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O que é pós-modernismo? Idéias e críticas de seus pensadores

5 minutos
O pós-modernismo nasceu como uma superação das ideias e valores da modernidade. Vejamos em que consiste.
O que é pós-modernismo? Idéias e críticas de seus pensadores
Escrito por Equipe Editorial
Última atualização: 25 abril, 2023

O pós-modernismo é um movimento filosófico, cultural e artístico que surgiu na segunda metade do século XX, como reação às ideias e valores da modernidade. Em outras palavras, é uma corrente que busca superar esta última, estabelecendo novas formas de compreensão do ser humano e do mundo que o cerca.

Assim, o pós-modernismo frequentemente critica crenças arraigadas sobre realidade objetiva, sistemas de valores, natureza humana, progresso social e inovação. Vamos mergulhar nele.

Ascensão do pós-modernismo

O termo pós-modernismo apareceu pela primeira vez no âmbito filosófico em 1979, com a publicação de The Postmodern Condition, de Jean-François Lyotard.

Nesta obra, o autor concebe a cultura pós-moderna como o fim das metanarrativas ou “grandes narrativas” típicas da modernidade. Exemplos disso são o reducionismo e as interpretações teleológicas do marxismo e do Iluminismo, entre outras.

Lembremos que a modernidade se refere aos processos sociais e históricos originados na Europa a partir do século XV e que estão inexoravelmente ligados ao Iluminismo, ao liberalismo, ao primado da razão e do conhecimento científico, às verdades universais, ao capitalismo industrial e ao progresso social. O pós-modernismo nasceu como uma superação dessas idéias e modos de vida.

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O pós-modernismo questiona todos os grandes relatos, incluindo os de Karl Marx.

Confira: Epicuro e sua filosofia sobre a felicidade

Características do pós-modernismo

Para entender melhor em que consiste a cultura pós-moderna, aqui estão suas características mais relevantes:

  • Em contraste com a modernidade, a pós-modernidade é a era do desencanto. As utopias e a ideia de progresso como um todo são renunciadas e há um maior compromisso com o progresso individual.
  • Há um crescimento crescente do consumismo. Ou seja, a economia de produção é trocada por uma economia de consumo.
  • A verdade não é mais assumida como algo universal ou absoluto, mas como uma questão de perspectiva ou contexto.
  • Destacam-se os limites das ciências modernas em termos de geração de conhecimento verdadeiro, cumulativo e universalmente válido. A fé na razão e na ciência é perdida, mas em troca, a tecnologia é adorada.
  • A linguagem começa a adquirir um papel fundamental na construção e interpretação da realidade. Afirma-se que ela molda nosso pensamento e não pode haver pensamento sem linguagem.
  • As pessoas dão mais peso ao presente, então o passado e o futuro são considerados menos relevantes.
  • O pensamento ocidental moderno criou dualismos para interpretar a realidade (Leste-Oeste, homem-mulher, rico-pobre). Mas o pós-modernismo mantém uma posição híbrida ou pluralista em relação à realidade, pois pressupõe que a dualidade do conhecimento deixa de fora inúmeras nuances e interpretações.
  • Os textos são questionados. Os pós-modernistas também afirmam que os textos não têm autoridade ou objetividade inerentes para revelar a intenção do autor, nem podem nos dizer “o que realmente aconteceu”. Em vez disso, esses textos refletem os preconceitos e a cultura particular do escritor.

Idéias e críticas de alguns pensadores pós-modernos

É pertinente ter em mente que o pós- modernismo engloba uma variedade de correntes artísticas, filosóficas e culturais, portanto, reunir todos os pensadores nesta pequena seção seria uma tarefa extremamente extensa.

No entanto, a seguir apresentamos as ideias e críticas de alguns dos mais destacados autores pós-modernos.

Jean François Lyotard

Esse autor criticou a sociedade moderna pelo realismo do dinheiro, qque acomoda todas as tendências e necessidades, desde que elas tenham poder de compra. Da mesma forma, criticou os metadiscursos idealistas, iluministas e marxistas liberais (característicos da modernidade), afirmando que eles são incapazes de conduzir à libertação.

Dessa forma, a cultura pós-moderna é caracterizada pela descrença em relação a essas metanarrativas. Contra eles, não se trata de propor um sistema alternativo ao atual, mas de atuar em espaços muito diversos para produzir mudanças concretas.

