Logo image
Logo image

Óleo essencial de Cedro-do-himalaia: benefícios e aplicações

7 minutos
O óleo essencial de Cedro-do-himalaia é um produto natural usado para diminuir a ansiedade e alguns sintomas respiratórios. Funciona?
Óleo essencial de Cedro-do-himalaia: benefícios e aplicações
Franciele Rohor de Souza

Revisado e aprovado por a farmacêutica Franciele Rohor de Souza

Última atualização: 30 março, 2023

O óleo essencial de Cedro-do-himalaia é um produto obtido através do método de destilação a vapor, com partes da madeira da árvore Cedrus deodara. É apreciado na aromaterapia, pois atua como calmante, antimicrobiano e descongestionante.

Na medicina ayurvédica e na medicina tradicional chinesa, é frequentemente usado para reduzir a ansiedade, reduzir o estresse e melhorar a saúde respiratória. Além disso, contribui para o cuidado da pele e facilita algumas tarefas domésticas. Quer saber mais sobre seus usos e benefícios? Continue lendo!

Benefícios e aplicações do óleo essencial de Cedro-do-himalaia

Antes de conhecer em detalhes os usos do óleo essencial de Cedro-do-himalaia, vale destacar seus principais compostos ativos. Conforme compilado por Sandeep Kumar, da Anna University na Índia, abrange o seguinte:

  • Cariofileno: 3,14%.
  • α-terpineol: 30,2%.
  • Linalol: 24,47%.
  • Limoneno: 17,01%.
  • Anetol: 14,57%.
  • Eugenol: 2,14%.

Entre outras coisas, concentra lignanas, sesquiterpeno fenólico himasecolona e ácido isopimárico. Portanto, suas propriedades interessantes são explicadas daí. Vamos dar uma olhada em suas aplicações em saúde, cuidados com a pele e em casa.

Usos medicinais do óleo essencial de Cedro-do-himalaia

Devido ao seu potencial anti-inflamatório, antioxidante, calmante e antimicrobiano, o óleo essencial de Cedro-do-himalaia possui diversas aplicações medicinais. No entanto, deve-se considerar que a maioria delas vem da literatura popular e carece de pesquisas que as sustentem.

Até o momento, a maioria dos estudos foi feita em laboratório e em animais. Ainda assim, as descobertas são promissoras.

Artrite

Topicamente e combinado com um óleo transportador, o óleo de cedro do Himalaia é usado como remédio para melhorar os sintomas da artrite. Em particular, sua aplicação por meio de massagens ajuda a reduzir a inflamação e a rigidez articular.

A esse respeito, um estudo em ratos relatado no Research Journal of Pharmaceutical, Biological and Chemical Sciences relatou que os extratos de Cedrus deodara têm propriedades antiartríticas, atribuídas ao seu conteúdo de alcalóides, flavonóides, glicosídeos, compostos fenólicos, saponinas e proteínas.

Some figure
As propriedades anti-inflamatórias da planta ajudariam a reduzir os sintomas da artrite.

Infecções respiratórias

Alguns dos usos tradicionais deste ingrediente têm a ver com a saúde respiratória. Geralmente é usado como adjuvante para reduzir os sintomas de bronquite, gripes, resfriados, entre outras infecções do trato respiratório superior.

Isso se explica em grande parte por seu efeito antiespasmódico, expectorante e anti-inflamatório, que ajuda a desobstruir as vias aéreas. Por enquanto, esses efeitos são apoiados apenas por evidências anedóticas. Estudos científicos são necessários para comprová-la plenamente.

Estado de humor

Na medicina ayurvédica, o óleo essencial de Cedro-do-himalaia é usado na aromaterapia para relaxar o sistema nervoso e reduzir estados de estresse e ansiedade. Seus compostos voláteis têm um efeito relaxante que ajuda a acalmar o corpo e a mente.

A esse respeito, uma investigação em roedores relatada no The Korean Journal of Physiology & Pharmacology relatou que alguns compostos isolados do Cedrus deodara – especificamente 3,4-dimetoxifenil e furan-2,5-diona (BDFD) – tiveram um efeito antidepressivo.

