderia dizer algo como: “Gostaria ter a oportunidade de compartilhar minhas ideias sem interrupções para contribuir com a discussão. Podemos concordar em marcar o tempo de uso da palavra ou alguma outra forma de garantir que todos tenham a chance de se expressar sem interrupções?”

Um amigo cancelou um passeio no último minuto pela terceira vez

Se isso acontecer com você, você pode comunicar como se sente sobre isso assim: “Percebi que você cancelou nossos planos em cima da hora nas últimas três vezes. Entendo que imprevistos possam surgir, mas gostaria que a gente encontrasse uma forma de nos organizarmos melhor, levando em conta nossos compromissos para evitar cancelamentos de última hora”.

Seu irmão não lava a louça suja e isso dificulta o uso da cozinha

Para que ele saiba o que está fazendo de errado, você pode comunicá-lo assim: “Tenho notado que a louça suja está se acumulando na pia e não está sendo lavada regularmente. Existe uma maneira de chegarmos a um acordo sobre um sistema em que todos sejam responsáveis pelos utensílios de cozinha usados para que sejam lavados após o uso? Assim podemos manter a cozinha limpa.”

Tudo é prática

A prática permite fortalecer a confiança, melhorar a capacidade de escuta ativa e adaptar-se a diferentes situações e personalidades. À medida que você se esforça para ser mais assertivo em suas interações diárias, verá os relacionamentos se fortalecerem, os mal-entendidos diminuírem e as soluções colaborativas se tornarem mais frequentes.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Goverment of Western Australia Deparment of Health. (n.d.). Assertive communication. https://www.healthywa.wa.gov.au/Articles/A_E/Assertive-communication
  • Mayo Foundation for Medical Education and Research. (2022, May 13). Stressed out? be assertive. Mayo Clinic. https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/stress-management/in-depth/assertive/art-20044644
  • Pipas, M. D., & Jaradat, M. (n.d.). (PDF) assertive communication skills – researchgate. https://www.researchgate.net/publication/227367804_Assertive_Communication_Skills

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.