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Lyotard poderia ser considerado o criador do conceito de pós-modernismo, pois lhe deu nome e forma.

Gianni Vattimo

Para Vattimo, a pós-modernidade é uma espécie de «Babel informativa», onde a comunicação e os media assumem um carácter central. Nesse sentido, a pós-modernidade representa a superação de concepções inequívocas de modelos fechados, de grandes verdades e da história como marca definidora dos acontecimentos.

Segundo Vattimo, a pós-modernidade abre caminho para a tolerância e a diversidade, deixando para trás o pensamento forte, a metafísica e as crenças verdadeiras. Dá lugar ao pensamento fraco e à despreocupação

Jean Baudrillard

Uma de suas teses mais conhecidas é que no mundo pós-moderno não há realidade, apenas um simulacro dela. Uma espécie de realidade virtual criada pela mídia.

Uma expressão retumbante a respeito dessa ideia foi expressa em relação à primeira Guerra do Golfo, promovida por Bush pai em 1991. Primeiro, o presidente previu que a guerra não aconteceria; quando as bombas já haviam caído em Bagdá, ele manteve a mesma ideia. “A Guerra do Golfo não existiu”, disse ele com força.

Nesse sentido, Baudrillard afirmou que a guerra, para a maioria das pessoas no mundo, havia sido um programa de televisão e não real. Os Estados Unidos, com seus ataques aéreos, participaram dela como se fossem jogadores de videogame.

Veja: 9 livros de filosofia que você deveria ler

O pós-modernismo continua a se desenvolver

O pós-modernismo é um movimento que engloba uma série de correntes culturais, filosóficas e artísticas que buscam superar as ideias e valores da modernidade. Dentro desse movimento, são atribuídos diversos pensadores que não apenas descreveram as principais características do mundo pós-moderno, mas também expressaram suas concordâncias e discordâncias com as dinâmicas que nele se estabeleceram.

É um movimento contemporâneo. Ou seja, continua seu desenvolvimento à medida que este tempo em que vivemos passa.

O pós-modernismo é um movimento filosófico, cultural e artístico que surgiu na segunda metade do século XX, como reação às ideias e valores da modernidade. Em outras palavras, é uma corrente que busca superar esta última, estabelecendo novas formas de compreensão do ser humano e do mundo que o cerca.

Assim, o pós-modernismo frequentemente critica crenças arraigadas sobre realidade objetiva, sistemas de valores, natureza humana, progresso social e inovação. Vamos mergulhar nele.

Ascensão do pós-modernismo

O termo pós-modernismo apareceu pela primeira vez no âmbito filosófico em 1979, com a publicação de The Postmodern Condition, de Jean-François Lyotard.

Nesta obra, o autor concebe a cultura pós-moderna como o fim das metanarrativas ou “grandes narrativas” típicas da modernidade. Exemplos disso são o reducionismo e as interpretações teleológicas do marxismo e do Iluminismo, entre outras.

Lembremos que a modernidade se refere aos processos sociais e históricos originados na Europa a partir do século XV e que estão inexoravelmente ligados ao Iluminismo, ao liberalismo, ao primado da razão e do conhecimento científico, às verdades universais, ao capitalismo industrial e ao progresso social. O pós-modernismo nasceu como uma superação dessas idéias e modos de vida.

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O pós-modernismo questiona todos os grandes relatos, incluindo os de Karl Marx.

Confira: Epicuro e sua filosofia sobre a felicidade

Características do pós-modernismo

Para entender melhor em que consiste a cultura pós-moderna, aqui estão suas características mais relevantes:

  • Em contraste com a modernidade, a pós-modernidade é a era do desencanto. As utopias e a ideia de progresso como um todo são renunciadas e há um maior compromisso com o progresso individual.
  • Há um crescimento crescente do consumismo. Ou seja, a economia de produção é trocada por uma economia de consumo.
  • A verdade não é mais assumida como algo universal ou absoluto, mas como uma questão de perspectiva ou contexto.
  • Destacam-se os limites das ciências modernas em termos de geração de conhecimento verdadeiro, cumulativo e universalmente válido. A fé na razão e na ciência é perdida, mas em troca, a tecnologia é adorada.
  • A linguagem começa a adquirir um papel fundamental na construção e interpretação da realidade. Afirma-se que ela molda nosso pensamento e não pode haver pensamento sem linguagem.
  • As pessoas dão mais peso ao presente, então o passado e o futuro são considerados menos relevantes.
  • O pensamento ocidental moderno criou dualismos para interpretar a realidade (Leste-Oeste, homem-mulher, rico-pobre). Mas o pós-modernismo mantém uma posição híbrida ou pluralista em relação à realidade, pois pressupõe que a dualidade do conhecimento deixa de fora inúmeras nuances e interpretações.
  • Os textos são questionados. Os pós-modernistas também afirmam que os textos não têm autoridade ou objetividade inerentes para revelar a intenção do autor, nem podem nos dizer “o que realmente aconteceu”. Em vez disso, esses textos refletem os preconceitos e a cultura particular do escritor.