Isso foi associado ao aumento dos níveis de serotonina e norepinefrina no cérebro, hormônios ligados à regulação do sono, humor e dor. Evidências em humanos são necessárias para verificar esses efeitos.

Dermatite e eczema

O óleo essencial de Cedro-de-himalaia é usado topicamente como um suplemento para a pele com eczema e dermatite. Suas propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas ajudam a reduzir a pele escamosa e irritada.

Em uma pesquisa com roedores, compartilhada por Clinical, Cosmetic and Investigational Dermatology, um tratamento fitoterápico ayurvédico contendo Cedrus deodara entre seus componentes exibiu potencial anti-inflamatório útil no combate à dermatite atópica. Isso foi atribuído ao seu conteúdo abundante de fitoquímicos.

Usos cosméticos

Na cosmética natural, o óleo essencial de Cedro-de-himalaia tem aplicações tanto para a pele quanto para o cabelo. Acredita-se que sua concentração de antioxidantes proteja a derme e reduza o risco de envelhecimento prematuro.

No entanto, não há estudos para provar isso.

Mesmo assim, em diversas culturas, principalmente na Índia e na China, é utilizado para os seguintes fins:

  • Desodorante natural.
  • Prevenção de infecções bacterianas e fúngicas.
  • Eliminação de escamas ou caspas no couro cabeludo.
  • Redução de espinhas de acne e prevenção de cicatrizes.
  • Firmeza natural para a pele. Acredita-se que ajuda a reduzir a celulite.
  • Prevenção da queda de cabelo. É aplicado combinado com um óleo carreador (coco, amêndoa, rícino, etc.) por meio de massagens circulares.

Usos do óleo essencial de Cedro-de-himalaia em casa

Além de seus usos na medicina natural e na cosmética, o óleo essencial de Cedro-de-himalaia tem sido usado como um complemento para a limpeza e desinfecção da casa. Aqui estão seus principais usos:

  • Eliminador de odores. O seu aroma fresco ajuda a desodorizar os espaços e a reduzir os maus odores.
  • Repelente de mosquito. Dissolva 15 gotas em 100 mililitros de água ou uma colher de sopa de óleo transportador para evitar picadas de mosquito. Além disso, no difusor de aroma, ajuda a evitar que esses insetos entrem na casa.
  • Desinfetante multiuso. Adicione 20 a 30 gotas do óleo em um borrifador com 200 mililitros de água. O líquido pode então ser pulverizado em bancadas, móveis e outras superfícies que requerem desinfecção.
  • Removedor de manchas. Pode ser adicionado ao detergente regular para ajudar a remover manchas de suor.
  • Eliminador de mofo. Suas propriedades antifúngicas ajudam a impedir o crescimento de fungos em várias superfícies da casa. Basta esfregar o produto com a ajuda de um pano ou esponja.

Veja: 8 dicas para fazer uma limpeza profunda em casa sem gastar horas no processo

Some figure
Cedrus deodara.

Esse óleo essencial é seguro?

Até o momento, os estudos sobre o óleo essencial de Cedro-de-himalaia são muito limitados e não relatam nenhum efeito colateral. É considerado seguro quando usado em aromaterapia, mesmo para mulheres grávidas ou lactantes.

No entanto, sua aplicação tópica deve ser feita com cautela. Embora geralmente não cause reações adversas, é melhor fazer um teste de contato antes de aplicá-lo em sua totalidade.

Consiste na aplicação de uma pequena quantidade do produto (sempre diluído em água ou óleo carreador) em uma pequena área da pele. Se após 2 ou 3 horas não houver irritação, coceira ou vermelhidão, pode ser usado sem problemas.

Veja: Óleo essencial de pinho para aliviar os resfriados

Como outros óleos essenciais, o óleo de Cedro-de-himalaia não deve ser tomado por via oral. Existe o risco de envenenamento, irritação das membranas mucosas e outros efeitos colaterais após a ingestão.

Remédios naturais com óleo essencial de Cedro-do-himalaia

Muitas vezes, esse óleo é combinado com outros óleos essenciais para melhorar suas propriedades. Em qualquer caso, deve-se levar em consideração que esses remédios são apenas um complemento e não substituem os tratamentos médicos. Anote!

