Peso, sono e desenvolvimento em bebês de 4 meses

Os bebês de 4 meses ainda estão crescendo e se desenvolvendo. Eles estão começando a aventura de explorar o mundo e aprendendo a se comunicar com as pessoas ao seu redor.
Peso, sono e desenvolvimento em bebês de 4 meses
Leidy Mora Molina

Revisado e aprovado por a enfermeira Leidy Mora Molina.

Escrito por Edith Sánchez

Última atualização: 14 junho, 2023

Os bebês de 4 meses já iniciaram seu caminho para a independência, embora isso ainda não seja muito evidente. Eles adquiriram novas habilidades físicas, cognitivas e psicossociais.

É muito importante acompanhar o pequeno em cada uma das fases do desenvolvimento. Existem padrões comuns à maioria das crianças.

O mais aconselhável é observar as mudanças e avanços relevantes do bebê de 4 meses. Esta informação será muito útil nas consultas com o pediatra.

O peso de bebês de 4 meses

Um primeiro elemento a ter em conta é o peso dos bebés aos 4 meses. Também seu tamanho e o perímetro de sua cabeça.

É possível que o bebê esteja um pouco acima ou abaixo dos valores normais e mesmo assim não tenha problemas. Só haveria motivo de preocupação se a diferença fosse muito significativa.

Os valores que servem de referência são os seguintes:

  • Peso: os meninos de 4 meses devem ter entre 5,6 e 8,8 quilos. Meninas entre 5 e 8,1 quilos.
  • Altura: os meninos medem entre 59,9 e 68 centímetros aos 4 meses. Meninas entre 57,8 e 66,2 centímetros.
  • Circunferência da cabeça: é o que mede o contorno da cabeça. Em crianças deve estar na faixa entre 40,5 e 42,8 centímetros. Em meninas entre 39,3 e 41,8 centímetros.

Em média, bebês de 4 meses devem ter um ganho de peso de cerca de 600 gramas em relação ao mês anterior. Se o peso, a altura ou o perímetro cefálico diferirem dos valores que demos, o pediatra fará este aviso.

Perímetro cefálico de um bebê de 4 meses.
A circunferência da cabeça é medida em todas as visitas de controle e desenvolvimento para verificar o crescimento do cérebro.

O sono

Normalmente, os bebês de 4 meses dormem entre 8 e 10 horas à noite, bem como cerca de 6 horas durante o dia. Estas últimas são geralmente distribuídas em 3 ou 4 sonecas.

Porém, o mais comum é que ainda não tenham um padrão de sono muito estável. É por isso que eles podem acordar à noite ou trocar os hábitos noturnos pelos diurnos. Seus ritmos circadianos estão apenas começando.

Se a mãe precisar voltar a trabalhar, é possível que os pequenos se sintam inquietos e isso altere seus ritmos. Em alguns casos, o primeiro desconforto aparece nas gengivas, o que afeta a forma como dormem.

Recomenda-se que o bebê seja ajudado a ter horários estáveis. Algumas dicas para você adotar um padrão correto são as seguintes:

  • Se ele acordar muito cedo, deixe-o no berço para que durma mais um pouco.
  • Mantenha o quarto onde ele dorme com pouca iluminação.
  • Não faça barulho para não acordá-lo durante o descanso.

O desenvolvimento físico do bebê de 4 meses

Bebês de 4 meses começam a desenvolver a visão de cores, uma habilidade que eles completarão por volta dos 6 meses. Eles observam os rostos com mais atenção, não fixando mais apenas o olhar nos olhos, mas em todo o rosto. Eles também distinguem sons como a voz da mãe, do pai e a música que eles gostam.

Nessa idade, eles têm mais controle sobre a cabeça e podem mantê-la ereta. Quando deitados, eles podem inclinar o pescoço para a frente para olhar para os pés. Se estiverem de cabeça para baixo, apoiam-se nas mãos abertas. Eles começam a aprender a virar.

Bebês de 4 meses preferem sentar porque essa posição permite que eles vejam tudo ao seu redor. No entanto, eles ainda não conseguem manter essa postura por conta própria.

Outros reflexos e habilidades que eles desenvolvem são os seguintes:

  • Eles têm melhor coordenação olho-mão-objeto. Eles abrem a mão na expectativa de pegar o que querem. Eles passam os brinquedos de uma mão para a outra sem deixá-los cair.
  • Os objetos são colocados na boca. Dessa forma, eles exploram e desenvolvem sua percepção.
  • Eles são capazes de se apoiar nos cotovelos e antebraços quando estão de cabeça para baixo.

Desenvolvimento cognitivo e psicossocial

Bebês de 4 meses começam a desenvolver sua sociabilidade. É por isso que eles não querem mais ficar sozinhos e o normal é que chorem quando a mãe sai e se acalmem quando ela volta. Eles podem mostrar alguma timidez com estranhos.

Nessa idade, eles passam muito tempo observando o que está ao seu redor. Vamos ver que outros avanços eles alcançam no nível cognitivo e psicossocial.

O social e o emocional

Bebês de quatro meses sorriem quando algo bom acontece com eles, como uma demonstração de afeto ou uma reação a cócegas. Eles também o fazem diante de sua própria imagem no espelho. Eles arrulham e balbuciam para chamar a atenção.

Por outro lado, chupam o punho quando estão com fome, o que é uma forma de se acalmar. Eles se tornam ativos e entusiasmados quando alguém que eles conhecem se aproxima.

O cognitivo

Antes, eles só se concentravam na comida enquanto comiam. Agora até mesmo um leve som chama sua atenção. Bebês de 4 meses também passam o tempo examinando suas próprias mãos ou pés.

Nessa idade eles começam a aprender rotinas. Eles as repetem quando são agradáveis. Eles também sabem como prevê-las. Por exemplo, eles flexionam os quadris quando sentem que é hora de trocar a fralda.

Troca de fralda em bebê de 4 meses.
A troca de fraldas pode ser uma rotina para o bebê.

Estimulação

Uma boa forma de estimular o desenvolvimento dos bebês de 4 meses é conversando com eles com frequência. Eles adoram falar e começam a responder.

É importante que eles tenham a oportunidade de interagir com seus brinquedos com segurança. Brinquedos coloridos são muito importantes nessa idade. Deve-se permitir que eles os coloquem na boca, pois essa é sua maneira de explorá-los.

Também é conveniente estimular sua sociabilidade. Seria uma boa ideia convidar outra mãe com seu bebê e passar algum tempo juntos. Parece que os bebês não interagem entre si, mas na verdade estão registrando tudo.

Fique sempre atento à criança

Os pais e cuidadores são as pessoas mais próximas do bebê. Portanto, quem melhor pode acompanhar seu desenvolvimento são eles. Por isso é importante estar atento a todas as mudanças que o pequeno apresenta.

Se seu bebê não consegue levantar a cabeça ou pegar objetos, ou não sorri ou segue as pessoas com os olhos, ou não balbucia ou responde a sons, consulte seu pediatra para ver o que pode estar acontecendo.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.