Idéias e críticas de alguns pensadores pós-modernos

É pertinente ter em mente que o pós- modernismo engloba uma variedade de correntes artísticas, filosóficas e culturais, portanto, reunir todos os pensadores nesta pequena seção seria uma tarefa extremamente extensa.

No entanto, a seguir apresentamos as ideias e críticas de alguns dos mais destacados autores pós-modernos.

Jean François Lyotard

Esse autor criticou a sociedade moderna pelo realismo do dinheiro, qque acomoda todas as tendências e necessidades, desde que elas tenham poder de compra. Da mesma forma, criticou os metadiscursos idealistas, iluministas e marxistas liberais (característicos da modernidade), afirmando que eles são incapazes de conduzir à libertação.

Dessa forma, a cultura pós-moderna é caracterizada pela descrença em relação a essas metanarrativas. Contra eles, não se trata de propor um sistema alternativo ao atual, mas de atuar em espaços muito diversos para produzir mudanças concretas.

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Lyotard poderia ser considerado o criador do conceito de pós-modernismo, pois lhe deu nome e forma.

Gianni Vattimo

Para Vattimo, a pós-modernidade é uma espécie de «Babel informativa», onde a comunicação e os media assumem um carácter central. Nesse sentido, a pós-modernidade representa a superação de concepções inequívocas de modelos fechados, de grandes verdades e da história como marca definidora dos acontecimentos.

Segundo Vattimo, a pós-modernidade abre caminho para a tolerância e a diversidade, deixando para trás o pensamento forte, a metafísica e as crenças verdadeiras. Dá lugar ao pensamento fraco e à despreocupação

Jean Baudrillard

Uma de suas teses mais conhecidas é que no mundo pós-moderno não há realidade, apenas um simulacro dela. Uma espécie de realidade virtual criada pela mídia.

Uma expressão retumbante a respeito dessa ideia foi expressa em relação à primeira Guerra do Golfo, promovida por Bush pai em 1991. Primeiro, o presidente previu que a guerra não aconteceria; quando as bombas já haviam caído em Bagdá, ele manteve a mesma ideia. “A Guerra do Golfo não existiu”, disse ele com força.

Nesse sentido, Baudrillard afirmou que a guerra, para a maioria das pessoas no mundo, havia sido um programa de televisão e não real. Os Estados Unidos, com seus ataques aéreos, participaram dela como se fossem jogadores de videogame.

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O pós-modernismo continua a se desenvolver

O pós-modernismo é um movimento que engloba uma série de correntes culturais, filosóficas e artísticas que buscam superar as ideias e valores da modernidade. Dentro desse movimento, são atribuídos diversos pensadores que não apenas descreveram as principais características do mundo pós-moderno, mas também expressaram suas concordâncias e discordâncias com as dinâmicas que nele se estabeleceram.

É um movimento contemporâneo. Ou seja, continua seu desenvolvimento à medida que este tempo em que vivemos passa.


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  • Aylesworth G. Postmodernism [Internet]. California: Stanford Encyclopedia of Philosophy; 2015 [consultado el 26 de julio de 2022]. Disponible en: https://plato.stanford.edu/entries/postmodernism/#2
  • Gratton P. Jean François Lyotard [Internet]. California: Stanford Encyclopedia of Philosophy; 2018 [consultado el 26 de julio de 2022]. Disponible en: https://plato.stanford.edu/entries/lyotard/
  • Vásquez A. La Posmodernidad. Nuevo régimen de verdad, violencia metafísica y fin de los
    metarrelatos. Nómadas. Critical Journal of Social and Juridical Sciences. 2011; 29(1).

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