  • Estresse: combinar partes iguais de óleo essencial de Cedro-de-himalaia com óleo de laranja e óleo de lavanda. Em seguida, introduzir no difusor.
  • Insônia: misturar partes iguais de óleo de cedro com lavanda e incenso. Difundir o perfume no quarto 30 minutos antes de ir para a cama.
  • Tônico facial: despejar 3 ou 5 gotas de óleo essencial de Cedro-de-himalaia com 200 mililitros de hamamélis sem álcool. É ideal para tonificar, limpar e reduzir o excesso de produção de gordura.
  • Tosse e congestão: combinar 5 gotas de óleo de cedro com 10 gramas de óleo de coco ou amêndoa. Em seguida, é esfregado no peito, pescoço e costas.
  • Repelente natural: combinear5 gotas de óleo de cedro com 10 mililitros de óleo de jojoba. Em seguida, aplicar nas áreas sensíveis a picadas.

O que há para lembrar sobre este óleo essencial?

Apesar de sua longa história como remédio ayurvédico, o óleo essencial de Cedro-do-himalaia não foi suficientemente estudado. Muitas de suas aplicações são suportadas apenas por dados anedóticos, portanto seu uso deve ser prudente.

Em geral, aplicado em aromaterapia ou topicamente, é seguro e bem tolerado. Geralmente é útil em casos de congestão, tosse, descamação da pele, ansiedade, estresse e doenças articulares.

O consumo oral não é recomendado. Em caso de dúvida, deve-se consultar o fitoterapeuta ou diretamente com o médico.

O óleo essencial de Cedro-do-himalaia é um produto obtido através do método de destilação a vapor, com partes da madeira da árvore Cedrus deodara. É apreciado na aromaterapia, pois atua como calmante, antimicrobiano e descongestionante.

Na medicina ayurvédica e na medicina tradicional chinesa, é frequentemente usado para reduzir a ansiedade, reduzir o estresse e melhorar a saúde respiratória. Além disso, contribui para o cuidado da pele e facilita algumas tarefas domésticas. Quer saber mais sobre seus usos e benefícios? Continue lendo!

Benefícios e aplicações do óleo essencial de Cedro-do-himalaia

Antes de conhecer em detalhes os usos do óleo essencial de Cedro-do-himalaia, vale destacar seus principais compostos ativos. Conforme compilado por Sandeep Kumar, da Anna University na Índia, abrange o seguinte:

  • Cariofileno: 3,14%.
  • α-terpineol: 30,2%.
  • Linalol: 24,47%.
  • Limoneno: 17,01%.
  • Anetol: 14,57%.
  • Eugenol: 2,14%.

Entre outras coisas, concentra lignanas, sesquiterpeno fenólico himasecolona e ácido isopimárico. Portanto, suas propriedades interessantes são explicadas daí. Vamos dar uma olhada em suas aplicações em saúde, cuidados com a pele e em casa.

Usos medicinais do óleo essencial de Cedro-do-himalaia

Devido ao seu potencial anti-inflamatório, antioxidante, calmante e antimicrobiano, o óleo essencial de Cedro-do-himalaia possui diversas aplicações medicinais. No entanto, deve-se considerar que a maioria delas vem da literatura popular e carece de pesquisas que as sustentem.

Até o momento, a maioria dos estudos foi feita em laboratório e em animais. Ainda assim, as descobertas são promissoras.

Artrite

Topicamente e combinado com um óleo transportador, o óleo de cedro do Himalaia é usado como remédio para melhorar os sintomas da artrite. Em particular, sua aplicação por meio de massagens ajuda a reduzir a inflamação e a rigidez articular.

A esse respeito, um estudo em ratos relatado no Research Journal of Pharmaceutical, Biological and Chemical Sciences relatou que os extratos de Cedrus deodara têm propriedades antiartríticas, atribuídas ao seu conteúdo de alcalóides, flavonóides, glicosídeos, compostos fenólicos, saponinas e proteínas.

Some figure
As propriedades anti-inflamatórias da planta ajudariam a reduzir os sintomas da artrite.

Infecções respiratórias

Alguns dos usos tradicionais deste ingrediente têm a ver com a saúde respiratória. Geralmente é usado como adjuvante para reduzir os sintomas de bronquite, gripes, resfriados, entre outras infecções do trato respiratório superior.

Isso se explica em grande parte por seu efeito antiespasmódico, expectorante e anti-inflamatório, que ajuda a desobstruir as vias aéreas. Por enquanto, esses efeitos são apoiados apenas por evidências anedóticas. Estudos científicos são necessários para comprová-la plenamente.

Estado de humor

Na medicina ayurvédica, o óleo essencial de Cedro-do-himalaia é usado na aromaterapia para relaxar o sistema nervoso e reduzir estados de estresse e ansiedade. Seus compostos voláteis têm um efeito relaxante que ajuda a acalmar o corpo e a mente.

A esse respeito, uma investigação em roedores relatada no The Korean Journal of Physiology & Pharmacology relatou que alguns compostos isolados do Cedrus deodara – especificamente 3,4-dimetoxifenil e furan-2,5-diona (BDFD) – tiveram um efeito antidepressivo.

Isso foi associado ao aumento dos níveis de serotonina e norepinefrina no cérebro, hormônios ligados à regulação do sono, humor e dor. Evidências em humanos são necessárias para verificar esses efeitos.

Dermatite e eczema

O óleo essencial de Cedro-de-himalaia é usado topicamente como um suplemento para a pele com eczema e dermatite. Suas propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas ajudam a reduzir a pele escamosa e irritada.

Em uma pesquisa com roedores, compartilhada por Clinical, Cosmetic and Investigational Dermatology, um tratamento fitoterápico ayurvédico contendo Cedrus deodara entre seus componentes exibiu potencial anti-inflamatório útil no combate à dermatite atópica. Isso foi atribuído ao seu conteúdo abundante de fitoquímicos.

Usos cosméticos

Na cosmética natural, o óleo essencial de Cedro-de-himalaia tem aplicações tanto para a pele quanto para o cabelo. Acredita-se que sua concentração de antioxidantes proteja a derme e reduza o risco de envelhecimento prematuro.

No entanto, não há estudos para provar isso.

Mesmo assim, em diversas culturas, principalmente na Índia e na China, é utilizado para os seguintes fins:

  • Desodorante natural.
  • Prevenção de infecções bacterianas e fúngicas.
  • Eliminação de escamas ou caspas no couro cabeludo.
  • Redução de espinhas de acne e prevenção de cicatrizes.
  • Firmeza natural para a pele. Acredita-se que ajuda a reduzir a celulite.
  • Prevenção da queda de cabelo. É aplicado combinado com um óleo carreador (coco, amêndoa, rícino, etc.) por meio de massagens circulares.

Usos do óleo essencial de Cedro-de-himalaia em casa

Além de seus usos na medicina natural e na cosmética, o óleo essencial de Cedro-de-himalaia tem sido usado como um complemento para a limpeza e desinfecção da casa. Aqui estão seus principais usos:

  • Eliminador de odores. O seu aroma fresco ajuda a desodorizar os espaços e a reduzir os maus odores.
  • Repelente de mosquito. Dissolva 15 gotas em 100 mililitros de água ou uma colher de sopa de óleo transportador para evitar picadas de mosquito. Além disso, no difusor de aroma, ajuda a evitar que esses insetos entrem na casa.
  • Desinfetante multiuso. Adicione 20 a 30 gotas do óleo em um borrifador com 200 mililitros de água. O líquido pode então ser pulverizado em bancadas, móveis e outras superfícies que requerem desinfecção.
  • Removedor de manchas. Pode ser adicionado ao detergente regular para ajudar a remover manchas de suor.
  • Eliminador de mofo. Suas propriedades antifúngicas ajudam a impedir o crescimento de fungos em várias superfícies da casa. Basta esfregar o produto com a ajuda de um pano ou esponja.

Veja: 8 dicas para fazer uma limpeza profunda em casa sem gastar horas no processo

Some figure
Cedrus deodara.

Esse óleo essencial é seguro?

Até o momento, os estudos sobre o óleo essencial de Cedro-de-himalaia são muito limitados e não relatam nenhum efeito colateral. É considerado seguro quando usado em aromaterapia, mesmo para mulheres grávidas ou lactantes.

No entanto, sua aplicação tópica deve ser feita com cautela. Embora geralmente não cause reações adversas, é melhor fazer um teste de contato antes de aplicá-lo em sua totalidade.

Consiste na aplicação de uma pequena quantidade do produto (sempre diluído em água ou óleo carreador) em uma pequena área da pele. Se após 2 ou 3 horas não houver irritação, coceira ou vermelhidão, pode ser usado sem problemas.

Veja: Óleo essencial de pinho para aliviar os resfriados

Como outros óleos essenciais, o óleo de Cedro-de-himalaia não deve ser tomado por via oral. Existe o risco de envenenamento, irritação das membranas mucosas e outros efeitos colaterais após a ingestão.

Remédios naturais com óleo essencial de Cedro-do-himalaia

Muitas vezes, esse óleo é combinado com outros óleos essenciais para melhorar suas propriedades. Em qualquer caso, deve-se levar em consideração que esses remédios são apenas um complemento e não substituem os tratamentos médicos. Anote!

  • Estresse: combinar partes iguais de óleo essencial de Cedro-de-himalaia com óleo de laranja e óleo de lavanda. Em seguida, introduzir no difusor.
  • Insônia: misturar partes iguais de óleo de cedro com lavanda e incenso. Difundir o perfume no quarto 30 minutos antes de ir para a cama.
  • Tônico facial: despejar 3 ou 5 gotas de óleo essencial de Cedro-de-himalaia com 200 mililitros de hamamélis sem álcool. É ideal para tonificar, limpar e reduzir o excesso de produção de gordura.
  • Tosse e congestão: combinar 5 gotas de óleo de cedro com 10 gramas de óleo de coco ou amêndoa. Em seguida, é esfregado no peito, pescoço e costas.
  • Repelente natural: combinear5 gotas de óleo de cedro com 10 mililitros de óleo de jojoba. Em seguida, aplicar nas áreas sensíveis a picadas.

O que há para lembrar sobre este óleo essencial?

Apesar de sua longa história como remédio ayurvédico, o óleo essencial de Cedro-do-himalaia não foi suficientemente estudado. Muitas de suas aplicações são suportadas apenas por dados anedóticos, portanto seu uso deve ser prudente.

Em geral, aplicado em aromaterapia ou topicamente, é seguro e bem tolerado. Geralmente é útil em casos de congestão, tosse, descamação da pele, ansiedade, estresse e doenças articulares.

O consumo oral não é recomendado. Em caso de dúvida, deve-se consultar o fitoterapeuta ou diretamente com o médico.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Kumar, Sandeep. (2019). Himalayan (Himachal region) cedar wood (Cedrus deodara: Pinaceae) essential oil, its processing, ingredients and uses: A review. 8. 2228-2238.
  • Chandur, Uma & Shashidhar, Shrusti & Chandrasekar, S.B. & Rao, M.. (2011). Studies of preliminary phytochemical and anti-arthritic activity of heart wood of Cedrus deodar (Roxb.). Research Journal of Pharmaceutical, Biological and Chemical Sciences. 2. 654-660.
  • Kumar N, Dhayabaran D, Nampoothiri M, Nandakumar K, Puratchikody A, Lalani N, Dawood K, Ghosh A. Atypical Antidepressant Activity of 3,4-Bis(3,4-Dimethoxyphenyl) Furan-2,5-Dione Isolated from Heart Wood of Cedrus deodara, in Rodents. Korean J Physiol Pharmacol. 2014 Oct;18(5):365-9. doi: 10.4196/kjpp.2014.18.5.365. Epub 2014 Oct 17. PMID: 25352754; PMCID: PMC4211118.
  • Balkrishna A, Verma S, Sakat S, Joshi K, Solleti SK, Bhattacharya K, Varshney A. Comprehensive Phytochemical Profiling of Polyherbal Divya-Kayakalp-Vati and Divya-Kayakalp-Oil and Their Combined Efficacy in Mouse Model of Atopic Dermatitis-Like Inflammation Through Regulation of Cytokines. Clin Cosmet Investig Dermatol. 2022 Feb 23;15:293-312. doi: 10.2147/CCID.S342227. PMID: 35237058; PMCID: PMC8882669.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.